As maiores árvores de natal do Mundo Portugal já teve na lista


Todo ano, em dezembro, as árvores de Natal tomam conta das cidades, das casas e até dos centros comerciais, e são árvores de todos os tipos: pinheirinhos de verdade, artificiais e até mesmo uma junção de objetos que criam a forma triangular dos pinheiros. Cidades pelo mundo criam árvores de Natal gigantescas com muitas luzes e enfeites. Hoje, veremos algumas curiosidades sobre elas.

 

Temos consciencia que talvez nao seja possível fazer uma réplica exata na tua sala, por problemas de espaço, mas estes exemplos podem inspirar-te e dar-te algumas ideias sobre como decorar a tua árvore este ano. Já sabes, é tudo uma questão de escala…

E quem sabe se depois de ler este artigo e ver estas belas imagens nao decides viajar este Natal e ver estes impressionantes exemplares ao vivo!

 

Árvore flutuante no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro já foi palco da maior árvore de Natal flutuante do mundo. Localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, ela possui mais de 70 metros de altura e é enfeitada com o brilho de 900 mil lâmpadas coloridas de led.

 




Uma árvore de Natal de verdade em Nova York

A árvore de Natal montada no Rockefeller Center é um clássico de Nova York, sendo colocada no mesmo lugar desde 1933. É um dos símbolos de Natal mais conhecidos do mundo. É aos pés dela, por exemplo, que o personagem de Macaulay Culkin reencontra a mãe no clássico natalino “Esqueceram de Mim 2”.

O interessante sobre esta árvore é que se trata de uma árvore de verdade, geralmente com cerca de 30 metros de altura. Há uma pessoa responsável em procurar enormes pinheiros durante todo o ano em cidades como Connecticut, Vermont, Ohio, Nova York e New Jersey. Assim que a árvore é escolhida, ela é transportada para o Rockefeller Center por meio de um guindaste.

 



A maior árvore de Natal do mundo

Reconhecida desde 1991 pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo, a árvore de Natal da cidade de Gubbio, aos pés do Monte Ingino, no centro da Itália, leva cerca de quatro meses para ser montada. 

A árvore natalina possui 750 metros de altura, 350 metros de largura e se estende por uma área que corresponde a pouco menos de 30 campos de futebol. Só a estrela cadente, localizada no topo, tem cerca de mil metros. Os 950 pontos de iluminação estão ligados a 7.500 metros de cabos elétricos ligados a 1.350 plugues. Toda a árvore é alimentada por luzes de baixo consumo que usam apenas 35 Kw. Ao todo, são 250 luzes amarelas utilizadas no topo, 300 para criar a imagem da árvore e 400 coloridas para preencher a decoração.




Criatividade e sustentabilidade em árvores de Natal

Não podemos deixar de falar sobre a grandiosidade das ideias espalhadas pelo mundo. Existem árvores de Natal feitas de pneus, garrafas pets, caixotes de madeira e diversos outros materiais reutilizados. Veja alguns exemplos:

A árvore abaixo possui 21 metros de altura e foi instalada em Salvador, Bahia. A novidade é que ela foi construída com 22 mil garrafas pet. Foi usada uma série de lacres para prender um recipiente ao outro. As bolas coloridas foram feitas com tesouras e tintas. 

 



 

Esta outra, em Lismore, na Austrália, mede 5,5 metros e foi feita com cerca de 150 pneus, 100 tampas, 120 garrafas pet (para formar a estrela), latas de alumínio e 40 lâmpadas antigas da pista do Aeroporto Lismore.

Uma “Ponte de Natal”, São Paulo, Brasil

Natal em Salerno, Itália

Fonte: marciovfoto via Flickr

O Natal de São Paulo é o mais iluminado do mundo. Em 2008, por exemplo, a cidade contava com 2,3 milhões de pontos de luz nesta época natalícia. Um dos mais populares é esta Ponte Octávio Frias de Oliveira, com 138 metros de altura e 40 mil luzes LED que se podem ver a quilómetros de distância.

 

Ao estilo mexicano – Cidade do México, México

Natal na Cidade do México

Fonte: Cathy Kent via Pinterest

Árvore construída num importante ponto turístico da Cidade do México, o Paseo de la Reforma, Media 112 metros de altura e 35 de diâmetro.

 

Em Portugal já tivemos a maior da Europa

 

No Porto em 2007 uma arvore de natal com 76 m 2.400 milhões de micro lâmpadas, 13.000 lâmpadas bolinha, 28.000 metros de mangueira luminosa, 500 metros de néon e 600 strobes

 

Em Lisboa em 2006 e 2007 com 76 m 2.400 milhões de micro lâmpadas, 13.000 lâmpadas bolinha, 28.000 metros de mangueira luminosa, 500 metros de néon e 600 strobes




Maior Árvore de Natal da Europa já foi em Lisboa e Porto foi uma mega estrutura de aço e milhões de pequenas luzes, oferecida pelo Millenium BCP à Cidade de Lisboa em 2004, 2005 (com uma réplica em Varsóvia) e 2006, e à Cidade do Porto em 2007 (tendo contado com uma réplica em Bucareste); em 2008 passa para as "mãos" da ZON TV Cabo, que recolocou a árvore em Lisboa em 2008 e 2009. A maior altura atingida pela árvore foi 76 metros de altura, em 2007, sendo que em 2004 tinha apenas 62 metros de altura. Actualmente (2008 e 2009), a árvore conta com apenas 44 metros de altura devido à sua localização, pois o local onde está instalada é uma passagem para aviões que descolam e aterram no aeroporto de Lisboa. Assim, uma altura superior poderia causar problemas no tráfego aéreo. No entanto, estando a árvore localizada no topo de uma colina central de Lisboa (o topo do Parque Eduardo VII), era possível visionar a estrutura de toda a cidade.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal