10 coisas para fazer e visitar no inverno no Alentejo

10 coisas para fazer e visitar no inverno no Alentejo

Fica a duas horas de Lisboa a Ilha do Pessegueiro em cPorto Covo





A ilha do Pessegueiro é uma pequena ilha localizada ao longo da costa sudoeste da freguesia de Porto Covo, no município de Sines. A ilha e a costa adjacente fazem parte do Sudoeste Alentejano.

A Ilha do Pessegueiro, ao largo de Porto Covo, é um dos locais mais bonitos da Costa Alentejana.

 

 

 



Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a cartagineses de navegadores, na época anterior à segunda guerra pública (218-202 a.C.). À época da ocupação romana da península Ibérica, uma ilha abrigada em um pequeno centro de pesqueiros, conforme atestado de vestígios, recentemente descobertos, de tanques de água.

 



Castelo de Noudar já foi espanhol agora é dos castelos mais secretos de Portugal





A alguns quilómetros de Barrancos entre a ribeira da Múrtega e o rio Ardila que correm de Este para Oeste, situa-se o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307 no reinado de D. Dinis.

O local foi escolhido pela sua defesa natural, o fácil acesso e aproveitamento de uma nascente de água de excelente qualidade, a Fonte da Figueira, localizada a cerca de 250 metros a Este do castelo, sob o cerro denominado da Forca.

Na proximidade do Castelo existem, terras boas para a agricultura e extensos montados para o pastoreio do gado. A fortaleza medieval foi importante na defesa da fronteira com Castela nos princípios do século XIV.

O castelo apresenta uma planta hexagonal, de eixo longitudinal noroeste-sudeste, onde se definem dois espaços: o da alcáçova e o da cerca da vila.

O primeiro é dominado pela torre de menagem, de planta quadrangular, com cerca de 18 metros de altura, coroada por ameias, defendendo a entrada do recinto. Possui duas portas de acesso a pavimentos distintos e, em seu interior, no segundo pavimento acessível através de uma escadaria de pedra, abre-se uma cisterna









Castelo de Vide é conhecida como Aldeia mais romântica do Alentejo





Ao norte da Serra de São Mamede, você encontrará Castelo de Vide, uma das mais belas cidades pequenas da região, com suas tranquilas ruas de paralelepípedos e profusão de flores.

A paisagem das casas caiadas de branco ao redor do castelo em ruínas, do século XIV, é como um desenho pitoresco de ruas íngremes e praças tranquilas, embelezadas por vasos de gerânio, plantas pendendo de varandas e girassóis maiores que a altura humana.

 

As nascentes de água mineral das colinas próximas trazem a água para as inúmeras praças públicas e fontes nos belos jardins da cidade.

 



 



Castelo de Evoramonte o castelo castelo caracteristicas agressivas e poderosas





O castelo de Evoramonte coroa a escarpa da Serra d Ossa.

Um edifício retangular incomum, o castelo inclui torres circulares moldadas na estrutura, proporcionando ao castelo características agressivas e poderosas. O edifício é muito maior na base e é chanfrado até a altura de seus três andares e coroado por grandes merlões. Os três andares são claramente delineados por uma cornija em forma de anel em cada nível, típico do estilo manuelino.

 

 

 



Iniciado em 1160, no período gótico, foi ampliado nos séculos posteriores no estilo manuelino.Guerras entre as forças liberais da rainha Maria II de Portugal (sob a regência de seu pai Pedro VI de Portugal) e os exércitos absolutistas de Miguel de Portugal.

Desde 1910, é listado como monumento nacional português.



Conheça a estrada mais bonita do Alentejo





Quem passeia pelo Alentejo e já se cruzou com esta fantástica estrada com toda a certeza não a esquecerá. Conheça a estrada mais bonita do Alentejo. Quem percorre os caminhos de Portugal depara-se frequentemente com cenário idílicos, como se fossem saídos de um conto de fadas ou de um reino encantado.



Além disso, a paisagem varia imenso num país tão pequeno como o nosso Mas quem alguma vez teve a sorte de viajar pelo Alentejo, dificilmente esquecerá o ramal N246-1, que liga a localidade de Portagem a Castelo de Vide. Rodeada completamente por freixos (que aliás era uma prática muito habitual até há umas décadas atrás) a estrada oferece um misto de espanto e relaxamento.



A paisagem desta belíssima estrada varia consoante as estações do ano. Se no Outono pode apreciar as cores vermelhas e amarelas das árvores, no Inverno pode encantar-se com a melancolia dos ramos despidos de folhas.



No Verão… é a frescura do verde das folhas que encanta quem por ali passa. Bem perto da estrada pode fazer uma paragem e visitar a ruínas de Ammaia, uma das mais espectaculares e desconhecidas cidades romanas de Portugal, recentemente descoberta. E se seguir até Marvão pode visitar aquela que é, sem dúvida, uma das vilas mais bonitas do Alentejo.











