A praia fluvial com a água mais fria de Portugal fica a 800 metros de altitude

Praia Fluvial de uma paisagem linda cheia de pequenas piscinas rodadas de rocha ao longo de um percurso amplo, vale a pena descobrir, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciário de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis.
Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, oferecendo ainda a possibilidade de praticar diversas atividades de aventura e passeios pedestres.
Aqui são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.
Ver esta publicação no Instagram
Situada a cerca de 800 metros de altitude, no curso da Ribeira de Loriga, que nasce no planalto superior da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas.
A sua qualidade tem sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Ver esta publicação no Instagram
Esta praia também foi umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais. Por tudo isto e pela fama alcançada é muito procurada e apreciada por banhistas amantes da natureza.
O relevo acidentado e o valor ambiental da paisagem envolvente determinam uma elevada aptidão para a prática de atividades de aventura, desportos de natureza ou pedestrianismo. Descubra a Rota da Garganta de Loriga e os Caminhos de Montanha.
Ver esta publicação no Instagram
Também os mais pequenos se podem divertir ao terem ao seu dispor um parque infantil que satisfaz as suas delícias.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Como a própria praia, também os socalcos e a sua complexa rede de irrigação, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil, são um verdadeiro ex-libris, uma obra que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do património histórico da vila de Loriga.