destinos a menos de 1 hora e 30 minutos de Lisboa. Quer seja para uma escapadinha de fim-de-semana, quer seja para uma semana de férias

Aldeia da Mata Pequena.




A Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural, composto por uma dezena de habitações, situado a escassos 30 minutos da cidade de Lisboa. A presença humana na Mata Pequena remonta ao período da ocupação romana, como atestam os vestígios aí encontrados.

Contudo, dos 70 habitantes que viviam na aldeia no século XIX, já só restam uma dezena e meia que teimam em manter vivos os usos e costumes de outrora. Trata-se de um lugar enquadrado na denominada Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim onde se ergue um vulcão já extinto que acolhe uma importante estação arqueológica. A Aldeia aluga as suas pitorescas casas para Turismo Rural

 

Portinho da Arrábida




Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso.

Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

 

Santuário da Nossa Senhora do Cabo

Há mais de 500 anos foi construída uma ermida para as gentes do mar guardarem uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo denominado Pedra de Mua, no Cabo Espichel, Sesimbra. À sua volta foram crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui demandavam.

À Sra. do Cabo, designação dada a Sta. Maria da Pedra de Mua, afluem vários e numerosos grupos de círios (grandes grupos de peregrinos). Foi ao designado Círio Saloio (peregrinos das redondezas da capital) que coube o incremento da construção do santuário, conforme se pode ler numa lápide: “Casas de N. Sra. de Cabo feitas por conta do Sírio dos Saloios no ano de 1757 p. acomodação dos mordomos que vierem dar bodo

 

Santa Cruz – 1 hora e 15 minutos

 

Santa Cruz faz-se difícil. Requer tempo, paciência, dedicação. Requer um corta-vento, mesmo no Verão. Não é um amor à primeira vista, mas dá nas vistas assim que chegamos àquelas falésias e vemos um dos areais mais bonitos da Costa Oeste – depois de uma semana a ver Arial 12 no Microsoft Word, é um bálsamo pôr os olhos num areal de 20 quilómetros.

Arrábida – 57 minutos

 

A piada é frequente: Olha só onde vim parar!” No ecrã do seu telemóvel surgirá então uma praia de águas cristalinas rodeada de vegetação e areia branca que o fará começar a roer o que tiver à mão de inveja. “Caraíbas?”, “Sardenha?”. Não se enterre mais. O seu amigo não tem onde cair morto e o mais provável é estar na Arrábida. Praia dos Coelhos é a resposta certa e o melhor é pôr-se também a caminho. Chegar lá não é fácil. Leve ténis e prepare-se para um trilho inclinado junto ao cruzamento que desce para a Praia do Creiro. Tudo aqui é quase um sonho, excepto, claro, a temperatura da água. Mas também não é Verão para desatar a mergulhar: fique-se pelo passeio. 

vilas perto de Lisboa visitar

Mafra: Não é uma vila comum porque possui 77 mil habitantes, então poderíamos chamar até de cidade. Mas não podemos esquecer de recomendá-la, pois aqui você poderá encontrar uma grande herança

cultural, começando com o Palácio de Mafra. Este templo Barroco é uma visita essencial na cidade, mas você também deve dar uma olhada na igreja de Santo André, dos séculos XIII, XIV.

Ericeira: Se há um lugar que você precisa visitar perto da capital Portuguesa, este lugar é Ericeira. Com 7000 habitantes, você pode visitar a praia dos pescadores, a cidade velha, a Praia do Matadouro, a fortaleza de Mil Regos e muitos outros lugares que qualquer tipo de viajante vai adorar.

Sesimbra: Lisboa e seus arredores são mágicos e, embora faltem nesta lista alguns lugares típicos como Cascais e Estoril, não podemos sair desta área sem visitar Sesimbra, uma cidade de pescadores onde você poderá provar alguns dos melhores peixes pescados em Portugal. Você também pode visitar depois o Santuário do Cabo Espichel e o Hospital Espirito Santo dos Mareantes.

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal