Roteiro de esplanadas em Lisboa

MIRADOURO DO LARGO DA GRAÇA

No tradicional bairro da Graça, em Lisboa, junto ao Convento da Graça, existe um local que não pode faltar a qualquer bom tour turístico e mal chegamos lá é óbvio perceber porquê. A vista sobre Lisboa e sobre o Rio Tejo é magnífica. Alcança o Castelo de São Jorge, o bairro de Alfama, a zona histórica da Baixa-Chiado, o Rio Tejo e vai até à Margem Sul onde se podem ver os braços do Cristo Rei abertos a abençoar Lisboa. Com dezenas de mesas espalhadas pelo espaço não é difícil encontrarmos um sítio para nos sentarmos e bebermos algo enquanto absorvemos a paisagem. Recomenda-se em especial uma visita ao final da tarde para aproveitar o magnífico pôr-do-sol sobre Lisboa. Não há quem não se apaixone por Lisboa aqui.

Morada: Largo da Graça, Lisboa

NOOBAI CAFE

O Noobai é um daqueles espaços que tem tudo: boa localização, bom ambiente, boa música, boa comida (composta por refeições leves e pequenos snacks deliciosos), boa bebida (a sangria de espumante e frutos vermelhos é de chorar por mais) e, acima de tudo, uma vista magnífica sobre Lisboa. Localizado no Bairro da Bica, do lado oposto ao Bairro Alto, no concorrido e famoso Largo do Adamastor, é um dos espaços de eleição para quem procura um ambiente tranquilo, um pouco de sol, e uma vista privilegiada sobre o Rio Tejo que convida a ficar por horas e horas. Ocasionalmente a música é controlada por DJs convidados que dão um ambiente ainda mais cool e descontraído. Em criolo o seu nome significa “Vamos”. Noobai?

Morada: Miradouro do Adamastor (Sta. Catarina), Lisboa

ESPLANADA DAS PORTAS DO SOL

 

A esplanada das Portas do Sol está localizada no Largo das Portas do Sol, perto da zona do Castelo, que é um dos pontos que não pode faltar em qualquer bom tour pela capital. O que salta à primeira vista neste espaço é o seu ambiente descontraído mas sofisticado, com uma vista magnífica sobre Alfama e o Rio Tejo. É um espaço com uma área muito ampla, dezenas de mesas e algumas zonas com sofás e puffs, onde podemos passar horas a dourar a pele e a absorver a maior quantidade de Vitamina E que conseguirmos, ou a gozar do fresquinho que a sombra dos panos brancos sobre as pérgulas de madeira nos oferece em dias de maior calor. Seja para uma bebida fresca, um chá quente, ou para um petisco a meio da tarde, é uma paragem indispensável a meio de um passeio pela zona de Alfama e Castelo.

Morada: Largo das Portas do Sol, Beco de Santa Helena, Lisboa

LOST IN – ESPLANADA BAR

Ao entrarmos no Lost In sentimos que entrámos noutro mundo, bem longínquo. Localizado na Rua D. Pedro V que atravessa o bairro do Príncipe Real, num pátio escondido por trás de um edifício, o Lost in é um espaço marcado por um ambiente chill-out com uma decoração inspirada nas cores e padrões da Índia, fazendo-nos sentir que de repente fomos transportados para o outro lado do mundo. As cores fortes, típicas da cultura indiana caracterizam a sua esplanada, o local ideal para relaxar enquanto apreciamos a vista magnifica sobre a baixa lisboeta, deitados num dos divãs espalhados pelo espaço.

Morada: Rua D. Pedro V, 56, Lisboa

QUIOSQUE DA RIBEIRA DAS NAUS

Localizado na recém-remodelada Avenida da Ribeira das Naus, mesmo junto ao Rio Tejo, cujo nome se deve ao facto de ter sido, durante a época dos Descobrimentos, local de construção das naus dos exploradores portugueses, este Quiosque oferece, sem dúvida, uma das melhores vistas de Lisboa. É habitual verem-se dezenas de pessoas a apanharem banhos de sol na praia fluvial improvisada mesmo ao lado da esplanada, sendo esta uma paragem obrigatória a meio de um passeio à beira Rio. Após uma longa caminhada, nada melhor que uma cerveja bem fresca, um sumo ou até mesmo um petisco caso a fome já aperte, e o Quiosque da Ribeira das Naus é, sem dúvida, o local indicado.

Morada: Avenida da Ribeira das Naus, Lisboa

  • Roteiro de esplanadas em Lisboa