O frio chegou Gerês acordou com um manto branco de neve

O frio chegou Gerês acordou com um manto branco de neve

A neve caiu em força na serra do Gerês nos últimos dias e os picos graníticos estão cobertos com o manto branco. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, no extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, é a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional.

A neve não para de cair. A cota neste momento está nos 750 metros de altitude. Continuará a nevar durante a noite e madrugada de amanhã. Muito frio em altitude!

 E as acumulações em zonas mais abrigadas começam a ganhar volume, sem dúvida a nevada do ano até ao momento.

 

 



É um mundo à parte em que a atividade humana se integra de forma harmoniosa na Natureza, preservando valores e tradições muito antigos, bem patentes nas aldeias comunitárias de Pitões das Júnias e Tourém.

 

 


Em todos os tons de verde, a vegetação exuberante inclui uma floresta de azevinho, única a nível nacional, e espécies endémicas como o lírio do Gerês, que alegra os campos com os seus tons de azul-violeta. Nas Serras da PenedaSoajo, Amarela e Gerês, que integram o Parque, correm rios e ribeiras que se precipitam em cascatas e espraiam depois em albufeiras. As paisagens são deslumbrantes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Alojamento Gerês (@casadoavodogeres)

 

Por vezes consegue avistar-se um corço (símbolo do Parque) ou o seu predador, o lobo ibérico. Mais comuns, são os garranos, pequenos cavalos selvagens que correm livremente pelos montes. Também podem encontrar-se bovinos de raça barrosã e os cães de Castro Laboreiro, de pelo escuro, guardando os rebanhos que ao ritmo das estações se deslocam entre as brandas e as inverneiras. Trata-se de aldeias e zonas da serra relacionadas com a antiga transumância, para onde as populações hoje apenas deslocam o gado: vales e altitudes baixas no inverno, lugares mais altos no verão, de acordo com o pasto existente.

 

 



Num itinerário pelo Parque, o Soajo, com o seu antigo conjunto de espigueiros de pedra para guardar os cereais, pode ser o ponto de partida a oeste. Também podemos ver espigueiros no Lindoso, onde vale a pena subir ao castelo debruçado sobre o vale do Rio Lima. Um pouco mais a norte, podemos dar um pulo à aldeia de Castro Laboreiro, onde se criam os cães pastores da região.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Costa Vicentina

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Costa Vicentina

Fica a duas de uma hora de Lisboa uma prola por descobrir na Costa VicentinaLocalizada no concelho de Santiago do Cacém, a Lagoa de Santo André é um dos mais belos locais com que a natureza nos brindou. O extenso lençol de água, ladeado de dunas de grão de areia dourada e uma avifauna riquíssima e...
7 locais grátis para visitar em Braga

7 locais grátis para visitar em Braga

Igreja de Santa Maria Madalena (Braga)A Igreja de Santa Maria Madalena, também conhecida como Igreja da Falperra, é uma igreja que foi construí­da com o propósito de santuário. Situada na serra da Falperra, nos arredores da cidade de Braga, Portugal. A igreja situa-se na fronteira entre a freguesia de Nogueira...
O que fazer na Póvoa de Varzim os 10 melhores locais para visitar

O que fazer na Póvoa de Varzim os 10 melhores locais para visitar

Praia do Quio Pvoa de VarzimA Praia do Quião é uma extensa praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Coim e o Cabo de Santo André, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Quião é uma praia pouco frequentada de areia branca, de dimensão fina a média dependendo ...
15 coisas para fazer e visitar no inverno monumentos na Guarda

15 coisas para fazer e visitar no inverno monumentos na Guarda

Castelo de Linhares da BeiraO Castelo de Linhares da Beira localiza-se na vila e Freguesia de Linhares da Beira, Concelho de Celorico da Beira, Distrito da Guarda, em Portugal. Situado num cabeço rochoso num contraforte a noroeste da serra da Estrela, domina o vale do rio Mondego. O seu passado mergulha nas lendas, sendo considerado uma das...