Praia do Castelo de Albufeira





No Castelo as arribas elevam-se, marcando a paisagem. O areal, encaixado entre paredes pedregosas, desdobra-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Na extrema leste da praia, uma cénica formação rochosa que faz lembrar as ameias de um castelo fantasioso, batiza a praia.

Trata-se dum pequeno promontório muito recortado, com leixões destacados que constituem núcleos rochosos mais resistentes à erosão. Na envolvente da praia domina o verde profundo dos pinhais. No topo aplanado dos leixões também domina o verde, desta feita de plantas adaptadas ao ambiente marinho como a barrilha, a salgadeira e o funcho-do-mar. Diversas aves marinhas, como os falcões ou os corvos-marinhos, apreciam estes locais inacessíveis a predadores terrestres.

As caminhadas pelas arribas estão aqui favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas e observando-se geoformas geradas pela erosão, sobretudo algares e grutas. Recomenda-se, porém, cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.



Praia de Maria Lusa Albufeira





Com acessos a partir da povoação dos Olhos de Água ou do empreendimento da Quinta da Balaia, a Praia Maria Luísa está rodeada de arribas com tonalidades que vão do ocre ao dourado, num contraste bonito com o azul do mar.A praia possui infraestruturas de apoio muito completas que incluem equipamentos para a prática de vela, windsurf e ski aquático.

O acesso pedestre à praia é através do complexo turístico que ocupa a abordagem, descendo um barranco pelo qual corre um riacho torrencial. O barranco é fresco e é revestido por uma cortina de buganvílias e impressionantes pinheiros e sobreiros. E

nquanto o bosque de pinheiros rodeia a praia, uma vez nas areias, as plantas dominantes são o samphire resistente ao mar e o salmoura mediterrânea. 

A praia é grande e é emoldurada por falésias em cores quentes que foram polidas pelo mar em sua base e escoadas pelo escoamento da água da chuva em seus topos. 

Profundamente erodidas pelos elementos, essas formações rochosas proporcionam aos banhistas uma série de entradas e recantos abrigados, além de oferecer a oportunidade de observar formações curiosas como buracos e arcos.

 Do extremo leste da praia você pode acessar uma trilha que o levará à Torre da Medronheira. Está sinalizada e corre ao longo da falésia até à praia de Olhos dÁgua, dando aos caminhantes a oportunidade de desfrutar de vistas únicas sobre a costa.



Praia do Peneco





A praia do Peneco a primeira praia a Este da cidade de Albufeira. Localizada no antigo centro da vila tem um caf que dada a sua proximidade uma tentao e um incentivo preguia depois de um reconfortante banho de sol matinal.

Praia de Vilamoura





A atraente praia de Vilamoura complementada por um desenvolvimento turstico que est ao nvel dos mais prestigiados destinos Europeus. A fotografa acima foi tirada desde o Hotel Tivoli Marina Vilamoura. Devido sua proximidade ao centro de Vilamora, esta praia tem uma grande variedade de infra estruturas, desde bares e restaurantes a centros de actividades nuticas.

Praia do Castelo





Esta pequena enseada est bem abrigada e alberga uma excepcional beleza natural. H cadeiras de praia disponveis para alugar, chuveiros e casas de banho, como tambm vigiada durante o vero.

Praia de Santa Eullia Albufeira





A Praia de Santa Eulália localiza-se no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. Esta praia de arribas baixas encontra-se envolvida pelo verde e fresco do pinhal circundante. O areal é amplo com muitos recantos resultantes das formações rochosas.

Encantadora, entre as arribas douradas cobertas de pinhal e uma zona ajardinada, a Praia de Santa Eulália é uma das mais bonitas e cuidadas do Algarve.Junto ao areal, o complexo de lazer que dá apoio à praia, inclui bar, restaurante e uma discoteca que atrai os veraneantes das redondezas.

Em St.ª Eulália o azul marinho e os tons luminosos do areal encontram-se harmoniosamente envolvidos pela atmosfera verde e fresca do pinhal circundante.

Os pinheiros-mansos formam um bosque denso e surgem suspensos em equilíbrio precário à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento do solo nas arribas que se encontram intensamente ravinadas pela água das chuvas

Já no areal, a arriba encontra-se polida e desgastada pela ação das vagas e de uma linha de água que desagua no areal na época húmida, em torno da qual se forma um denso caniçal.

O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos desenhados pelas formações rochosas. Caminhando para nascente, alcançam-se troços de grande tranquilidade. Uma linha de palmeiras altas ladeia um pequeno passeio pedonal no troço central de praia. Para leste avista-se já a linha contínua de arribas brancas e rubras da Praia da Falésia.



Praias da Oura Poente & Oura Nascente





Estas praias ocupam uma grande parte da orla costeira. No seu extremo Oeste existem mais funcionalidades e estruturas tursticas e nuticas, ao passo que o seu lado a Este tende a ser mais deserto de qualquer actividade ou presena humana. O Hotel da Aldeia est localizado 500 metros a norte da praia. O parque de estacionamento pago, no entanto a praia tambm comporta casas de banho, restaurantes e a presena de um salva vidas com funo de vigiar a praia durante o vero.

Praia dos Pescadores





A Praia dos Pescadores é uma praia situada em Albufeira, Portugal.

Situada na zona urbana, serve a lota e seus pescadores - é, por isso, normal encontrar todos os instrumentos necessários à faina espalhados pelo chão. A água é de boa qualidade e as infraestruturas têm melhorado nos últimos anos.

No verão a temperatura da água ronda os 22ºC.

É muito frequentada no verão por turistas de várias nacionalidades europeias, entre os quais britânicos. É habitual, na passagem de ano, que esta praia seja palco de concertos e festas.

A Praia dos Pescadores surge na continuação do Peneco, enquadrada pelo casario luminoso disposto em anfiteatro a poente, cujos alicerces parecem diluir-se na rocha em que são talhadas as arribas, e pelo pontão a nascente. Fazendo justiça à longa tradição piscatória de Albufeira, até há poucos anos atrás encontravam-se nesta praia coloridas embarcações de pesca artesanal, as quais foram transferidas para o novo porto de abrigo na marina de Albufeira.

O acesso à praia faz-se através do Largo 25 de Abril que foi transformado numa ampla praça pavimentada onde se anda de patins, skate ou segway, ou então através das escadas rolantes que permitem descer a arriba que delimita a praia a nascente. Junto ao areal surge uma movimentada zona turística com inúmeros bares e restaurantes. A praia é muito frequentada, dado o seu caráter urbano.



Praia do Barranco das Belharucas Albufeira Alvarve





A Praia do Barranco das Belharucas é uma praia no concelho de Albufeira, Portugal, entre Olhos de Água e Açoteias. Começa a Praia da Falésia que se estende por 7 km até Vilamoura. 

A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé.

O acesso recomendado à praia é pedonal, quer pelo agradável passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa.

As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas.A vegetação, sobretudo pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes.

Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia. A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, apenas interrompido pela marina de Vilamoura, cerca de 5,5 km para nascente.

A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.



Praia do Evaristo Albufeira Algarve





A praia do Evaristo é uma pequena praia situada em Albufeira, Algarve. Deve o seu nome ao restaurante homónimo do local.

A praia é agradável e rochosa, com um areal reduzido que, no verão, se assemelha a um centro comercial num dia de chuva. O acesso é feito pela mesma estrada que conduz ao elitista Clube Casa do Castelo, onde se acotovela o jet set português.

O areal é de pequenas dimensões e há, por todo o lado, formações rochosas de topo plano que criam pequenas enseadas. A falésia baixa que circunda a praia está repleta de vegetação, sobretudo pinheiros que trazem o verde quase até à areia.

 

Esta é uma pequena praia rochosa, encaixada entre arribas baixas e esteticamente recortadas. Enormes blocos rochosos revestidos de algas dispersam-se pela linha da maré e zona imersa, impregnando o ar de maresia. O areal quente e seco encontra-se enquadrado por vegetação, sobretudo pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras. Mais próximo do areal, domina a barrilha, planta resistente à salsugem. 



Praia de Santa Eulália





Esta bonita praia tem um pequeno passeio marginal e est rodeada de barrancos profundos e de pinheiros. Os Apartamentos Alfagar tm acesso directo a esta praia. H tambm um parque de estacionamento, casas de banho, algumas opes de restaurao como bares e restaurantes.

Praia de Arrifes Albufeira





Situada a oeste de Albufeira, a Praia dos Arrifes é uma das mais pequenas do concelho. Esta pequena enseada está abrigada dos ventos por arribas baixas esculpidas onde se podem observar alguns algares, tão característicos da região. O areal é dominado por três imponentes rochedos, que estão na origem do outro nome pelo qual a praia é designada "Três Penecos".O acesso á praia faz-se por escadas de madeira, e na área envolvente revestida de pinhal, encontra-se o parque de estacionamento em terra batida.



