As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Costa Vicentina


Fica a duas de uma hora de Lisboa é uma pérola por descobrir na Costa Vicentina





Localizada no concelho de Santiago do Cacém, a Lagoa de Santo André é um dos mais belos locais com que a natureza nos brindou. O extenso lençol de água, ladeado de dunas de grão de areia dourada e uma avifauna riquíssima e diversificada tornam este local bastante aprazível.



Juntamente com a Lagoa da Sancha, foi criada a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, de modo a proteger e preservar estas importantes zonas húmidas que albergam habitats de grande valor natural, constituindo paisagens únicas, donas de uma luminosidade muito própria e encantadora.









Praia de Odeceixe fica na costa vicentina e é uma das mais bonitas do Alentejo





Odeceixe está situada na foz do rio Seixe. Odeceixe está localizada na fronteira entre o Algarve e o Alentejo. Esta praia fica no lado sul da saída para o mar. O lado norte do rio tem um fundo de penhascos íngremes que abrigam a praia

 

 

 



 

A Praia de Odeceixe ou Praia de Odeceixe Mar é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur. É a praia mais setentrional do Algarve, a norte da Praia das Adegas e na foz do rio Seixe. Tem bandeira azul e é vigiada na época balnear, dispondo de serviços de apoio



Existe uma praia em Portugal com a temperatura da agua do mar tropical a 30ºC fica no Alentejo





São Torpes é uma praia portuguesa situada na costa vicentina, em Sines. Esta não é especialmente bela, mas tem uma peculiaridade que a torna única no país: a água é tão morna que costuma marcar os 30º graus centígrados.

E não, este não é um fenómeno da natureza. Há uma razão muito simples para explicar estas inusitadas temperaturas, a praia beneficia da atividade da central termoelétrica de Sines.

 

 



 

 

 

A praia da costa alentejana é conhecida pelas excelentes ondas que atraem surfistas e praticantes de desportos náuticos. Esta é também a primeira praia a partir de Sines com a água mais limpa. São Torpes é a praia ideal para os praticantes de surf, que podem optar por ondas maiores e menores conforme a zona que escolham da praia. Como o fundo é de areia, esta prática afigura-se segura nesta praia.







É umas das melhores praias da Costa Vicentina Almograve





Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia de Almograve faz a diferença numa costa rochosa e recortada, pelo seu extenso areal cercado de arribas e dunas avermelhadas. 

Com infraestruturas de apoio e espaçoso parque de estacionamento, a praia está situada junto à vila de Almograve, uma povoação tranquila que vale a pena percorrer a pé e sem pressas. 

Para sul, fica o Cabo Sardão, um lugar agreste mas muito belo, de onde se avista um deslumbrante panorama sobre a costa recortada que esconde praias desertas.











Fica a duas horas de Lisboa a melhor vila de ferias de Praia do Alentejo





Vila Nova de Milfontes está localizada ao longo da costa oeste do Oceano Atlântico, na margem norte do rio Mira, dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 

 

 

Vila Nova de Milfontes é dominada por um grande estuário e ecossistema, dominado pelo rio Mira, que abriga várias espécies de aves e vida marinha, além de javalis e raposas nos bosques circundantes.Existem várias praias próximas às áreas urbanas que atraem turistas regularmente.



 



Fica a duas horas de Lisboa a Ilha do Pessegueiro em cPorto Covo





A ilha do Pessegueiro é uma pequena ilha localizada ao longo da costa sudoeste da freguesia de Porto Covo, no município de Sines. A ilha e a costa adjacente fazem parte do Sudoeste Alentejano.

A Ilha do Pessegueiro, ao largo de Porto Covo, é um dos locais mais bonitos da Costa Alentejana.

 

 

 



Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a cartagineses de navegadores, na época anterior à segunda guerra pública (218-202 a.C.). À época da ocupação romana da península Ibérica, uma ilha abrigada em um pequeno centro de pesqueiros, conforme atestado de vestígios, recentemente descobertos, de tanques de água.

 



Localizada em Vila Nova de Milfontes Praia das Furnas é das melhores da Costa Vicentina





Na margem esquerda do Rio Mira, junto a Vila Nova de Milfontes irá encontrar a praia das Furnas. A praia das Furnas oferece excelentes condições e uma envolvência única e difícil de igualar.



Com uma frente rio e uma frente mar, esta praia oferece o melhor de ambos os mundos. Estando inserida em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, toda esta região ainda proporciona uma grande beleza natural.







 



Praia da arrifana é a melhor do algarve para surf





Situada numa baía rodeada por arribas altas em que o casario se dispõe harmoniosamente quase até ao mar, a Praia da Arrifana é uma excelente visão de equilíbrio entre a ocupação humana e a natureza, de que se poderá ter uma das melhores perspetivas a partir das ruínas da antiga Fortaleza.

Dotada de todas as infraestruturas necessárias a uma estância balnear, esta praia é procurada durante todo o ano por praticantes de surf e bodyboard.

 

Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão.

 

 

 

Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

No topo sul desta praia marca presença uma negra e enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de Pedra da Agulha, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Nas arribas que envolvem a praia, encontram-se habitats prioritários, como formações de Cistus palhinhae em charneca marítima, espécie de flora com estatuto de ameaça vulnerável e endemismo ibérico. 





É uma das mais preciosas jóias da Costa Vicentina Porto Covo





É uma das mais preciosas jóias da Costa Vicentina e atrai cada vez mais turistas em busca de sol. Porto Covo é uma encantadoras vila costeira localizada ao sul da Península de Setúbal.

A parte mais antiga da localidade, que já foi uma aldeia de pescadores tem uma bela praça e ruas empedradas.







Ao longo das ruas existem várias caminhos que conduzem ao penhasco onde está o porto, localizado no extremo sul da vila; e as formações rochosas interessantes localizada no norte, com acesso a várias praias, incluindo a Praia da Samoqueira ou Praia do Salto



Monte Clérigo os segredos da Costa Vicentina





A praia do Monte Clérigo está localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, perto da vila de Aljezur. Esta é uma área de grande beleza natural e é ainda um pouco desconhecida pelo turismo.









Praia calma com um mar azul transparente, as suas águas também são um paraíso para os pescadores e para os Surfistas.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal