Roteiro do Douro no inverno


Faça um Cruzeiro de Inverno

Com a chegada do Inverno, chega também a calma às águas do Rio Douro, uma vez que as Barragens encerram para manutenção, não se realizando a maioria dos cruzeiros. Ainda assim, e porque a paisagem se reveste de cores igualmente deslumbrantes e cheiros felizes, há sempre a possibilidade de realizar pequenos passeios de barco que valem a pena.

Uma das opções é o já muito aclamado Cruzeiro entre o Pinhão e Tua, a bordo de um magnífico Barco Rabelo.

Neste programa terá a oportunidade de admirar um percurso que não é visível através de estradas nacionais. Sente-se num dos pequenos sofás colocados na proa do barco, ouvindo o seu áudio-guia e desfrutando de um maravilhoso cálice de Vinho do Porto.

Atividades de Inverno no Douro - 2
Um cruzeiro de Inverno no Douro é capaz de criar as memórias mais românticas da estação

São vários os pontos de interesse que contemplará nas margens deste Rio, sendo um dos principais a passagem pela Quinta do Seixo, onde é produzido o famoso Vinho do Porto da casa Sandeman.

Não se esqueça de contemplar os arvoredos que, outrora densos, agora se nos apresentam despidos, dando uma envolvente bucólica ao passeio. E os solares da região, tão caraterísticos da zona do Pinhão, vão acompanhá-lo na reta final do percurso. Preparado para se sentir parte da História?

Passeie pelo Pinhão

Se decidir ficar pelo Pinhão, também vai encontrar lugares que ganham particular encanto com as tonalidades menos fortes do inverno. É o caso da estação ferroviária que merece uma visita atenta. A obra demorou algum tempo a ser concluída (começou a funcionar em 1880 e, em 1937, foi decorada com 24 painéis de azulejos, restaurados em 2011), o que pode muito bem justificar toda a beleza e história que ali encontramos.

Atividades de Inverno no Douro - 3
Apreciem os lindos azulejos desta estação juntos

Os azulejos representam cenas típicas locais, especialmente relacionadas com o cultivo das vinhas, com todo o processo a ser reproduzido em tons de azul desde as vindimas, passando pela antiga pisa das uvas, até ao icónico transporte dos tonéis em Barcos Rabelos, pelo rio Douro.

E quando concluir a observação desta bonita Estação, a sua tarde de Inverno ainda se pode prolongar na loja de produtos regionais, que ocupa uma parcela da estação ferroviária, o onde pode levar para casa vinhos, compotas, azeites e chás de ervas locais produzidos na Quinta Nova de Senhora do Carmo.

Não Perca a Oportunidade de Visitar o Museu do Douro

Outra opção para fazer dentro de portas nesta altura do ano é uma visita ao Museu do Douro, vocacionado para reunir, conservar, identificar e divulgar o vasto património museológico e documental disperso pela Região Demarcada do Douro.

Atividades de Inverno no Douro - 4
O Museu do Douro proporciona um encontro romântico repleto de história

Com a colaboração de diversas instituições locais, regionais e internacionais, é possível testemunhar toda a rica evolução da região, de acordo com a sua época histórica, com particular e natural destaque para os objetos associados à vitivinicultura, a atividade central da região. O museu está aberto todos os dias entre as 10h00 e as 17h30.

O edifício sede do Museu do Douro situa-se, desde dezembro de 2008, na cidade de Peso da Régua, resultado da obra de reabilitação do emblemático edifício da antiga “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro Vinhateiro”.

O espólio do Museu do Douro integra as seguintes coleções: coleção de objetos etnográficos da Região do Douro, coleção de rótulos e cartazes de vinho do Porto (vai deliciar-se!) e uma coleção de arte. A exposição permanente intitula-se “Douro: Matéria e Espírito”. Sairá, certamente, deste maravilhoso tesouro com a sua cultura muito mais alargada.

Atividades de Inverno no Douro - 5
Descubram a história do Douro - uma das regiões mais românticas de Portugal

Permita-se Experiências de Enoturismo

Sendo o Douro uma região vinícola de excelência mundial, onde se produzem vinhos de cor única, aroma atrativo e paladar delicado, os dias mais frios são também os mais convidativos à prática de Enoturismo e a esse profundo mergulho na longa e saborosa história dos Vinhos do Porto e Douro.

Além de provar o tão apreciado Vinho do Porto, numa famosa e tradicional Quinta da Região, pode ainda ser parte ativa da sua produção, participando em impressionantes “wine blending”, magníficos workshops nos quais poderá fazer o seu próprio vinho, com a ajuda dos Enólogos mais experientes.

Para além disso, outra experiência realizada pelas Quintas durienses são as (cada vez mais) famosas “cooking experiences”, pequenas sessões nas quais aprenderá mais sobre a Gastronomia típica duriense, enquanto cozinha a sua própria refeição e a combina com os mais prestigiados Vinhos do Douro.

Atividades de Inverno no Douro - 6
Presenteie os seus amigos com um bom vinho e todos irão adorar o seu jantar

E já que está pelas Quintas, porque não ficar a pernoitar por cá? Há várias Quintas do Douro com alojamento, permitindo-lhe uma noite descansada em plena sintonia com a História da região.

Visite os Lugares mais Curiosos da Região

Conhecer o Douro de lés-a-lés é praticamente impossível. Isto porque a sua área é imensa e cada recanto duriense merece uma longa e demorada visita. Mas se é a primeira vez que visita esta região, porque não fazê-lo acompanhado de um guia experiente local, que o guie pelos lugares mais importantes da região?

O roteiro ideal será uma viagem pelo coração do Douro, nunca esquecendo as experiências mais típicas da Região: prova de vinhos, visita a Museu e degustação de produtos regionais. Em regime privado, vai conseguir conhecer o melhor do Douro e, temos a certeza, vai ansiar voltar.

Atividades de Inverno no Douro - 7
Uma visita guiada pelas regiões dourienses será uma experiência inesquecível

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal