Fica a 30 minutos de Aveiro a cascata mais bonita de Portugal

Fica a 30 minutos de Aveiro a cascata mais bonita de Portugal

Não sabemos se é realmente a cascata mais bonita de Portugal continental, até porque não as conhecemos todas. Mas sem dúvida que a cascata da Cabreia é impressionante, nos seus 25 metros de altura, e com a atmosfera pacífica que a rodeia. Trata-se de um local mágico, envolvo em vegetação luxuriante, que nos transmite uma enorme sensação de comunhão com a natureza.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Isabel Ribeiro (@isabell.ribeiro)

 

Em 1862 e 1863, há registos dos moradores protestarem contra a indústria de mineração, que estava a ter um impacto negativo sobre a beleza da paisagem. Apesar de tudo, o complexo só foi definitivamente fechado em 1958, o que provocou um grande problema social na região, já que muitas pessoas perderam os seus empregos. Tal como aconteceu noutros pontos do país, muitos decidiram partir para a França ou para a Alemanha, em busca de uma vida melhor.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Dora Serra (@dora_serra_ds)

 



 

 

Ao nível da fauna, aqui pode encontrar a lontra, um mamífero brincalhão, que percorre quilómetros do rio todos os dias, em busca de alimento. No reino dos invertebrados, destacamos a protegida vaca-loura, um escaravelho de grande porte que se desenvolve nos carvalhais maduros.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sérgio Martins (@sergionunesmartins)

 

 

Neste ecossistema tão húmido, encontramos também facilmente endemismos ibéricos, como a salamandra-lusitânica, o tritão-de-ventre-laranja e o lagarto-de-água. Também se pode encontrar com frequência a salamandra-de-pintas-amarelas.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Mónica Mateus (@monikamatheus)

 

 

A melhor altura para visitar a cascata poderá ser no final de junho ou início de julho, quando se realiza o festival do Mirtilo, em Sever do Vouga. A festa dura 4 dias e tem mais de 10 anos de tradição. Para além dos mirtilos, existem muitas barracas de comida de rua e diferentes atividades e concertos a acontecer.

 

 

 

Não podíamos falar da cascata sem falar da vegetação que a envolve, numa galeria contínua de árvores com amieiros, freixos e borrazeira-preta, acompanhados por um sub-bosque rico em fetos e arbustos. Destacamos o feto-real, a gilbardeira e o raríssimo feto-vaqueiro, uma espécie prioritária para a conservação na Europa, sendo uma relíquia dos bosques subtropicais que cobriram a região noutros tempos.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Guarda

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Guarda

Museu do Po em Manteigas SeiaO Museu do Pão é um complexo museológico privado localizado em Seia, onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Abriu ao público a 26 de setembro de 2002. Está situado na Quinta Fonte do Marão, em Seia, junto &a...
Roteiro 10 lugares grátis para visitar em Évora

Roteiro 10 lugares grátis para visitar em Évora

Cerca medieval de voraA cerca medieval de Évora, também referida como cerca nova de Évora ou muralhas fernandinas de Évora, refere-se í s muralhas da cidade de Évora erigidas por D. Afonso IV e D. Fernando I. Localizam-se na freguesia da Santo Antão, na cidade de Évora, em Portugal. O s...
As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Portalegre

As 15 melhores coisas para fazer e visitar em Portalegre

Villa Lusitano-Romana de Torre de Palma voraA Villa Romana de Torre de Palma situa-se a cerca de 5 Km de Monforte, na herdade de Torre de Palma. Trata-se de uma vasta vila romana que de certo modo pertenceu a uma poderosa famí­lia Romana, os Basí­lios, nome é conhecido através de uma inscrição enco...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Póvoa de Varzim

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Póvoa de Varzim

Pelourinho da Pvoa de VarzimO Pelourinho da Póvoa de Varzim é constituí­do por uma coluna de pedra com a esfera armilar de D. Manuel I, assente sobre degraus. Simboliza a renovação do foral à Póvoa de Varzim, em 1514, por D. Manuel I, depois de várias reclamações dos poveiro...