Praia Manuel Loureno Albufeira





O areal é mais pequeno que nas praias a poente e forma uma concha de areia encaixada entre arribas de formas caprichosas. Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspeto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés.

Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.

Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias; já perto do areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.



Praia do Evaristo





Esta pequena e rochosa praia tem vrios caminhos entrelaados que conduzem at ao topo das falsias. A pode-se admirar a praia e a costa circundante, so vistas de rara beleza dignas de um postal. Esta bela praia tambm tem estacionamento bem perto, restaurantes, casas de banho e vigiada durante o vero.

Praia do Barranco das Belharucas





Esta praia tem um acesso algo complicado e no recomendado para quem no tenha veculos com traco s 4 rodas, uma vez que a estrada no asfaltada. Em termos de infra estruturas, estas incluem um grande parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho.

Praia do Forte Novo





Encontra-se no extremo da praia de Quarteira, a praia do Forte Novo apresenta um cenrio mais natural e mais selvagem, tendncia que se vai observando medida que nos vamos afastando das proximidades de Vilamoura. No entanto tem todas as infra estruturas de base que possam contribuir ao comforto. H um parque de estacionamento, casas de banho, restaurantes, e um salva vidas durante os meses de vero.

Praia Salgados Albufeira Algarve





A Praia dos Salgados localiza-se no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. A Praia dos Salgados é muito procurada devido às suas características invulgares. Única zona húmida do concelho de Albufeira, é uma das mais diversificadas do Algarve no que diz respeito a avifauna

A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da lagoa dos Salgados, uma zona húmida que se forma no troço terminal da ribeira de Espiche. P

Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa, descendo por uma avenida ladeada por palmeiras altas.

O espaço envolvente da praia permanece em estado natural: para poente avistam-se as dunas robustas da Praia Grande e o espelho de água da lagoa marginado por densa vegetação e onde se observam sobretudo galeirões e, no inverno, corvos-marinhos a pescar; para nascente são os campos dunares que dominam, mais modestos em altura, mas igualmente ricos em flora e fauna.

O areal é amplo e com troços tranquilos; uma extensa rede de passadiços eleva-se sobre a foz da ribeira e sobre as dunas, proporcionando longos passeios tanto para poente, atravessando-se a lagoa dos Salgados, como para nascente, até à Galé.







Praia de São Rafael





Conhecida pela sua grande beleza, a praia de So Rafael, est perto das localidades de ponte pequena e de ninho de andorinhas, aqui as elevaes dos seus rochedos peculiares so um espectculo de beleza natural. O hotel CS So Rafael fica a 600 metros a norte da praia. Tem todos os comfortos bsicos a proximidade como um parque de estacionamento, restaurantes, casas de banho e aluguer de cadeiras de praia.

Praia da Rocha Baixinha





Uma vez que est bastante perto de zona agrcola e dada a progressiva ausncia de elevaes dada a sua eroso, esta praia tambm conhecida com a praia dos tomates, o que de certo modo acaba por ser difcil no esboar um sorriso quando se pensa na analogia ao nome. Esta praia tem aluguer de cadeiras de praia, bares e restaurantes, chuveiros, casas de banho e acesso facilitado para pessoas com dificuldades em deslocar-se.

Praia da Gal Albufeira, no Algarve





A Praia da Galé localiza-se no concelho da Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.

Esta praia é constituí­da por duas componentes que estão divididas por uma falésia, contudo encontram-se ligadas por escadas. A praia da Galé Oeste estende-se até à praia dos Salgados, enquanto que a praia da Galé Este está confinada por falésias, exceto na maré baixa dos meses mais soalheiros.

De lotação quase sempre esgotada, trata-se de uma praia para todos os gostos, com arribas a este e dunas a oeste. O areal é extenso e água de boa qualidade. Predominam os banhistas portugueses.

Diz-se que a origem do nome se deve ao facto de ter naufragado uma galé na praia, prevalecendo então o nome de Praia da Galé.

Existe uma outra Praia da Galé no concelho de Grândola.

 

A Praia da Galé configura o extremo leste da ampla baía arenosa de Armação de Pera. Nesta praia as formações rochosas características do barlavento algarvio emergem de novo das areias, proporcionando recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o setor poente mais exposto.

Estas rochas carbonatadas de cores quentes e muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior. Atualmente encontram-se muito esculpidas pelas águas da chuva e polidas pelo mar, revestidas por plantas adaptadas à salsugem como a barrilha. 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal