Massa de ar polar continental chega esta semana a Portugal: um guia sobre o estado do tempo e os cuidados a ter com o frio. A partir do final da tarde de quarta-feira, uma massa de ar polar continental irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica
Na quinta-feira, estão previstas temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro e entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, além de até 8°C no litoral Sul
Nesses dias, a precipitação que ocorrer no extremo norte será sob a forma de neve aproximadamente acima de 600 a 800 metros de altitude e acima de 1400 a 1600 metros nas restantes serras.
O estado do tempo em Portugal continental tem sido influenciado por uma massa de ar polar, mas será normal? transporte de uma massa de ar polar continental até às nossas latitudes é comum nos meses de inverno devido à dinâmica da atmosfera e dos fluxos resultantes da interação entre anticiclones e depressões típicos desta época.
Designa-se por massa de ar um extenso volume de ar com temperatura e humidade homogéneas. A sua formação ocorre quando o movimento desse volume de ar na atmosfera é muito lento, permitindo adquirir as características da região onde se formam.
As massas de ar dividem-se em dois grandes grupos: massas de ar continental (c), com características de ar mais seco, e massas de ar marítimo (m), com características de ar mais húmido. Estes dois grupos podem então subdividir-se consoante a temperatura da região onde se formam. As principais são:
Massa de ar ártico (A), tem origem nas regiões do Ártico ou da Antártida e é consequentemente muito fria;
Massa de ar polar (P), tem origem em regiões de latitudes mais elevadas, frequentemente acima dos 60°, e é menos fria que a massa de ar ártico;
Massa de ar tropical (T), tem origem em regiões de latitudes baixas, mais frequentemente abaixo dos 35°,e é consequentemente quente;
Massa de ar equatorial (E), tem origem junto ao equador e é mais quente que a massa de ar tropical.
No caso da atual situação meteorológica, a partir do final da tarde de dia 10 de janeiro, uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente influenciar o estado do tempo no norte da Península Ibérica, e posteriormente no sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima no dia 11.
Em Guimarães, as temperaturas rondarão os 2-3 graus de mínima, e 10 graus de máxima
Mínimas de -8ºC para quinta e sexta-feira na Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela. Sensação térmica será de -13ºC. Em Bragança, os termómetros vão descer até aos 4 graus negativos.
Em Bragança, as mínimas vão chegar aos -4ºC, enquanto o distrito de Vila Real vai registar mínimas de -3ºC.
Lisboa e Porto, não vão ser tão afetadas por esta massa de ar frio, com origem na região da Escandinávia: as mínimas não vão baixar dos 3ºC.