Deve ser óbvio que a Espanha e Portugal são dois países diferentes, com duas línguas diferentes, mas muitos turistas assumem que o português e o espanhol são os mesmos (ou que o português deriva do espanhol). Depois, há o tema Portunhol , que é um híbrido luso-espanhol falado ao longo da fronteira e em algumas partes da América do Sul. Porto não está na fronteira, no entanto, e como a maioria dos portugueses, os moradores locais podem se sentir incomodados por visitantes que assumem que falam espanhol - é como se os italianos do norte falassem francês. Enquanto alguns moradores falam a outra língua, a suposição não segue o mesmo caminho.
Existe uma rivalidade não declarada entre os habitantes do Porto e de Lisboa, e ambos os grupos de habitantes têm muito orgulho dos seus respectivos lares. Porto é uma cidade vibrante com muita gente, das artes e cultura à gastronomia e vida noturna. Insinuar que as áreas ao redor de Lisboa (e até do Algarve ) são os melhores lugares em Portugal é um insulto para as pessoas do centro e do norte do país.
É verdade que a francesinha é deliciosa e é algo para se experimentar ao visitar o Porto, e os locais têm orgulho do sanduíche de carne e queijo, mas há muito mais na gastronomia do Porto. De fato, algumas pessoas argumentam que os pratos mais saborosos de Portugal vêm da região ao redor do Porto. De vários enchidos(diferentes tipos de carnes de salsicha) a muitos pratos de peixe ( bacalhau , qualquer um?) E receitas tradicionais como as tripas à moda do Porto , os visitantes podem comer todos os dias e ainda encontrar novos pratos para descobrir. Enquanto deve definitivamente tentar uma francesinha no Porto, há muito mais pratos para afundar seus dentes que podem (ousamos sugerir) ser melhor.
Há muitas maneiras de se destacar como turista, e beber uma cerveja grande é uma delas. A maioria dos portugueses encomenda pequenas cervejas de pressão (no Porto, são chamadas fino ) ou garrafas, caso em que deve especificar que deseja uma garrafa e qual tipo.
Outra forma de se destacar como turista é encomendar vinho do Porto ao jantar. Os tripeiros se orgulham de seu vinho deliciosamente doce, mas o saboreiam com a sobremesa ou nos feriados. Tão forte quanto doce, Porto é um vinho para ser apreciado ao máximo, não um vinho para acompanhar uma refeição. Encomendar um copo de vinho do Porto com um jantar levará a um olhar mais horrorizado de um local do Porto, mas eles geralmente tentam encorajá-lo a mudar o seu pedido para um Douro ou Vinho Verde.
É como ir à Itália em uma dieta; Por que planejar uma viagem a um país com tanto a oferecer quando não pode aproveitar nada disso? Há muito para experimentar no Porto, e os locais sentem-se felizes quando a sua cozinha é saboreada e apreciada.
Isso é compreensível se não pode ou não come carne de porco, ou o pensamento de comer tripas de porco é demais para suportar, mas não anuncie que não gosta disso. Muitos pratos no centro do Porto em torno desta carne, tanto que levou os habitantes da cidade apelidado de " tripeiros ", e pelo menos os moradores apreciam suas receitas sendo amostrados. Se é vegetariano, ou não come carne de porco por motivos religiosos, simplesmente explicar suas circunstâncias é uma abordagem mais diplomática do que excitar o nariz. Se não é vegetariano e não tem alergias alimentares, pode ser uma boa ideia tentar algo novo.
Este é um padrão não em Portugal. Para alguns turistas, os preços podem parecer baixos, mas é importante lembrar que os preços refletem a economia do país. Enquanto jantar fora pode parecer uma pechincha em férias, pode realmente ser um pouco caro para alguns portugueses, que geralmente não se importam em ser lembrados de que os salários são mais altos em algumas outras partes do mundo.
Claro, as pessoas no Porto bebem. Alguns podem até argumentar que bebem um pouco. Eles, no entanto, não saem para ficar bêbados (é apenas algo que pode ou não acontecer). Além disso, no Porto e em outras partes de Portugal, os passeios de fim de semana podem durar até o café da manhã no dia seguinte e os moradores locais querem aproveitar seu tempo, não esqueça.
Recuando do último ponto, há um ditado em Portugal que diz “ nem oito nem oitenta ”, que é uma maneira de dizer “nem muito nem pouco”. A cultura aqui gira em torno da comida e do vinho, por isso tenha em mente que a experiência é uma espécie de pacote no Porto.
Moradores do Porto juram. Alguns podem até dizer que eles juram com frequência. Anunciar que não gosta de amaldiçoar pode fazer parecer rígido e criar uma atmosfera estranha. Se não gosta de jurar, não faça, mas não faz sentido declarar que não gosta disso.
Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal