20 coisas para fazer e visitar no inverno na Ilha da Madeira

20 coisas para fazer e visitar no inverno na Ilha da Madeira

Vale da Serra de Agua paisagens maravilhosas para visitar poucos portugueses conhecem





Ilha da Madeira - Vale da Serra de Agua e Encumeada. Um espectáculo fascinante: as nuvens a mover-se sobre a Encumeada.



Quando todos pensavam que já tinha visto toda a Ilha da Madeira, encontramos mais a oferecer. A Serra de Água é um dos lugares mais bonitos do mundo, a partir daqui podemos ver a costa Sul, Encumeada, Ribeira Brava e Campanário.

 

 

 



 

De uma levada com 65 quilômetros foi escolhido os mais bonitos 5 km de caminhada. Uma caminhada fácil com uma grande variedade de fauna e flora.

Não se deve deixar a ilha sem ver toda essa beleza natural. Certifique-se de admirá-la!

 

 



 



Estas são as piscinas naturais mais de Portugal Porto Moniz





As Piscinas Naturais do Porto Moniz são piscinas formadas pela lava vulcânica, onde o mar entra naturalmente trazendo água cristalina. As Piscinas Naturais do Porto Moniz são o grande ex-libris da vila do Porto Moniz.



As piscinas naturais de água salgada são compostas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente.



O espaço, que tem uma área de 3.800 m², dispõe também de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes.









Medieval de Mem Martins 2020





Julho de 2020  Até domingo a Quinta de Santa Teresinha recebe a Feira Medieval de Mem Martins.

Uma parceria entre a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e a Trás Eventos, que além desta, pretende organizar outras feiras até ao final do ano.Mas, para já, durante três dias, irá retroceder-se no tempo com música, dança, mercadores e tavernas, ao estilo medieval, numa feira com entrada livre.Destacam-se, este ano, as diversas recriações históricas, a cargo dos Templários de Sintra, como o Treino de Armas, Rituais Templários e Julgamento das bruxas, entre muitas outras encenações, ao longo dos três dias de feira.Para visitar e divertir-se, a partir das 18h de sexta-feira, dia 6, e até domingo às 21!



É dos locais mais secretos de Portugal Lombo do Mouro Vale da Serra de Água





Lombo do Mouro vista aérea O filme inicia com duas quedas de água, durante a subida pode observar-se um espectáculo fascinante: as nuvens a mover-se sobre a Encumeada.

 





Conheça um dos locais mais lindos da ilha da Madeira Curral das Freiras





O Curral das Freiras tem uma localização única na ilha da Madeira, pois situa-se num vale profundo que se assemelha à cratera de um vulcão, mas que deve o seu aspeto apenas à forte erosão.



O nome desta localidade nasce de uma curiosa situação que se calcula ter acontecido por volta de 1560. As freiras do Convento de Santa Clara, ao fugirem dos corsários franceses luteranos que invadiram a ilha e saquearam a cidade do Funchal, encontraram o abrigo ideal nesta localidade escondida entre as montanhas.



O Curral das Freiras é um dos poucos locais da ilha que não é visível do mar e é, por isso, mais protegido e de difícil acesso. Ainda nos dias de hoje tem só um acesso de carro por uma estrada serpenteante a partir do Funchal.









A caminho do Curral das Freiras encontra-se o Miradouro da Eira do Serrado, um ponto de paragem obrigatório. Neste miradouro, situado a uma altitude de 1095 metros, temos uma excelente vista da freguesia do Curral das Freiras e de todas as montanhas que a rodeiam.



Museu de Arte Contemporânea do Funchal





O Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MACFunchal) foi um museu, situado na Fortaleza de São Tiago do Funchal, na cidade do Funchal, na Madeira. Em outubro de 2015, mudou de designação para MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e a sua coleção passou para o Centro das Artes - Casa das Mudas.

Concebido pelo arquiteto Paulo David, o Mudas.Museu de Arte Contemporânea, trata-se de um edificio moderno premiado internacionalmente pela sua arquitetura e perfeita integração na paisagem, é palco de diversas exposições, espetáculos musicais, peças de teatro e conferências.

O Mudas.Museu de Arte Contemporânea está localizado numa colina sobranceira à vila da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal.O acervo museológico e artístico deste espaço foi transferido da Fortaleza de S. Tiago, no Funchal num total de 400 peças, desde a década de 1960 até a atualidade.Neste núcleo composto por obras da autoria de vários artistas plásticos nacionais de renome, encontram-se representados no seu espólio vários artistas plásticos portugueses, incluindo alguns nascidos na Ilha da Madeira: Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva, Fernando Calhau, António Palolo, Rui Sanches, João Queiroz, Michael Biberstein, Patrícia Garrido, Martha Telles, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal, Gäetan, Eduardo Batarda, Daniel Blaufuks, Bárbara Assis Pacheco, Miguel Branco, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Pedro Portugal, José Pedro Croft, Ilda David, Jorge Molder, José Loureiro, Álvaro Lapa, Ana Hatherly, João Vilhena, entre muitos outros. Esta infra-estrutura conta com uma área coberta de construção de 12 000 m², tendo sido edificado como ampliação da já existente "Casa da Cultura da Calheta", onde funcionava presentemente o espaço "Galeria"



Praia da Laje ilha da Madeira





A Praia da Laje ou Praia da Jamaica é uma praia de areia preta situada na freguesia do Seixal, na ilha da Madeira, em Portugal.

No ano de 2004 foi alvo de melhorias, passando a ter balneários, restaurante e nadador salvador.

A Praia da Laje, de acesso livre, é uma praia de areia preta de acesso livre com instalações sanitárias.   Esta praia não tem vigilância.   O Complexo Balnear da Laje, também conhecido por “Praia da Jamaica”, situa-se na costa norte da ilha, na freguesia do Seixal. Esta praia fica escondida entre rochedos e é tem uma beleza de uma paisagem pintada pelo verde da montanha e pelo azul cristalino do mar. O nome praia da Jamaica adveio da plantação de palmeiras no passeio que leva ao mar. Esta praia de areia preta distingue-se, não só pelas águas cristalinas, mas também pela tranquilidade que transmite. Apesar de ter instalações sanitárias e um bar de apoio no verão, esta praia não tem vigilância.

Museu de História Natural do Funchal





Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais.

O Museu de História Natural é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira, inaugurado oficialmente a 5 de Outubro de 1933. Está instalado no Palácio de São Pedro, no Funchal, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, dos meados do século XVIII, mandado construir pela família Carvalhal.Após a sua aquisição pela Câmara Municipal do Funchal, em 19 de setembro de 1929, ali foram instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu Regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira.Atualmente, apenas funciona no edifício o Museu de História Natural do Funchal, a sua Biblioteca Científica e o Aquário Municipal. Museu de História Natural do Funchal é o mais antigo museu do arquipélago da Madeira. Localiza-se no Palácio de São Pedro, uma das mais significantivas obras da arquitetura civil portuguesa, de finais do século XVII, na Rua da Mouraria, no Funchal. Já existia como Museu Regional da Madeira desde 1929, mas foi inaugurado com a designação de Museu Municipal do Funchal (mais recentemente Museu Municipal do Funchal (História Natural)) oficialmente em 5 de outubro de 1933.



Casas Tipicas de Santana da ilha da Madeira





Queda de água à beira Mar que se projecta a uma altura de aproximadamente 100m. Depois de repousar um pouco e apreciar a paisagem natural envolvente e a espectacular cascata, é tempo de visitar o Núcleo de Casas Típicas de Santana que constitui um espaço de preservação, ampliado pelo Município de Santana, em memória do património local.



Aqui estão dispostas algumas das casas típicas de Santana.









Madeira Optics Museum Ilha da Madeira





O Madeira Optics Museum, também conhecido por Museu da Madeira, é um museu localizado na cidade do Funchal. Este museu conta no seu espólio com peças de vários ramos da óptica, oriundas de todo o mundo, coleccionadas desde a década de 1960 até à actualidade.

O Museu da Ótica da Madeira apresenta uma coleção de dispositivos relacionados à óptica, adquiridos pelos proprietários nas suas viagens à volta do mundo, nos últimos 50 anos.

