Nasceu há mais de 140 anos é o melhor de Portugal e um dos melhores do mundo

Nasceu há mais de 140 anos é o melhor de Portugal e um dos melhores do mundo

Na próxima terça-feira, dia 31 de julho, os 143 anos mercado O mercado de peixe do Livramento foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo. A sardinha é a estrela e os azulejos das paredes também não escaparam ao USA Today.




Conhecido pelas suas bancas de peixe sempre fresco, o Mercado do Livramento foi considerado, em 2015, pelo jornal americano USA Today um dos melhores mercados de peixe do mundo. Além do peixe, no mercado – ou praça, como é conhecido entre os setubalenses – encontra-se também produtos hortícolas, ervas aromáticas e produtos regionais, como o vinho, o mel, várias qualidades de pão e artesanato local.

 

Todos os dias o mercado é procurado por turistas, que vêm não só pelos produtos, mas também para fotografar o painel de azulejos novecentista, com mais de cinco mil peças, que retrata cenas da vida quotidiana. O primeiro edifício do Mercado do Livramento foi inaugurado em 1876, sendo substituído por outra construção, em 1930.

 

 

A publicação destaca que Setúbal é uma área com uma grande tradição de pesca e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Paula Feijó (@paulafeijo22)




A decoração do Livramento, único mercado português em destaque, também não escapou ao USA Today. Referem as paredes, cobertas pelos “chamados azulejos”, que retratam cenas da vida quotidiana, “como a pesca ou a agricultura”. No mercado premiado estão 5700 peças de azulejos.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Visit Setúbal (@visit_setubal)




O Mercado do Livramento, em Setúbal, foi considerado um dos melhores do mundo. Uma enorme variedade de peixe fresco, fruta e produtos hortícolas, pão, queijos e doçaria regional, há de tudo, num cenário agradável com destaque para um enorme painel de azulejos que conta parte da História daquela cidade. Todos os dias setubalenses e turistas vão lá fazer compras, já que a maioria dos vendedores são também produtores.







O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer em Ponta Delgada os 8 melhores pontos turisticos

O que fazer em Ponta Delgada os 8 melhores pontos turisticos

Praia das Escaleiras piscina natural localizada Praia da Vitria, ilha Terceira, AoresA Piscina das Escaleiras é uma piscina natural localizada na freguesia da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Trata-se de uma praia composta por uma parte de areias grossas e por uma parte rocha de pedras bas&aacu...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Viana do Castelo

As 7 melhores coisas para fazer e visitar em Viana do Castelo

Praia do Pa Viana do CasteloA Praia de Paçô, situa-se na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo. Está localizada a 10 Km da sede de Concelho e a 7km de Vila Praia de u00c2ncora. A praia situa-se numa pequena baí­a a 1km a noroeste do Farol de Montedor e tem cerca de 350 m de comprimento por 70 de...
Os 15 melhores locais para visitar em Évora

Os 15 melhores locais para visitar em Évora

Castelo de vora MonteO Castelo de Évora Monte, também conhecido como Castelo de Evoramonte, localiza-se na freguesia de Evoramonte, concelho de Estremoz, distrito de Évora, no Alentejo, em Portugal. Erguido em um dos pontos mais elevados da serra de Ossa, no centro da povoação, do alto de seus muros domina-se um...
Dicas 9 lugares grátis para visitar em Ponta Delgada

Dicas 9 lugares grátis para visitar em Ponta Delgada

Praia de Porto Martins Praia da Vitria ilha terceira nos AoresPorto Martins é uma freguesia rural do concelho da Praia da Vitória, Região Autónoma dos Açores. A sua paisagem é bastante invulgar e variada, caracteriza-se por estar coberta de vinhas estendidas por cima da...