Fica a 800km de Punta Cana a ilha das Caraíbas onde metade dos habitantes são portugueses

Fica a 800km de Punta Cana a ilha das Caraíbas onde metade dos habitantes são portugueses

Na paradisíaca ilha de São Bartolomeu, nas Caraíbas, quase metade da população é portuguesa. Mas como chegaram eles até aqui? Descubra a sua história.

 

Em 1984, quatro portugueses foram contratados para construir uma central elétrica. Devido à falta de mão de obra para atender a demanda incessante da construção, estes portugueses acabaram por recorrer aos seus amigos. Assim, um ano depois, já havia 20 portugueses instalados na ilha. O hábito de incentivar amigos e familiares a segui-los na viagem é, aliás, habitual nos emigrantes portugueses.

 

 

Pequena ilha tropical de nome frequentemente citado nas revistas, achamos que a conhecemos assim como acreditamos saber tudo da vida das pessoas famosas. E é verdade que são muitos os que elegeram Saint-Barthélemy como local de estadia preferida, seduzidos por sua autenticidade, sua flora e fauna preservadas, sua suavidade de viver e, é preciso ressaltar, a discrição natural de seus habitantes e de seus habitués.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ashley Smouter (@ashleysmouter)

 

Saint-Barthélemy se beneficia, ainda, de uma qualidade específica: a raridade. Em vinte e cinco quilômetros quadrados, nada de receber milhões de turistas.

 

 

No ponto mais alto da estação, a ilha recebe o mesmo número de visitantes que possui de moradores, nem mais nem menos. Nenhum risco de promiscuidade, quer seja nos cais de Gustavia, onde atracam os mais belos barcos do mundo, ou nas duas dezenas de praias da ilha, as quais algumas só são acessíveis a pé ou pelo mar.

 

 

 

 

O maior de seus 30 hotéis oferece um máximo de oitenta quartos, todos excepcionais. O menor, porto seguro de paz e de elegância sob as palmeiras, tem apenas oito… Bem menos que a maioria das vilas de nossos hóspedes mais fiéis, ou que alguns iates de habitués de nossas baías. Sim, ainda há segredos bem guardados.

 

Deixe-nos desvendar alguns destes de nossa ilha para, ou venha descobri-los pessoalmente, de boa vontade.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Monumentos na Guarda

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Monumentos na Guarda

Castelo de AlmeidaO Castelo de Almeida localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, no distrito da Guarda, em Portugal. Mais importante, porém, é o papel que Almeida desempenhou na defesa militar da fronteira desde os primeiros anos da independência de Portugal. Palco de lutas entre castelhanos e portugueses, ...
Os 10 melhores sitios para visitar em Monumentos na Guarda

Os 10 melhores sitios para visitar em Monumentos na Guarda

Capela de So Pedro (Seia)A Capela de São Pedro localiza-se no centro da cidade de Seia, na freguesia de Seia, concelho de mesmo nome, no Distrito da Guarda, em Portugal. A pequena igreja quinhentista desenvolve-se em planimetria quadrangular, estando a estrutura reforçada pela disposição de quatro contrafortes. Na ...
Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Leiria

Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Leiria

Casa Museu Afonso Lopes VieiraA Casa-Museu – Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira é constituída por: Um edifício residencial principal situado junto ao mar , onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e no rés-do-chão, parte das instalações da Col&oac...
Os 9 melhores locais para visitar em Lisboa

Os 9 melhores locais para visitar em Lisboa

Palcio dos Marqueses de Fronteira: a casa de um aristocrata portugus do sculo XVIIPalácio dos Marqueses de Fronteira escondida na periferia noroeste da cidade está esta encantadora mansão de campo, a casa de família do Marquês de Fronteira . Construído como alojamento de caça pa...