Este é o melhor mercado de peixe Portugal fica em Setúbal e um dos melhores do mundo

Este é o melhor mercado de peixe Portugal fica em Setúbal e um dos melhores do mundo

Mercado de peixe do Livramento em Setúbal, inaugurado em 1930, é um edifício em estilo Arte Deco. Ostenta, no topo sul, um conjunto de painéis de azulejos azuis e brancos da autoria de Pedro Pinto, que representam cenas do quotidianos dos setubalenses de então, como sejam as lides da pesca, do sal, da lavoura e do mercado. No interior o ambiente é vivo e colorido.

 

São 132 bancas e 44 lojas que competem em qualidade. Se vai à procura de algum ingrediente, prepare-se para entrar numa espécie de tour da frescura.

A variedade é tanta que não vai resistir a saltar de banca em banca à procura da escolha certa. Não se preocupe, compre onde comprar não vem desiludido.

O Livramento é o segredo de muitos chefs da cidade (e arredores) e tem ajudado muito boa gente a brilhar em jantares ou almoços caseiros.

 

Os mercados de peixe espalhados pelo mundo podem mostrar a pesca local mas também um pouco da cultura da zona. São palavras de Mark Drabich, presidente da Metropolitan Seafood & Gourmet, ao USA Today. 

Foi a partir desta conversa que o jornal norte-americano elaborou uma lista com os mais famosos mercados de peixe do mundo e da preciosa fonte de comida.

 

 

 

Portugal também tem um lugar nesta seleção e está representado pelo mercado de peixe do Livramento em Setúbal, que se junta a Tsukiji (no Japão), considerado o maior do mundo. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Happy about fish. #film #35mm

Uma publicação partilhada por @ simon.artsythings a13 de Fev, 2020 às 9:38 PST

 

 



 

A publicação destaca que Setúbal é uma área com uma grande tradição de pesca e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.

 



 

Morada e Horário


Avenida Luísa Todi, n.º 163
Telf.: 265 522 377
Funciona de terça-feira a domingo, das 07h30 às 14h00
(Encerra às segundas-feiras e nos feriados dias 1 de janeiro, 25 de abril, 1 de maio, 15 de setembro e 25 de dezembro)







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores locais para visitar em Coimbra

Os 10 melhores locais para visitar em Coimbra

Real Colgio das Artes de Coimbra A construção do Colégio teve início em 1568.  A construção do Colégio teve início em 1568. Concentra-se em torno de um pátio quadrangular ornamentado com colunas dóricas, as originais, no piso inferior. No segundo piso, verifica-se a u...
Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Setúbal

Os 18 melhores pontos turisticos para visitar em Setúbal

Igreja de So Julio de SetbalA Igreja de São Julião fica situada em Setúbal, na Praça de Bocage, na freguesia de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça). A sua fundação remonta ao século XIII, mas foi fortemente modificada durante os s&ea...
As 7 melhores coisas para fazer e visitar na Costa da Caparica

As 7 melhores coisas para fazer e visitar na Costa da Caparica

Praia da Rainha Costa da CaparicaTem um parque de estacionamento arranjado (bom para quem não quer sujar o carro com pó como nas restantes praias da Caparica) e até um heliporto. O estacionamento é pago, o que desencoraja muita gente, mas o valor não é exorbitante: 1,20€ por dia. Uma praia familiar, mu...
O que fazer em Vila Nova de Gaia os 10 melhores sitios para visitar

O que fazer em Vila Nova de Gaia os 10 melhores sitios para visitar

Praia da Granja Vila Nova de GaiaA Praia da Granja situa-se na costa, pouco a norte de Espinho, na freguesia de São Félix da Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Teve origem no lugar da Granja, freguesia de São Félix da Marinha, com a construção de uma quinta, em 1758, denominada a Qu...