Se tem prazer em conduzir e as paisagens do Alentejo lhe provocam encanto e admiração, esta é uma das estradas que não pode perder para um passeio, sozinho ou em família. Com toda a certeza voltará para casa um pouco mais relaxado depois da viagem.



Este é o verdadeiro tesouro de Portugal Monsaraz a vila na colina com vista sobre o Alqueva





Junto ao Guadiana a vila de Monsarazno cimo de uma colina que se ergue na planície alentejana. Foi conquistada aos Mouros em 1167 por Geraldo sem-pavor tendo sido entregue aos templários por D.Sancho II para sua defesa e povoamento.



O castelo de Monsaraz desempenhou durante séculos o papel de posto de vigia do Guadiana, de onde se podia observar a fronteira com Castela. Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos.

 

A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva

 





Marvão esta na lista das 5 Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal





Marvão é uma das mais espectaculares aldeias fortificadas de Portugal.O mais gratificante de todos é subir nas paredes, ameias e torres para as vistas impressionantes, e ficar para o pôr do sol deslumbrante e noite de paz da aldeia.

 

A maior atração é a atmosfera medieval intocada em suas ruas íngremes e estreitas, com casas caiadas de forma impecável, levando a um magnífico castelo do século XIII que se ergue da rocha. Ele contém uma enorme cisterna de água e nas proximidades é uma igreja do século 13 com um pequeno mas interessante museu de achados arqueológicos e artefatos locais.

 

Revelando panoramas sensacionais a partir do topo da Serra do Marvão e uma aldeia única que parece surgir do afloramento de granito. Dentro da pequena cidade, você encontrará uma imagem de casas brancas caiadas de branco com telhados vermelhos, mostrando a identidade típica do Alentejo. A fortaleza medieval, fortaleza que defendia a região dos ataques do espanhol, está tão bem preservada que foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

 



Perto estão as montanhas de São Mamede, um parque natural com vestígios neolíticos e romanos, vida selvagem e a maior colónia de morcegos da Europa.



Castelo de Mourão monumento da vida de Mourão no Alentejo





A proximidade da albufeira de Alqueva ao Castelo de Mourão veio alterar completamente a paisagem, constituindo um miradouro privilegiado para o grande lago.



Depois de conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques em 1166 foi integrado na coroa portuguesa em 1271 como dote da princesa castelhana D. Beatriz de Gusmão, com D. Afonso III. O castelo foi reforçado por D. Dinis. Em 1657 a praça foi destruída pelos espanhóis.



Em 1658 foi reconstruída, já segundo as regras do abaluartamento. Construíram-se, à volta do antigo castelo sete baluartes. Foi, também, reconstruída a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias.









Praia de Odeceixe fica na costa vicentina e é uma das mais bonitas do Alentejo





Odeceixe está situada na foz do rio Seixe. Odeceixe está localizada na fronteira entre o Algarve e o Alentejo. Esta praia fica no lado sul da saída para o mar. O lado norte do rio tem um fundo de penhascos íngremes que abrigam a praia

 

 

 



 

A Praia de Odeceixe ou Praia de Odeceixe Mar é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur. É a praia mais setentrional do Algarve, a norte da Praia das Adegas e na foz do rio Seixe. Tem bandeira azul e é vigiada na época balnear, dispondo de serviços de apoio



Fica no Alentejo um dos castelos mais pequenos de Portugal Castelo de Belver





O Castelo de Belver destaca-se no topo de uma colina nesta paisagem onde a vegetação exuberante contrasta com as águas calmas do rio Tejo. Para os amantes de caminhadas e caminhadas, há um calçadão de madeira ao longo da margem do rio, entre a praia e a ponte de Belver, com belas vistas sobre a flora e a fauna.

 

 

 



 

A praia fluvial do Alamal faz parte de um cenário deslumbrante nas margens do rio Tejo. Pertence a um complexo de lazer que, além de oferecer suporte à área balnear, conta também com um Centro de Aventura, que oferece diversas atividades como rapel, escorregador, canoagem e canoagem.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Évora

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Évora

Templo romano de vora um ex-libris da cidade de voraO templo romano de Évora,O Templo Romano, com uma existência de 2000 anos, é um ex-libris da cidade de Évora e uma das mais importantes ruínas históricas do país.  erroneamente conhecido como Templo de Diana, está localizado na cidade...
Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Alcobaça

Os 8 melhores pontos turisticos para visitar em Alcobaça

Praia da Lgua AlcobaaPraia com um extenso e largo areal, envolvido por uma encosta verde e muito procurada para pesca. As dunas albergam várias espécies, entre as quais bonitos exemplares de cardo marítimo. Praia isolada, situada no Pinhal de Leiria, com todas as condições para um agradável e sossegado d...
7 locais grátis para visitar em Bragança

7 locais grátis para visitar em Bragança

Igreja Matriz de Freixo de Espada CintaA Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta ou Igreja de São Miguel é um templo no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco. É uma igreja salão de arquitetura manuelina. Igreja quinhentista de ...
Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Lagoa

Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Lagoa

Praia do Barranco (Lagoa) AlgarveAs águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviço...