O Cristo Rei mais secreto de Portugal fica a 1 hora de Viseu


O concelho uniu esforços e empenhou-se na construção de um conjunto de infraestruturas de cariz religioso, entre as quais se destaca a imagem do Cristo Rei.

Este foi idealizado e construído por iniciativa do Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo. Estava assim dado mais um passo para a definitiva sacralização do altar natural da Marofa, sendo pretensão do arciprestado homenagear a realeza de Nosso Senhor, ficando a estátua como um padrão público, testemunha da fé viva e filial do povo de Figueira ao Cristo rei.

Esculpida em granito branco e com seis metros de altura, a estátua, idealizada pelo escultor Joaquim Barreira, foi colocada no promontório onde ainda está inserida em Julho de 1956.




Foi no dia da Peregrinação ao santuário da Marofa, na grande festa que ali ocorria todos os dias 13 de Agosto, que se inaugurou a estátua.

 

Organização Mundial do Turismo da o Prémio Best Tourism Village nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, oriundas de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.

 

 

Aldeia  Castelo Rodrigo são as duas aldeias portuguesas vencedoras do Prémio Best Tourism Village da Organização Mundial do Turismo. A distinção foi hoje anunciada durante a 24.ª Assembleia Geral da OMT que está a decorrer em Madrid, em Espanha.

 

É o primeiro ano que estes prémios são atribuídos, com o objetivo de distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial e, desta forma, contribuir para a valorização do território rural e comunidades locais através do turismo.

 

 
 
 
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Com a atribuição destes prémios, a OMT pretende ainda contribuir para aumentar a visibilidade das aldeias e chamar a atenção para o potencial turístico destes territórios, por forma a atrair mais visitantes; promover as tradições e cultura das regiões, conferindo-lhes uma maior projeção e reconhecimento à escala internacional; incentivar o desenvolvimento das aldeias através de abordagens de sustentabilidade – económica, social e ambiental – que sejam transformadoras e em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas; e gerar redes entre as diversas aldeias a nível global.

 

 

Nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, oriundas de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.

 

A validade do selo Best Tourism Village é de três anos, após os quais, a aldeia será novamente avaliada de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para lhe ser renovado o selo.

 

 

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