Lisboa já tem mais dez compostores comunitários fertilizante e contribuir para a economia circular

Lisboa já tem mais dez compostores comunitários fertilizante e contribuir para a economia circular

Se estiver interessado em compostar, basta inscrever-se no site do programa Lisboa a Compostar e participar num workshop sobre as regras de funcionamento (duração mínima de 1h), após o qual recebe um compostor ou uma chave de acesso aos compostores comunitários, geridos pelos serviços de Higiene Urbana da autarquia, em colaboração com o Ambiente e Espaços Verdes, e as Juntas de Freguesia. No final do processo, o composto produzido é distribuído entre os participantes e utilizado nos espaços verdes da cidade como fertilizante.

 

Para quem não tem espaço para um compostor doméstico, os compostores comunitários são a solução óbvia: basta juntar os restos de jardim e/ou da preparação de refeições, nomeadamente de frutas e legumes, colocá-los no compostor e cobrir com ramos e folhas secas. O objectivo é reduzir a quantidade de resíduos que acabam no lixo indiferenciado, transformá-los em fertilizante e contribuir para a economia circular.

 

 

Aqui tens o link dos locais onde estão os pontos 

 

 

LISBOA A COMPOSTAR é um projeto que visa a formação em compostagem, a oferta de um compostor doméstico aos munícipes que têm espaço para o instalar e o apoio continuado da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA aos munícipes que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim.

Caso não tenha espaço com terra para instalar o seu compostor, poderá ainda assim inscrever-se e demonstrar interesse pela compostagem comunitária. A Câmara Municipal de Lisboa iniciou a instalação de compostores comunitários piloto em quatro freguesias: Ajuda, Areeiro, Campolide e Olivais.

Fazer compostagem doméstica evita o encaminhamento para incineração de resíduos valorizáveis. Só em 2017 foram recolhidas diariamente em Lisboa mais de 600 toneladas de lixo comum, das quais 40% de biodegradáveis, encaminhados para incineração. A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA propõe-se inverter este processo na origem, proporcionando aos munícipes forma de reciclarem estes resíduos nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais.

Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural.

Quer participar mas tem dúvidas? Inscreva-se e assista à formação que a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA lhe oferece com a entrega do compostor.

O Composto é o resultado do processo de transformação biológica, a que chamamos compostagem. Neste processo obtemos um fertilizante ou adubo que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Dicas de 7 lugares grátis para visitar em Melgaço

Dicas de 7 lugares grátis para visitar em Melgaço

Ruínas Arqueológicas da Praça da RepúblicaAs Ruínas Arqueológicas da Praça da República são um original núcleo museológico localizado no centro da Vila. Encontrando-se debaixo de terra, para aceder deve descer umas pequenas escadas, que o conduzem a um interessante fosso medieval. Aqui dentro &eacut...
Os 15 melhores lugares para visitar em Faro

Os 15 melhores lugares para visitar em Faro

Castelo de Arrifana na vila de AljezurO Castelo de Arrifana, também denominado como Forte da Arrifana, no Algarve, localiza-se na vila de Aljezur, Distrito de Faro, em Portugal. Vestígios do passado pré-histórico atestam a importância deste concelho para povos como os mirenses (7000 anos a.C. – final da Idad...
Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Matosinhos

Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Matosinhos

Praia do Cabo do Mundo Perafita - Matosinhos Rodeada de dunas atravessadas por passadiços de madeira que facilitam o acesso ao areal, a Praia do Cabo do Mundo tem a particularidade de possuir uma zona rochosa que parece fazer a separação entre o mar e a areia e lhe acrescenta uma beleza especial. A Praia do Cabo do Mundo tem ...
O que fazer em Vila do Bispo os 15 melhores locais para visitar

O que fazer em Vila do Bispo os 15 melhores locais para visitar

Praia do Barranco (Vila do Bispo)A Praia do Barranco é dona de uma grande beleza natural, rodeada de uma paisagem verdejante e do azul do mar, sendo conhecida por ser muito frequentada por artistas, conferindo-lhe um ambiente alternativo muito próprio.  As águas são calmas devido ao abrigo proporcionado pelas ponta...