As 7 melhores coisas para fazer no inverno em Lamego

As 7 melhores coisas para fazer no inverno em Lamego

Praia fluvial de Fornelos aldeia de Fornelos Santa Marta de Penaguião





A Praia Fluvial de Fornelos localiza-se na aldeia de Fornelos (Santa Marta de Penaguião), Vila Real tendo sido inaugurada em 1998.

A praia fluvial foi concorrente na fase inicial do concurso 7 Maravilhas

 

A Praia Fluvial de Fornelos é um local idílico e aprazível, junto às águas límpidas do Rio Aguilhão que divide a Freguesia de Fornelos e Louredo. Embora no lugar de Barreiro (freguesia de Louredo) na margem esquerda daquele rio, os proprietários dos terrenos são de Fornelos. As autarquias fizeram valioso investimento para as populações do Concelho (as destinatárias do progresso) e também para as de fora dele. É que a praia fluvial também tem utentes de Vila Real.   A Praia Fluvial de Fornelos foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, em 12 de Julho de 1998. E é um belíssimo espaço de lazer, de agradável frescura, com um açude no rio que serve de piscina natural. Na zona envolvente (e vedada) uma parte relvada para banhos de sol, e as estruturas de apoio: casas de banho, lavabos, e um bar. Um pólo (e centralidade turística) que serve com maior vantagem as duas freguesias vizinhas e amigas de Louredo e Fornelos.

Sé de Lamego





A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitectura reflecte as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.

Restaurada a diocese no século XI, Lamego possuiu uma sé edificada no reinado de Afonso Henriques da qual nada resta. Da obra medieva sobra a torre lateral, do séc. XIII ou XIV, pois o templo foi reconstruído na transição do século XV para XVI. A fachada principal, obra do mestre João Lopes (1508-1515), é do gótico final. O interior foi renovado no séc. XVIII. O claustro apresenta belas arcadas renascentistas. - See more at: https://www.culturanorte.pt/pt/patrimonio/se-de-lamego/#sthash.4EJqK6Fy.dpuf



Escadarias mais impressionantes do mundo Escadaria da Barragem de Varosa fica em Portugal





The dam of Varosa is near Lamego and was built in 1976. They are so steep stairs that the difference between running or climbing is not big !! Arriving at the east end of this concrete engineering, we see, on the opposite side, a disorderly snake rising and falling, a cut-out cut into a steep, well-framed granite valley.

 

 



 



Ponte da Cavada Velha





A Ponte Nova, ponte da Cavada Velha ou como também é referida, ponte da Cava da Velha, é uma ponte romana em Portugal, sobre o rio Castro Laboreiro, no perí­metro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizada nas proximidades da inverneira de Assureira, 3km a Sul de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

Pela quantidade de pontos de interesse que encerra, Castro Laboreiro merece que lhe dispense algum do seu tempo… A Ponte da Cava da Velha, também conhecida como Ponte Nova, é um desses locais.

Esta ponte romana ergue-se sobre o rio Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Foi originalmente construída por volta do século I e mais tarde, na época medieval, foi adaptada, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos. Desta construção medieval pode-se ainda vislumbrar o pavimento composto por grandes lajes e guardas de cantaria que ligam, dos dois lados, a uma calçada romana.



É o santuário mais bonito de Portugal Nossa Senhora dos Remédios





A localização de Lamego tão perto das margens do rio Douro proporciona passeios onde se podem admirar admiráveis panoramas dos extensos vales onde nasce o vinho do Porto.







Dos tempos medievais dão testemunho o castelo, no alto da cidade. Com vista para a cidade o sumptuoso e monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios, que no alto dos seus 600 metros responde ao apelo dos crentes aflitos, concedendo remédio para os seus males.



Castelo de Lamego





O Castelo de Lamego, no Riba-Douro, localiza-se na freguesia de Almacave, cidade e concelho de Lamego, distrito de Viseu em Portugal.

Castelo originalmente de montanha, atualmente os seus dois panos de muralha, interna e externa, inserem-se na malha urbana. Ex-libris da cidade, do alto de seus muros podem-se avistar as águas dos rios Coura, Balsemão e Varosa.

Sobre a antiguidade do Castelo de Lamego, quase todos os autores consultados referem que o castelo "é obra de mouros" e anterior à fundação da nacionalidade. Do primitivo, apenas subsistem a torre de menagem (séc. XII), parte da velha muralha e a cisterna (séc. XIII).



Museu de Lamego no centro histórico da cidade de Lamego





O Museu de Lamego encontra-se no centro histórico da cidade de Lamego, no antigo Paço Episcopal, um edifí­cio reconstruí­do na segunda metade do século XVIII, sob o patrocí­nio do bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira.

Hoje o Museu de Lamego é uma importante referência no panorama regional, nacional, e mesmo internacional, dada a qualidade e a singularidade de algumas das obras de arte que possui, assumindo especial relevância os objetos classificados em 2006 pelo Estado Português como Tesouros Nacionais: um sarcófago medieval, decorado com uma cena de caça, em baixo-relevo; os painéis que Vasco Fernandes pintou para a Sé de Lamego, entre 1506-1511; o conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do século XVI, e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII.

O Museu de Lamego encontra-se instalado no antigo paço episcopal, num imponente edifício que se situa no largo de Camões, na «baixa» da cidade, onde se concentram diversos edifícios de significado histórico – constituindo a Catedral a norte do edifício o mais importante – e diversas casas solarengas dos séculos XVII e XVIII que albergam atualmente diferentes serviços.

Em frente ao largo de Camões situa-se uma das principais artérias da cidade, que se estende por um jardim e avenida arborizados que culminam no arranque do monte de santo Estêvão, dominado pelo monumental escadório, que faz a ligação do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios à cidade.

À direita, situam-se o antigo Seminário Jesus, Maria, Ana, um edifício dos séculos XVIII e XIX que é atualmente propriedade do Exército Português, e o Teatro Ribeiro Conceição, que ocupa um palacete setecentista, que foi Hospital da Misericórdia.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Bragança

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Bragança

Igreja Matriz de Freixo de Espada CintaA Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta ou Igreja de São Miguel é um templo no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco. É uma igreja salão de arquitetura manuelina. Igreja quinhentista de ...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Evora

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Evora

Santurio de Nossa Senhora da Boa NovaA Capela da Boa Nova, também conhecido por Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, fica situado na freguesia de Terena (São Pedro), concelho de Alandroal, distrito e arquidiocese de Évora.   Apesar das múltiplas dúvidas que se colocam a respeito da origem, constr...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Praias

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Praias

Praia do Mirouo Vila do Bispo Se procura uma praia practicamente selvagem,isolada, o Mirouço é o local ideal. Embora seja de acesso dificil, compensa pela beleza e aspecto inóspito.Um local único, um areal pequeno, que não se pode esquecer de visitar quando estiver em Vila do Bispo.  A Praia do Mirou&c...
Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Coimbra

Caf Santa Cruz em Coimbra no centro HistricoO Café Santa Cruz localiza-se na praça 8 de Maio, na freguesia de Santa Cruz, na cidade e concelho de Coimbra, distrito de Coimbra, em Portugal. É um dos mais tradicionais café-restaurantes da cidade. Após a passagem por Coimbra de D. João III em 1527, a reform...