A coleção está organizada em 10 subcategorias como câmeras fotográficas, câmeras de filme e projetores, binóculos e telescópios, o objetos que datados entre os  sécs. XVIII e XX.   O museu está localizado num antigo edifício do século 19, classificado edifício de interesse histórico e arquitetônico, mantendo assim a maioria das características originais da sua fachada. Este edifício foi objecto de pequenas obras de restauração que visaram a requalificação da área circundante e do dito museu.   A coleção está disposta num espaço com uma área de 150m2 a qual engloba um pequeno jardim exterior onde os visitantes podem tomar uma xícara de chá / café.

Vereda da Ponta de São Lourenço o local mais bonito de Porto Santo Madeira





A Península de São Lourenço é de origem vulcânica, na sua maioria basáltica, existindo também formações de sedimentos calcários. No seu seguimento temos dois ilhéus: o ilhéu da Cevada, da Metade ou dos Desembarcadouros, o ilhéu da Ponta de S. Lourenço, do Farol ou de Fora. Na linha do horizonte podem observar-se a Sul as ilhas Desertas e a Norte as ilhas do Porto Santo











Porto Santo é o Paraiso no Atlântico fica em Portugal





Vista aérea do Miradouro da Portela e Moinhos de vento. A grande atracção no Porto Santo, é sem dúvidas a longa praia de areia dourada, estendida ao longo de nove quilómetros desde a Vila Baleira até à Ponta da Calheta.



A água, aquecida pelas correntes do Golfo e as temperaturas amenas são também atracções acrescidas aos visitantes estrangeiros. No entanto este amplo espaço, não significa que esteja apinhada com banhistas como em muitos outros resorts europeus.





Diz-se que as suaves areias têm propriedades terapêuticas para reumatismo e varizes, por isso de tempos em tempos há-de ver pessoas enterradas na areia até ao pescoço.



Museu de Eletricidade Casa da Luz Ilha da Madeira





O Museu de Eletricidade - Casa da Luz é um museu da Empresa de Eletricidade da Madeira. Situado na baixa do Funchal, ilha da Madeira. Foi inaugurado a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.

O Museu de Electricidade Casa da Luz, é um Museu de Empresa, (EEM- Empresa de Electricidade da Madeira), que está instalado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, a então Madeira Electric Lighting Company Limited, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.Após várias alterações, em 1949, irão surgir os Serviços Municipalizados de Eletricidade, passando-se pela primeira vez para uma entidade pública um setor estratégico. Em 1974 será criada a empresa pública (EEM), responsável pela produção transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989, tendo acolhido desde então o Museu de Electricidade-”Casa da Luz”.Museu apresenta uma exposição sobre várias áreas temáticas. Uma primeira, mostra vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma primeira área de exposição, sob o título “Luzes do Funchal”, mostra vários tipos de iluminação utilizados na cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade.

Uma segunda área temática, intitulada por “Um Século de Eletricidade”, apresenta-nos um historial evolutivo da eletrificação no arquipélago, com a presença de maquinaria diversa e com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica.

Procedeu-se ainda à instalação, no local de exposição denominado "Segunda Nave", de um posto de transformação com a respetiva ligação a um poste de eletricidade. Este espaço foi ainda completado com maquetas de várias centrais elétricas e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.



É das mais lindas quedas de agua da ilha da Madeira a cascata do Véu da Noiva no Seixal





Situado na antiga estrada que liga o Seixal a São Vicente, numa das mais emblemáticas paisagens da Madeira encontramos a Cascata do Véu da Noiva que, devido à sua altura e à carga de água que jorra pela encosta abaixo, faz lembrar o véu de uma noiva.



Neste local pode também usufruir de uma agradável vista sobre o Atlântico e as encostas da costa norte da Madeira.









Miradouro da Ponta do Garajau Cristo Rei da ilha da Madeira





A Estátua do Cristo Rei do Garajau é uma obra da autoria do escultor francês Georges Serraz, erigida ao Sagrado Coração de Jesus, encontra-se no miradouro da Ponta do Garajau, que oferece uma magnífica vista.

O monumento consiste numa estátua de Cristo de braços abertos, voltada para o oceano. Na base da falésia do Garajau localiza-se a Praia do Garajau. O acesso a esta praia poderá ser feito através de teleférico.

A particularidade desta praia reside nas suas águas calmas e cristalinas são muito procuradas pelos praticantes de mergulho.









Madeira Story Centre Ilha da Madeira





O Madeira Story Centre é um museu interativo português que relata a História e Cultura da Madeira, localizado na Zona Velha da cidade do Funchal, Madeira.

O Madeira Story Centre, é um museu situado em plena Zona Velha do Funchal, onde ficará a conhecer toda a História da Madeira de forma tão envolvente que sentir-se-í  parte dela!

Os conteúdos do Museu são rigorosos e detalhados para dar-lhe a melhor informação sobre a História e Cultura da Madeira; das origens vulcânicas aos hidroaviões, passando pelas descobertas e até por ataques de ferozes piratas, tudo contado com a exactidão que você exige.

Madeira Story Centre inclui ainda uma grande loja de Artesanato com artigos regionais e um restaurante tí­pico situado no terraço panorâmico com capacidade para 200 pessoas para promoção da gastronomia madeirense.

Madeira Story Centre, é um museu situado em plena Zona Velha do Funchal, onde ficará a conhecer toda a História da Madeira de forma tão envolvente que sentir-se-à parte dela!

Os conteúdos do Museu são rigorosos e detalhados para dar-lhe a melhor informação sobre a História e Cultura da Madeira; das origens vulcânicas aos hidroaviões, passando pelas descobertas e até por ataques de ferozes piratas, tudo contado com a exactidão que você exige.

Madeira Story Centre inclui ainda uma grande loja de Artesanato com artigos regionais e um restaurante típico situado no terraço panorâmico com capacidade para 200 pessoas para promoção da gastronomia madeirense.

Dispõe ainda de jardins temáticos onde ficará a conhecer as plantas e flores típicas da Madeira, sobre uma vista magnifica do centro histórico do Funchal.



É o cabo mais alto da Europa com 580m de altura Miradouro do Cabo Girão





O Miradouro do Cabo Girão é o cabo mais alto da Europa, com 580m de altura, famoso pela sua plataforma suspensa em vidro.



O miradouro do Cabo Girão, situado no promontório mais alto da Europa, a 580 m de altitude, oferece uma vertiginosa vista sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão pequenas áreas de terra cultivadas no sopé da falésia, bem como magníficas panorâmicas sobre o oceano e os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal.



O miradouro foi alvo de obras de requalificação, tendo sido construído uma plataforma suspensa em vidro, denominada de skywalk.









Porto Santo as melhores praias da ilha Praia das Pedras Pretas e Cabeço da Ponta





A grande atracção no Porto Santo, é sem dúvidas a longa praia de areia dourada, estendida ao longo de nove quilómetros desde a Vila Baleira até à Ponta da Calheta.

A água, aquecida pelas correntes do Golfo e as temperaturas amenas são também atracções acrescidas aos visitantes estrangeiros. No entanto este amplo espaço, não significa que esteja apinhada com banhistas como em muitos outros resorts europeus.



Diz-se que as suaves areias têm propriedades terapêuticas para reumatismo e varizes, por isso de tempos em tempos há-de ver pessoas enterradas na areia até ao pescoço.









Farol da Ponta do Pargo é o mais visitado de Portugal e as imagem falam por si





O lindo farol da Ponta do Pargo fica localizado na ponta oeste da Ilha da Madeira. Este local é um dos melhores da ilha para se ver o pôr do sol.

 

 



  Inaugurado em 1922, o farol está situado na ponta mais ocidental da ilha, erguendo-se numa arriba a 290 metros de altitude. Erguido na Ponta da Vigia, a 290 metros de altitude, o farol da Ponta do Pargo entrou em funcionamento a 5 de junho de 1922.A dominar o alto da arriba, a torre mede 14 m de altura e o seu foco está a 312 m de altitude.O farol foi eletrificado, com energia da rede pública, em 1989 e, dez anos depois, em 1999, o Governo Regional declara-o de valor cultural da Região, classificando-o como Património de Valor Local.Em 2001 é criado um pequeno núcleo museológico, onde estão expostas várias peças relativas aos faróis da Madeira, desde fotografias a documentação variada concentrando, num só espaço, a origem destes importantes monumentos para a história do arquipélago.

