Vila Alentejana a 850 metros de altitude uma das mais altas do Alentejo e mais secretas da Europa

Vila Alentejana a 850 metros de altitude uma das mais altas do Alentejo e mais secretas da Europa

Por toda a Europa existem pequenas vilas charmosas que atraem cada vez mais curiosos. As tradicionais ruas, os cafés apenas para almoço e as lojas mais acolhedoras são os principais chamarizes destes destinos. Estas cidades em escala pequena possibilitam um olhar mais profundo para o passado da região. Principalmente em termos gastronómicos.

 


Existem cenários montanhosos deslumbrantes e depois existe o Marvão. Localizada na tradicional região do Alentejo em Portugal, esta vila foi construída em volta de um castelo mouro do século XIII. O imponente complexo de pedra domina a paisagem da pequena vila, que possui uma ótima gastronomia.







Qualquer pessoa que conheça em Marvão vai com certeza dizer que estamos num ponto tão alto que se podem ver as costas dos pássaros a voar. E é bem verdade. Basta subir ao Castelo e apreciar a paisagem imensa.









Esta vila medieval, protegida por muralhas, é uma das preciosidade de Portugal, onde somos bem acolhidos e sentimos uma tranquilidade inesgotável. Marvão dá-se a conhecer nas ruas estreitas e nos recantos pitorescos, no pelourinho manuelino, nas janelas góticas e nas varandas de ferro forjado.










Podemos visitar o pequeno convento gótico da Senhora da Estrela e as Igrejas de Santiago, do Espírito Santo e de Santa Maria. Nesta última, está instalado o Museu Municipal, onde ficamos a saber mais sobre a história desta pitoresca localidade.


Desde que foi conquistada aos cristãos, em 1116, até às guerras da Restauração da Independência entre Portugal e Espanha, em 1640, chegou a ser considerada a praça-forte mais inconquistável de todo o reino. Mas é hoje um lugar de paz e sossego.



 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Santarém

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Santarém

Convento de So Francisco (Santarm)O Convento de São Francisco, em Santarém, constitui um dos melhores exemplares do gótico mendicante em Portugal. O convento foi fundado em 1242 por D. Sancho II, aquando do estabelecimento dos franciscanos na cidade.  A sua fundação remonta a 1242, integrando-se na corrent...
As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Guimarães

As 12 melhores coisas para fazer e visitar em Guimarães

Padro de D. Joo I Creixomil GuimaresO Padrão de D. João I, também referido como Padrão de Aljubarrota e Padrão de São Lázaro, localiza-se ao fundo da rua D. João I, fronteiro à Capela de São Lázaro, na freguesia de Creixomil, concelho de Guimarães, distrito de Br...
Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Cascais

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Cascais

Praia da Parede CascaisA praia da Parede é uma zona balnear urbana situada na vila homónima, conhecida pelas suas caracterí­sticas terapêuticas relativamente í s doenças dos ossos. Esta água balnear, de substrato sobretudo rochoso e declive acentuado, não está dirigida a banhos,...
Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa

Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa

Praia do Barranco (Lagoa) AlgarveAs águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviço...