A maior duna de Portugal tem mais de 50 metros de altura fica a 15 minutos da Nazaré


Caminhando-se pela baía de S. Martinho do Porto, vai-se dar à Praia de Salir do Porto, uma praia fluvial banhada pelo Rio Tornada (ou Rio Salir) que desagua na baía de São Martinho do Porto, que por sua vez está ligada ao Oceano Atlântico. Esta Praia está situada na zona baixa da aldeia e é de areias soltas possuindo duas partes distintas: a que é acessível directamente da Aldeia e a que fica na outra margem do Rio, já do lado de São Martinho e das Dunas. 




A altura da duna de Salir é de 50 metros e é raro ver alguém que consegue chegar ao topo sem fazer, pelo menos, uma paragem

 

A praia é facilmente localizável, estando indicado o caminho com uma placa logo à entrada da aldeia. É proibido circular com veículos nas dunas e na praia. Com algumas infra-estruturas de apoio, não é vigiada. Tem, no entanto, uma bela vista sobre a barra e sobre S. Martinho. 




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Joao Soares de Mello (@joaocsmello)




Salir do Porto possui uma praia fluvial, na margem do rio Tornada que desagua na baía de São Martinho do Porto. A praia de Salir é famosa pela sua duna de areia com cerca de 50 metros de altura.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ana Paula Rangel (@ana_rangel_1)

 

Em tempos a maior da Europa, a Duna de Salir sobressai na paisagem dunar da Baía de São Martinho. O núcleo da Duna é constituído em parte por um arenito vermelho, vestígio de uma duna mais antiga Duna fóssil.

 

 

Existem outras praias de rocha na zona costeira que localmente são chamadas de Quebradas.

 

 

Foi nas Ruínas da Alfândega artesanal de Salir que foram construídas as caravelas que participaram nas descobertas e conquistas, nos reinados de D. Afonso V e D. João II.

 

A extinta freguesia era composta pelas localidades de Salir do Porto, Casais de Salir do Porto e Bouro

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal