As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Lagos

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Lagos

Praia dos Pinheiros Lagos Algarve





Situada em Lagos, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, a Praia dos Pinheiros possui um pequeno areal em forma de concha, que na maré alta mede cerca de 30 a 40 metros. Com um acesso difícil, por degraus escavados nas rochas escarpadas que a abrigam dos ventos e projetam sombras convidativas no areal, esta é uma praia tranquila, procurada pelos praticantes de naturismo.Entre as formações rochosas recortadas, merece destaque a gruta que dá acesso a um algar, cuja visita é obrigatória.



Castelo de Lagos





O Castelo de Lagos, no Algarve, localiza-se na cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Faro, em Portugal.

A evolução das fortificações de Lagos acompanhou a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha chegado até aos nossos dias e o conjunto da cerca medieval se encontre relativamente descaracterizado,

Lagos é a cidade algarvia com perí­metro fortificado mais extenso. Este conjunto foi reforçado ao final do século XIII, pela construção de outras fortificações que cooperavam para a defesa da cidade e sua baí­a, entre as quais se destacam, entre outras, o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.

Arquitectura militar dos séculos XIV a XVII. Situado num local onde alguns historiadores supõem ter existido uma alcáçova islâmica. Porém, a existência do Castelo de Lagos só é confirmada, por fontes históricas,  a partir do século XIV. À primitiva alcáçova de planta poligonal, foi exteriormente adossado um baluarte da Cerca Nova renascentista.

Após 1581, a secção medieval, mais fortificada, foi transformada em residência dos Governadores do Algarve, procedendo-se, então, a obras de adaptação desse espaço. A planta de Lagos desenhada por Alessandro Massay em 1617 é a mais antiga ilustração desta estrutura fortificada.



Praia de Dona Ana situada em Lagos Algarve





A praia de Dona Anaé uma praia em Lagos, Algarve, Portugal, conhecida devido à grande beleza da paisagem.  Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas.

Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar.

Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas. O areal da praia D. Ana desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas.

Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos.

Dona Ana é uma praia afamada e muito frequentada, tendo já sido considerada uma das melhores praias do mundo por publicações da especialidade.

A Praia da Dona Ana é uma das praias mais pitorescas de Algarve é um ótimo local para o seu dia de praia.

A Praia Dona Ana está localizada ao sul de Lagos e está situada dentro das falésias calcárias da pequena península de Ponta da Piedade. Esse é um lindo cenário natural; os penhascos altamente em erosão revelam camadas de estratos dourados, as águas calmas do mar têm uma cor turquesa idílica e as areias são macias e convidativas.

Junto com o cenário deslumbrante, há todas as facilidades esperadas de uma praia popular, incluindo restaurantes de praia, lojas e chuveiros



Praia da Ponta da Piedade





A Ponta de Piedade é um monumento natural turístico de Lagos, no Algarve em Portugal. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da região

Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado das águas.

Situada a dois quilómetros de Lagos, na Costa d’Oiro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Uma longa e estreita escadaria conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.

Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes.

General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.

A enriquecer todo este cenário, estão todas as aves que aqui têm o seu habitat. A pouca distância da linha da costa existem diversos ilhéus em cujas encostas é comum ver ninhos de Falcões-Peregrinos, Corvos, Gralhas-De-Nuca-Cinzenta, Andorinhões Reais e Andorinhões Pálidos, bem como uma colónia de Garças Brancas e Carraceiros.

Quem tiver força para subir 182 degraus pode desfrutar, do alto do farol, da vista para o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que marca o limite entre a terra e o mar.





Praia do Pinhão





A praia do Pinhão está ligada à sua vizinha, a praia da Dona Ana por um pequeno acesso pedestre. separada por uma espécie de arco natural no seu estremo a este, esta praia é ideal para a prática de mergulho e exploração subaquática das suas aguas limpas. A capacidade para estacionamento desta praia é bastante limitada no entanto tem a presença de um salva-vidas durante o verão.

Praia do Camilo





Rodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontórios bastante interessantes. Com as suas águas calmas e cristalinas. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecíveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinhão e Dona Ana. Esta praia tem camas de sol para aluguar, como também há um parque de estacionamento e alguns restaurantes. Esta praia é vigiada durante o verão.

Praia do Canavial





A praia do Canavial deve o seu nome ao tipo de vegetação na sua encosta, onde existes uma nascente que jorra em cascata. Conhecida peças suas aguas extremamente claras e de onde submergem formações rochosas que contribuem para a beleza paisagística desta praia. Devido ao facto de ser uma praia bastante isolada não tem qualquer infra estrutura e não é vigiada.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Grândola

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Grândola

Praia do Carvalhal GrndolaDistinguida com o galardão Bandeira Azul sucessivamente desde 2002, praia com “Qualidade de Ouro” desde 2004 e Praia Acessível desde 2007, foi ainda finalista das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria Praias de Dunas. Aqui encontra-se um areal contíguo a um sistema dunar que...
O que fazer em Ilha de São Miguel os 10 melhores pontos turisticos

O que fazer em Ilha de São Miguel os 10 melhores pontos turisticos

Praia dos Sargentos Praia da Vitria, ilha Terceira, AoresA Praia dos Sargentos é uma praia portuguesa localizada na freguesia da Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Prainha, Praia Grande e Praia dos Sargentos são os três areais que formam a zona balnear da Baía da Praia, ...
Os 9 melhores locais para visitar em Santarém

Os 9 melhores locais para visitar em Santarém

Torre das CabaasA Torre das Cabaças, também conhecida simplesmente como Torre do Relógio, localiza-se na freguesia de Marvila, cidade de Santarém, Concelho e Distrito de Santarém, em Portugal. A atual torre-relógio remonta ao reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo datada de meados do século XV. ...
Os 9 melhores lugares para visitar em Barcelos

Os 9 melhores lugares para visitar em Barcelos

Templo do Bom Jesus da CruzTemplo do Bom Jesus da Cruz Palco central da tradicional Festa das Cruzes (3 de maio). A sua origem está relacionada com o aparecimento misterioso de uma cruz de terra negra no chão barrento do Campo da Feira, em dezembro de 1504. O templo atual abriu ao culto em 1710. Edifício de cúpula e plan...