Lisboa já tem mais dez compostores comunitários fertilizante e contribuir para a economia circular

Lisboa já tem mais dez compostores comunitários fertilizante e contribuir para a economia circular

Se estiver interessado em compostar, basta inscrever-se no site do programa Lisboa a Compostar e participar num workshop sobre as regras de funcionamento (duração mínima de 1h), após o qual recebe um compostor ou uma chave de acesso aos compostores comunitários, geridos pelos serviços de Higiene Urbana da autarquia, em colaboração com o Ambiente e Espaços Verdes, e as Juntas de Freguesia. No final do processo, o composto produzido é distribuído entre os participantes e utilizado nos espaços verdes da cidade como fertilizante.

 

Para quem não tem espaço para um compostor doméstico, os compostores comunitários são a solução óbvia: basta juntar os restos de jardim e/ou da preparação de refeições, nomeadamente de frutas e legumes, colocá-los no compostor e cobrir com ramos e folhas secas. O objectivo é reduzir a quantidade de resíduos que acabam no lixo indiferenciado, transformá-los em fertilizante e contribuir para a economia circular.

 

 

Aqui tens o link dos locais onde estão os pontos 

 

 

LISBOA A COMPOSTAR é um projeto que visa a formação em compostagem, a oferta de um compostor doméstico aos munícipes que têm espaço para o instalar e o apoio continuado da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA aos munícipes que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim.

Caso não tenha espaço com terra para instalar o seu compostor, poderá ainda assim inscrever-se e demonstrar interesse pela compostagem comunitária. A Câmara Municipal de Lisboa iniciou a instalação de compostores comunitários piloto em quatro freguesias: Ajuda, Areeiro, Campolide e Olivais.

Fazer compostagem doméstica evita o encaminhamento para incineração de resíduos valorizáveis. Só em 2017 foram recolhidas diariamente em Lisboa mais de 600 toneladas de lixo comum, das quais 40% de biodegradáveis, encaminhados para incineração. A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA propõe-se inverter este processo na origem, proporcionando aos munícipes forma de reciclarem estes resíduos nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais.

Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural.

Quer participar mas tem dúvidas? Inscreva-se e assista à formação que a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA lhe oferece com a entrega do compostor.

O Composto é o resultado do processo de transformação biológica, a que chamamos compostagem. Neste processo obtemos um fertilizante ou adubo que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 7 melhores lugares para visitar em Evora

Os 7 melhores lugares para visitar em Evora

Castelo da Lous ou Castelo Romano da LousaO chamado Castelo da Lousa, também referido como Castelo Romano da Lousa, localiza-se na Herdade do Montinho, freguesia de Nossa Senhora da Luz, concelho de Mourão, distrito de Évora, em Portugal. De acordo com uma lenda antiga, na época da ocupação muçulma...
Os 10 melhores locais para visitar em Beja

Os 10 melhores locais para visitar em Beja

Museu Municipal da Vidigueira AlentejoO Museu Municipal da Vidigueira localiza-se na Praça Vasco da Gama na Vidigueira e encontra-se instalado no antigo edifí­cio antes ocupado pela Escola Primária Vasco da Gama, que foi remodelado e adaptado a espaço museológico. O espaço organiza-se em dois grandes n...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Setúbal

Forte de So Filipe de SetbalO Forte de São Filipe de Setúbal, também conhecido como Castelo de São Filipe, localiza-se em posição dominante sobre um outeiro, fronteiro à cidade litorânea de Setúbal, dominando a margem esquerda da foz do rio Sado e o oceano Atlântico, em Portugal....
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Aljezur

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Aljezur

Praia do Amado AljezurA Praia do Amado é uma praia situada junto da localidade da Carrapateira, freguesia da Bordeira no concelho algarvio de Aljezur, em Portugal. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É uma praia grande com um areal isolado e tranquilo que recebe milhares de visitas por ano, nã...