Tem 200 habitantes é uma das 15 aldeias mais bonitas de Portugal

Tem 200 habitantes é uma das 15 aldeias mais bonitas de Portugal

Esta aldeia é um dos pontos turísticos mais interessantes de Portugal. A aldeia Curral das Freiras está presente no coração da Ilha da Madeira, O caldeirão onde assenta esta vila foi formado ou pela erosão, ou, como muitos acreditam, por actividade vulcânica. Em 1566, as freiras do Convento de Santa Clara, ao fugir de piratas que atacavam o Funchal, encontraram aqui refúgio, levando consigo o tesouro do convento.

No princípio da colonização o Curral das Freiras possuía apenas a designação de Curral ou Curral da Serra, derivando esta do facto de ser este local um centro de pastagens.

A passagem da denominação de Curral ou Curral da Serra para a de Curral das Freiras terá acontecido segundo uns autores entre 1492 e 1497, a quando da passagem da propriedade dos terrenos para a posse das freiras do convento de Santa Clara, segundo outros só se tenha verificado mais tarde, em 1566 a quando do saque da cidade do Funchal por corsários franceses o que fez com que as religiosas do convento de Santa Clara se refugiassem ali, nas suas propriedades.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Tuula Hirvonen (@tuula_tuisku1)

 

Esta aldeia proporciona uma experiência incrível, memorável. A aldeia encontra-se presente num vale. Curral de Freiras parece escondida num cenário de rara beleza. Apresenta-se encastrada numa colina de socalcos verdes. Portanto, tem um cenário incrível com belas montanhas a rodeá-la.

A origem de Curral das Freiras remonta ao século XVI. A existência desta aldeia deve-se à criação do convento de freiras na região. O melhor ponto para admirar a beleza desta aldeia é a partir do Miradouro da Eira do Serrado.

A Festa da Castanha é um evento especial da aldeia. Este evento ocorre todos os anos, sempre em novembro. Trata-se do evento mais marcante da ilha. Visitar este local neste mês revela-se uma decisão sensata.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por 🌍 (@jettajii)

 

A igreja paroquial constitui hoje praticamente o único património histórico do Curral das Freiras. Da única capela que nesta freguesia há memória de ter sido fundada, a capela de Santo António, não restam hoje quaisquer vestígios.

Ainda que sem a importância da igreja paroquial, não poderemos deixar de destacar a existência de importantes e seculares levadas com origem nesta freguesia: a Levada do Curral e Castelejo, que irrigava a freguesia de São Martinho, a Levada Nova de Câmara de Lobos, que irriga significativa área da freguesia de Câmara de Lobos e a levada da Velha, cujos vestígios são visíveis na encosta oeste do Curral das Freiras, desde do miradouro da Eira do Serrado. Relativamente a esta última levada, que ao que parece nunca terá chegado a passar água e tanto a data da sua origem, como o seu construtor não são conhecidos, sendo por isso tema uma lenda, a chamada lenda da levada da velha. Pelo convento de Santa Clara.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Evgeny Razzhivin (@razzhivin)

 


Entre 1916 e 1918, a igreja sofre importante obras sendo nomeadamente construídos os altares laterais que as respectivas confrarias mandaram construir em honra da Senhora do Livramento e do Sagrado Coração de Jesus, sendo a obra de talha executada ao entalhador Manuel Inocêncio de Sousa e a pintura a José Zeferino (Cirilo). Por esta ocasião é também construído, pelo mesmo entalhador, o altar-mor da igreja.

Tendo como padroeira Nossa Senhora do Livramento, a festa da paróquia e freguesia do Curral das Freiras celebra-se no último Domingo de Agosto, constituindo, ainda hoje destino obrigatório de inúmeros romeiros. Também em Agosto, no penúltimo último deste mês mais precisamente, celebra-se a Festa do Senhor do Santíssimo Sacramento, sendo também esta um grande atractivo aos romeiros da Ilha. Deste modo, os últimos dois fins-de-semana do mês de Agosto, na paróquia do Curral das Freiras, acolhem aquelas que são as duas mais famosas festas locais, após a Festa da Castanha, comemorada a 1 de Novembro.







O que visitar e conhecer em Portugal

Dicas dos 10 lugares grátis para visitar na Póvoa de Varzim

Dicas dos 10 lugares grátis para visitar na Póvoa de Varzim

Praia Verde (Pvoa de Varzim)A Praia Verde é uma pequena praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Salgueira e a Praia dos Beijinhos. A Praia Verde é uma praia bastante frequentada de areia branca com bastantes penedos. A praia é acedida pelo Alto de Martim Vaz na c...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Palcio Vale Flor em Lisboa Hotel Pestana PalaceO Palácio Vale Flor, onde se localiza desde 2001 o Hotel Pestana Palace, é um Monumento Nacional localizado na cidade de Lisboa. Situa-se na Rua do Jau, n.º 54, no Alto de Santo Amaro.   Erguido no alto de Santo Amaro no início do século XX, o Palácio Val...
Os 9 melhores locais para visitar em Barcelos

Os 9 melhores locais para visitar em Barcelos

Santurio de Nossa Senhora do Socorro (Areias De Vilar)Santuário de Nossa Senhora do Socorro (Areias De Vilar) Situado no cimo de um grande escadório é uma reconstrução relativamente moderna datada do século XIX, na qual se pode observar a data de 1812 inscrita na sua porta principal.Pao dos Condes de Barc...
Os 15 melhores pontos turisticos e passeios em Monumentos Portalegre

Os 15 melhores pontos turisticos e passeios em Monumentos Portalegre

Castelo de Belver em GavioO Castelo de Belver, no Alentejo, localiza-se na freguesia de Belver, no concelho de Gavião, distrito de Portalegre, em Portugal. Considerado um dos mais completos da arquitectura militar medieval portuguesa, ergue-se isolado no alto de um monte graní­tico, a Oeste da vila, em posição domi...