Porto em Portugal Oporto no estrangeiro Porquê


Existem algumas definições para que sejam utilizadas as duas formas de se chamarem a cidade, uma sendo que a origem da palavra inglesa “Oporto” reside à expressão portuguesa “o Porto”. O artigo definido “o” precede quase sempre o nome desta região do Norte de Portugal, por exemplo, “a família mudou-se para o Porto” ou “as pessoas do Porto são muito acolhedoras”, daí que pareça, ou tenha parecido, a ouvidos estrangeiros, como uma só palavra.

 

Outra forma que chama a atenção é a de que em espanhol ela é chamada “vino de Oporto”, tendo-se julgado que “O Porto” fosse uma palavra só.

 

Lembrando que o vinho do porto tem a sua origem na magnífica região do Douro e a cidade teve inicialmente o nome de Portus Cale – Portucale, nome de onde deriva o nome «Portugal». Entre o século XIII e o século XV as atividades comerciais e marítimas conheceram na cidade grande desenvolvimento. Ligações importantes foram estabelecidas com importantes portos europeus como Barcelona, Valência, La Rochelle, Rouen, London,Ypres, Antuérpia, etc. Nessa época  os estaleiros de Porto e Vila Nova de Gaia eram os mais importantes do país.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal