Braga eleita a melhor cidade para viver em Portugal

Braga eleita a melhor cidade para viver em Portugal

Jovem, dinâmica, ensino superior de qualidade. Cidade repleta de cultura e monumentos. Tal como outras cidades de média dimensão, tem a vantagem de ser mais barata em termos de habitação.

 

Quase todos os bracarenses (97%) vivem felizes na cidade, o que coloca a cidade no terceiro lugar da tabela de um Eurobarómetro sobre qualidade de vida nas cidades europeias.

 

Braga ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades europeias com melhor qualidade de vida. O inquérito, conduzido pela Comissão Europeia, conclui que 97% dos bracarenses está satisfeito com o que tem.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Shawna Newman (@unlockadventure)

 

Só três por cento dos 200 mil habitantes de Braga consideram que a cidade dos arcebispos não é um ótimo lugar para se viver. Os dados do último ‘Eurobarómetro sobre a qualidade de vida’ indicam que a capital do Minho ocupa o 3º lugar na Europa e o 1º em Portugal, com 97 por cento dos seus habitantes satisfeitos.

 

Braga partilha o terceiro lugar com mais oito cidades, como Málaga ou Estocolmo, embora nos itens considerados mais fundamentais a capital do Minho se destaque das restantes.

 

A boa relação entre o preço e a qualidade da habitação e a excelência dos serviços de educação são os aspetos que mais contribuem para a extraordinária classificação da cidade, tendo aí conseguido os 2º e 3º lugares, respetivamente.

 

Também a integração social, o acolhimento de estrangeiros e os serviços de saúde estão no topo da preferência da esmagadora maioria dos habitantes de Braga. Já o urbanismo merece apenas 68 por cento das opiniões favoráveis, enquanto a eficiência dos serviços públicos se fica pelos 62 por cento.

 

"Trata-se de uma notícia que nos deixa muito satisfeitos e que nos incentiva a fazer cada vez mais e melhor, no sentido de acrescentar à qualidade de vida dos habitantes de Braga", disse ao Correio da Manhã Ricardo Rio, presidente da câmara.

 

Entre as 79 cidades europeias em que foi realizado o inquérito, Braga aparece em lugar de destaque, sendo apenas ultrapassada por Alborg (Dinamarca), Vilnius (Lituânia) e Belfast (Reino Unido), que ficaram ex aequo em 2º lugar, com 98 por cento dos habitantes satisfeitos, e pelos primeiros classificados, Oslo (Noruega) e Zurique (Suíça), que têm 99 por cento dos seus habitantes felizes.

 

A outra cidade portuguesa analisada foi Lisboa, cuja satisfação dos seus habitantes a coloca a meio da tabela.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Póvoa de Varzim

As 15 melhores coisas para fazer no inverno em Póvoa de Varzim

Praia do Quio Pvoa de VarzimA Praia do Quião é uma extensa praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Coim e o Cabo de Santo André, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Quião é uma praia pouco frequentada de areia branca, de dimensão fina a média dependendo ...
Os 7 melhores lugares para visitar em Caldas da Rainha

Os 7 melhores lugares para visitar em Caldas da Rainha

Museu de Jos Malhoa Caldas da RainhaO Museu de José Malhoa localiza-se no Parque D. Carlos I, na cidade de Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal. O seu nome é uma homenagem ao pintor português José Malhoa. O Museu José Malhoa apresenta o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma import...
15 locais grátis para visitar em Funchal

15 locais grátis para visitar em Funchal

Praia Nova (Funchal)A Praia Formosa é a maior praia pública da Madeira. Localizada a Oeste do Funchal consiste em quatro praia que têm uma mistura de calhau e areia: Praia Nova, Praia Formosa, Praia dos Namorados e Praia do Arieiro, todas com água limpíssima, certificadas com a Bandeira Azul e com excelen...
Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos no Porto

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos no Porto

Castro do Monte Padro Santo TirsoO Castro do Monte Padrão ou antigo Castro do Monte Córdova (ou apenas Castro do Padrão) é constituí­do por vestí­gios de um povoado fortificado que se situa num dos pontos mais elevados do Monte Padrão, a cerca de 7km a sudeste de Santo Tirso, na freguesia de...