Braga eleita a melhor cidade para viver em Portugal

Braga eleita a melhor cidade para viver em Portugal

Jovem, dinâmica, ensino superior de qualidade. Cidade repleta de cultura e monumentos. Tal como outras cidades de média dimensão, tem a vantagem de ser mais barata em termos de habitação.

 

Quase todos os bracarenses (97%) vivem felizes na cidade, o que coloca a cidade no terceiro lugar da tabela de um Eurobarómetro sobre qualidade de vida nas cidades europeias.

 

Braga ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades europeias com melhor qualidade de vida. O inquérito, conduzido pela Comissão Europeia, conclui que 97% dos bracarenses está satisfeito com o que tem.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Shawna Newman (@unlockadventure)

 

Só três por cento dos 200 mil habitantes de Braga consideram que a cidade dos arcebispos não é um ótimo lugar para se viver. Os dados do último ‘Eurobarómetro sobre a qualidade de vida’ indicam que a capital do Minho ocupa o 3º lugar na Europa e o 1º em Portugal, com 97 por cento dos seus habitantes satisfeitos.

 

Braga partilha o terceiro lugar com mais oito cidades, como Málaga ou Estocolmo, embora nos itens considerados mais fundamentais a capital do Minho se destaque das restantes.

 

A boa relação entre o preço e a qualidade da habitação e a excelência dos serviços de educação são os aspetos que mais contribuem para a extraordinária classificação da cidade, tendo aí conseguido os 2º e 3º lugares, respetivamente.

 

Também a integração social, o acolhimento de estrangeiros e os serviços de saúde estão no topo da preferência da esmagadora maioria dos habitantes de Braga. Já o urbanismo merece apenas 68 por cento das opiniões favoráveis, enquanto a eficiência dos serviços públicos se fica pelos 62 por cento.

 

"Trata-se de uma notícia que nos deixa muito satisfeitos e que nos incentiva a fazer cada vez mais e melhor, no sentido de acrescentar à qualidade de vida dos habitantes de Braga", disse ao Correio da Manhã Ricardo Rio, presidente da câmara.

 

Entre as 79 cidades europeias em que foi realizado o inquérito, Braga aparece em lugar de destaque, sendo apenas ultrapassada por Alborg (Dinamarca), Vilnius (Lituânia) e Belfast (Reino Unido), que ficaram ex aequo em 2º lugar, com 98 por cento dos habitantes satisfeitos, e pelos primeiros classificados, Oslo (Noruega) e Zurique (Suíça), que têm 99 por cento dos seus habitantes felizes.

 

A outra cidade portuguesa analisada foi Lisboa, cuja satisfação dos seus habitantes a coloca a meio da tabela.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

O que fazer em Vila do Conde os 15 melhores sitios para visitar na cidade

O que fazer em Vila do Conde os 15 melhores sitios para visitar na cidade

Aqueduto de Santa Clara (Vila do Conde)O Aqueduto de Santa Clara estende-se entre Terroso, na Póvoa de Varzim, e o Convento de Santa Clara em Vila do Conde, no distrito do Porto, em Portugal. Abrangendo os concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encontram-se centenas de arcos que fazem parte de um aqueduto que desde 1714 perm...
Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Guimarães

Os 9 melhores sitios para ver e visitar em Guimarães

Pao dos Duques de Bragana (Guimares)O Paço dos Duques de Bragança (tipicamente designado de apenas Paço dos Duques) foi construí­do no século XV, em Guimarães, por D. Afonso, 1.º duque de Bragança para a sua amante. Quando estivesse o rei com esta, já tinha uma residência lux...
Os 15 melhores locais para visitar em Monumentos Viseu

Os 15 melhores locais para visitar em Monumentos Viseu

Igreja de So Miguel (Armamar)A Igreja Matriz de Armamar (ou Igreja de São Miguel), cuja construção remonta possivelmente ao século XII, é o único monumento nacional do concelho de Armamar, Portugal. Sofreu várias intervenções posteriores à construção nos séc...
As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Setúbal

As 12 melhores coisas para fazer no inverno em Setúbal

Praia de Albarquel Serra da ArrbidaA Praia de Albarquel é uma praia no concelho de Setúbal a 0,5km de distância da cidade, no sopé da Serra da Arrábida. Tem de extensão 300 metros e possui dois quiosques, um restaurante e uma esplanada de verão. Tem um areal extenso, delimitado a poente por uma sali...