Um dos rios mais bonitos e secretos de Portugal está repleto de cascatas e lagoas

Um dos rios mais bonitos e secretos de Portugal está repleto de cascatas e lagoas

Numa zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena situa-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sendo o concelho atravessado por diversos rios, que o tornam fresco e verdejante e oferecem excelentes condições para a pesca.

Remontam à Pré-História os vestígios da ocupação ancestral da região, como o Santuário Rupestre de Lamelas e os castros no cimo dos montes do concelho.

É ainda de referir a Ponte de Cavês que atravessa o Rio Tâmega e a Igreja de São Salvador, mandada edificar no séc. XVIII por um natural da localidade que regressou rico após um período de emigração no Brasil.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Teixeira (@eipedroteixeira)

 

onseguimos separar o Rio Póio em três distintos trechos. Um que engloba a sua fase indomável, que vai desde a sua nascente, em Alvadia, até à Cascata Cai d’Alto. Outro que segue da Cascata Cai d’Alto até às redondezas de Cabriz. E outro que parte de Cabriz até à confluência com o Louredo, onde termina.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por póio (@riopoio2021)

 

Se a primeira parte é de quase impossível acesso dado todo o enquadramento onde se encontra, protegido pelos contrafortes abruptos que sobram do Alvão, a segunda, embora com grau de dificuldade acentuado, já é visitável pelos mais afoitos, e a terceira, por fim, tem um registo campino, sem grandes atribulações, e, como tal, está ao dispor da maioria dos visitantes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Porque Portugal (@porque_portugal)

 

Quando ouvimos alguém mencionar as aventuras que teve no Póio, está a referir-se, certamente, ao canyoning e à caminhada aquática que lá se praticam (o Pena Aventura Park organiza expedições), e estes são habitualmente prestados no segundo trecho, que já é viajável, mas cujos obstáculos são suficientemente grandes para não ser recomendado a qualquer pessoa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Trilhos & Milhas (@trilhosemilhas)




 

O início pode ser feito de vários pontos. A montante temos a hipótese de partir de uma estrada que nos leva de Azeveda até ao rio (a meio da estrada consegue vê-lo à sua direita, bem como um pequeno carreiro em terra que nos leva até lá abaixo) ou da ponte que se encontra imediatamente a sul de Cabriz.

 

A jusante, de Cabriz para oeste, o Rio Póio abranda tornando-se um rio de planície, o que significa que temos muito mais opções para o poder conhecer – há mesmo uma praia fluvial junto a Cerva – e por isso descartamos esta parte da dita caminhada aquática.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Barcelos

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Barcelos

Rua D. Antnio Barroso (Rua Direita) em BarcelosA Rua D. António Barroso (Rua Direita) em Barcelos é uma das mais antigas ruas do centro histórico. Atualmente, é das mais animadas artérias comerciais da cidade. De destacar no início da rua o edifício da autoria do arquiteto José Marques da Sil...
Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Braga

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Braga

Pao dos Condes de Barcelos Pao dos Duques de BraganaO Paço dos Duques de Bragança de Guimarães foi mandado construir no século XV por D. Afonso, (filho ilegítimo do rei D. João I e de D. Inês Pires Esteves), 1º Duque da Casa de Bragança e 8º Conde de Barcelos, por altura do seu seg...
Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Guimarães

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Guimarães

Centro Histrico de GuimaresO centro histórico de Guimarães, cuja história está intrinsecamente ligada à formação da identidade nacional de Portugal, conserva um conjunto de construções históricas que ilustram a evolução dos diferentes tipos edificados desde a Idad...
O que fazer em Guimarães os 18 melhores pontos turisticos

O que fazer em Guimarães os 18 melhores pontos turisticos

CENTRO HISTRICO DE GUIMARESClassificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o centro histórico é a alma de Guimarães. Moradores, estudantes da Universidade do Minho e turistas enchem bares e restaurantes e fazem noites bem animadas, em especial nos finais de semana. Os bares são bem pequenos, por ocupare...