Centro das Artes Casa das Mudas Madeira





Abriu ao público no dia 8 de outubro de 2015 o Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira. O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1992 e instalado na Fortaleza de São Tiago no Funchal. Desde 1986 que uma seleção de obras de arte estiveram expostas na Quinta Magnólia no Funchal sobre a designação de Núcleo de Arte Contemporânea. A coleção tem a sua origem nos prémios Cidade do Funchal, organizados em 1966 e 1967, pela então Delegação de Turismo da Madeira.

O Centro das Artes-Casa das Mudas na Calheta foi inaugurado em 2004 e é projecto do premiado arquitecto madeirense Paulo David, tendo ao longo dos seus onze anos de vida realizado numerosos projectos expositivos temporários, assim como desenvolveu uma programação variada no seu auditório.

Foi decidida a passagem da coleção de arte contemporânea da Fortaleza de São Tiago, onde sempre viveu com constrangimentos, para as novas instalações. De cerca de 400 m2 de área de exposição passou a dispor de cerca de 1800 m2. O novo Museu dispõe de reservas, outras áreas técnicas, centro de documentação, auditório, cafetaria e loja.

O Centro das Artes - Casa das Mudas, edifí­cio premiado internacionalmente pela sua arquitectura e perfeita integração na paisagem, está localizado no concelho da Calheta, na zona oeste da Região Autónoma da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal. Nele está sediado o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, anteriormente localizado na Fortaleza de São Tiago com a designação de Museu de Arte Contemporânea do Funchal.

O Centro das Artes - Casa das Mudas, da autoria do arquitecto Paulo David, nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitectura contemporânea Mies van der Rohe, conta com uma área coberta de construção de 12.000 m, tendo sido construí­do como expansão da já existente Casa da Cultura da Calheta, onde funciona actualmente o espaço Galeria.

Com um núcleo de construção completamente novo e autónomo, o novo Centro inclui área para exposições, auditório, biblioteca, loja, cafetaria, restaurante e uma ampla zona de animação cultural para ateliês e oficinas artí­sticas e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 92 lugares.

O edifí­cio foi concebido de modo a criar um ambiente sóbrio e aprazí­vel, proporcionando perspectivas de visão a partir do interior, sobre o mar e as encostas circundantes.

Na sua construção foram adoptadas soluções técnicas que permitissem garantir a funcionalidade dos espaços criados e o melhor enquadramento possí­vel do edifí­cio no espaço envolvente.









O que visitar e conhecer em Portugal

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Évora

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Évora

Chafariz da Praa do Giraldo em voraO Chafariz da Praça do Giraldo está localizado na freguesia de Santo Antão em Évora.O chafariz da atual Praça do Giraldo, conhecida como Terreiro ou Praça de Alconchel nos séculos XIII e XIV e simplesmente Praça Grande entre os séculos XV e XIX, veio...
Dicas dos 9 lugares grátis para visitar monumentos Portalegre

Dicas dos 9 lugares grátis para visitar monumentos Portalegre

Castelo de Campo MaiorO Castelo de Campo Maior, no Alentejo, localiza-se na freguesia de São João Baptista, povoação de Campo Maior, concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre, em Portugal. Erguido no alto do outeiro de Santa Vitória para defesa da raia alentejana, do alto de suas torres se divisam as vizinh...
Os 7 melhores locais para visitar em Matosinhos

Os 7 melhores locais para visitar em Matosinhos

Padro do Bom Jesus de MatosinhosO Padrão do Bom Jesus de Matosinhos localiza-se em Matosinhos, Portugal.  Datado do século XVIII e conhecido também por “Senhor do Espinheiro” ou “Senhor da Areia”, assinala o local onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Bom Jesus de Bouças, mais tar...
Visitar Barcelos os 7 melhores locais

Visitar Barcelos os 7 melhores locais

Muralha do (troo)Construção da Muralha troço datada do século XV, parte da iniciativa do 8.º Conde de Barcelos, D. Afonso. Possuía três portas principais, das quais apenas resta a Torre da Porta Nova. São ainda hoje visíveis troços na frente ribeirinha do Cávado e na Ru...