O Percurso Recomendado que liga os dois pontos mais altos da Madeira, o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, foi uma das escolha Homem Que Trilhou o Mundo, o nome da conta de um Instragrammer londrino que, solicitado pelo The Guardian, elencou cinco percursos que combinam as mínimas limitações físicas para o ser humano (nenhum deles, diz o autor, demora mais do que cinco horas a ser percorrido por completado) e paisagens emblemáticas.

 

 

Conforme avança a notícia do The Guardian, este caminho liga os dois pontos mais altos da Madeira, o Pico Ruivo (1.861 metros) e o Pico do Areeiro (1.817 metros) é um dos 5 trilhos

 

 

Este percurso tem início junto à Pousada do Pico do Areeiro, a escassos metros existe o miradouro do Ninho da Manta, local onde supostamente a ave de rapina com o nome comum de Manta (Buteo buteo), nidificava.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Marta Ryczek (@mar_ryc)

 

Daqui é possível observar o vale da Fajã da Nogueira onde nidificam os Patagarros (Puffinus puffinus), São Roque do Faial e grande parte da Cordilheira Montanhosa Central.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pia (@piavonbl)

 

Neste local ocorre a nidificação da espécie endémica Freira da Madeira (Pterodroma madeira), considerada a ave marinha mais ameaçada da Europa.

 

 

 

Para atingir o Pico Ruivo, é contornar o Pico das Torres por uma subida íngreme através de uma escadaria escavada na rocha e posteriormente uma descida. A parte mais difícil deste trilho é a subida final até à Casa de Abrigo do Pico Ruivo.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal