Fica a 100 km do Porto tem mais de 60 metros de altura a cascata mais secreta do norte de Portugal

Fica a 100 km do Porto tem mais de 60 metros de altura a cascata mais secreta do norte de Portugal

Uma cascata com 60m de altura situada na nascente do Rio Póio Cascata Cai dAlto, quando ouvimos alguém mencionar as aventuras que teve no Póio, está a referir-se, certamente, ao canyoning e à caminhada aquática que lá se praticam (o Pena Aventura Park organiza expedições), e estes são habitualmente prestados no segundo trecho, que já é viajável, mas cujos obstáculos são suficientemente grandes para não ser recomendado a qualquer pessoa.

 

O início pode ser feito de vários pontos. A montante temos a hipótese de partir de uma estrada que nos leva de Azeveda até ao rio (a meio da estrada consegue vê-lo à sua direita, bem como um pequeno carreiro em terra que nos leva até lá abaixo) ou da ponte que se encontra imediatamente a sul de Cabriz.

 

A jusante, de Cabriz para oeste, o Rio Póio abranda tornando-se um rio de planície, o que significa que temos muito mais opções para o poder conhecer – há mesmo uma praia fluvial junto a Cerva – e por isso descartamos esta parte da dita caminhada aquática.

 

 

Cascata Cai dAlto. Uma cascata com 60m de altura situada na nascente do Rio Póio, freguesia de Cerva, Ribeira de Pena, Vila Real. A sua beleza, com as águas claras a correrem serenamente sobre as rochas graníticas até desembocarem nunca lagoa, é a prova viva que por vezes caminhos difíceis levam a sítios incríveis! 

 

 

Numa zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena situa-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sendo o concelho atravessado por diversos rios, que o tornam fresco e verdejante e oferecem excelentes condições para a pesca.

 

 



Remontam à Pré-História os vestígios da ocupação ancestral da região, como o Santuário Rupestre de Lamelas e os castros no cimo dos montes do concelho.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Joana Pires (@j0anapires)

 


É ainda de referir a Ponte de Cavês que atravessa o Rio Tâmega e a Igreja de São Salvador, mandada edificar no séc. XVIII por um natural da localidade que regressou rico após um período de emigração no Brasil.

 

 

Conseguimos separar o Rio Póio em três distintos trechos. Um que engloba a sua fase indomável, que vai desde a sua nascente, em Alvadia, até à Cascata Cai d’Alto. Outro que segue da Cascata Cai d’Alto até às redondezas de Cabriz. E outro que parte de Cabriz até à confluência com o Louredo, onde termina.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Visit Cerva (@visitcerva)

 

Se a primeira parte é de quase impossível acesso dado todo o enquadramento onde se encontra, protegido pelos contrafortes abruptos que sobram do Alvão, a segunda, embora com grau de dificuldade acentuado, já é visitável pelos mais afoitos, e a terceira, por fim, tem um registo campino, sem grandes atribulações, e, como tal, está ao dispor da maioria dos visitantes.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Costa da Caparica

Os 10 melhores pontos turisticos e passeios em Costa da Caparica

Praia da Riviera Costa da CaparicaPraia popular rodeada por pequenas dunas e arbustos. Tem uma pequena lagoa de água salgada. Praia limpa e cuidada, tem um mar calmo, não apresentando grande perigosidade.Praia do Albatroz na Costa da CaparicaPraia com óptimas condições balneares, ideal para famílias co...
Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Coimbra

Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Coimbra

Aqueduto romano de Conmbriga Condeixa-a-VelhaO aqueduto foi construí­do no século I d. C., o aqueduto ter-se-á inserido no projecto de urbanização da cidade de Coní­mbriga durante a época de Augusto com cerca de três quilómetros cuja conduta é, essencialmente, subterr&ac...
Os 15 melhores locais para visitar em Mafra

Os 15 melhores locais para visitar em Mafra

Palcio Nacional de MafraO Convento/Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, em Portugal, a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciar...
Dicas 7 lugares grátis para visitar em Ponta Delgada

Dicas 7 lugares grátis para visitar em Ponta Delgada

Praia dos Sargentos Praia da Vitria, ilha Terceira, AoresA Praia dos Sargentos é uma praia portuguesa localizada na freguesia da Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores. Prainha, Praia Grande e Praia dos Sargentos são os três areais que formam a zona balnear da Baía da Praia, ...