O que fazer em Viana do Castelo os 9 melhores lugares para visitar


Praia do Castelo do Neiva uma das melhores praias de Viana do Castelo





A costa e a praia formam uma linha marcada pela rebentação das ondas.

Um pequeno porto de pesca artesanal é o testemunho da faina do mar característica de uma comunidade piscatória, com os seus perigos e desafios.

Aqui, é fácil encontrarmos algumas das espécies de gaivotas que povoam o nosso litoral: a gaivota argêntea (Larus argentatus), a gaivota de asa escura (Larus fuscus L.), a gaivota pequena (Larus minutus) e a gaivota grande (Larus marinus).

O limite desta praia é o Rio Neiva que corre até ao mar, desaguando entre dunas e pinhais.

Praia de Castelo do Neiva

Numa região habitada desde tempos muito antigos, cujos testemunhos mais evidentes foram encontrados no Castro do Monte da Guilheta originário da Idade do Ferro, a Praia de Castelo do Neiva está inserida num ambiente rural. A par da agricultura, as atividades tradicionais da população incluíam também a apanha do sargaço, para fertilizar os campos de cultivo, e a pesca, faina que se mantém no extremo norte da praia, onde se situa o porto de pesca e a Lota. Para lá desta zona, o areal é extenso e está dotado de completas infraestruturas de apoio, que tornam a estada dos banhistas mais agradável.



Praia de Afife em Viana do Castelo





Com um enorme areal a que se acede por passadiços de madeira que atravessam as dunas sem as danificar, a Praia de Afife é um bom exemplo do respeito pela qualidade ambiental.O mar agitado oferece boas condições para a prática de surf, mas para quem tem crianças a zona sul é a mais indicada, por ali desaguar a ribeira que por vezes forma uma pequena lagoa.



Praia do Paçô Viana do Castelo





A Praia de Paçô, situa-se na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo. Está localizada a 10 Km da sede de Concelho e a 7km de Vila Praia de u00c2ncora.

A praia situa-se numa pequena baí­a a 1km a noroeste do Farol de Montedor e tem cerca de 350 m de comprimento por 70 de largura de areia fina e média com forte componente de quartzo. Possui dois apoios de praia e dois nadadores-salvadores durante a época balnear. É uma praia com boas condições para a prática de pesca desportiva e caça submarina.

A praia situa-se a 500 m na Estrada Nacional 13, e o seu acesso é feito através de uma estrada em calçada à Portuguesa. Possui parque de estacionamento para 350 veí­culos.

A Praia do Paçô possui antigas barracas de pesca tradicional, convertidas em habitação e o Forte do Paçô, construí­do no século XVIII, pelo Conde de Lippe

É uma praia muito tranquila, com uma enseada, abrigada dos ventos do norte.

A paisagem é dominada por um areal, por várias pequenas praias, por afloramentos graníticos e pelo Forte de Paçô classificado como Imóvel de Interesse Público desde 24 de Janeiro de 1967.

Sobre a duna primária a norte do Forte, encontramos um conjunto de edifícios de granito “casas do mar tradicionais” ou “aprestos de pesca”, antigos abrigos de barcos e de utensílios para a apanha do sargaço.



Praia Norte (Viana do Castelo)





A praia Norte é uma praia urbana com extensas zonas pedonais, circuito de manutenção, cafés e esplanadas que convidam a uma paragem para observar o mar, a praia e os barcos que chegam ou partem de Viana do Castelo.

Esta praia é considerada como uma zona muito sensível, face à singularidade deste local, é a única praia da costa portuguesa que apresenta um padrão típico de uma praia abrigada com algas castanhas (Fucus vesiculosus, Fucus spiralis, Pelvetia canaliculata e Ascophyllum nodosum).



Praia da Amorosa Velha





Muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danificar as dunas que a envolvem.



Praia da Rodanho Viana do Castelo





Esta praia, de uma elevada beleza natural, estende-se por dois quilómetros de costa arenosa.

É uma praia ampla com sistemas dunares bem desenvolvidos e uma mata adjacente, que induzem uma grande diversidade de habitats.

A Praia do Rodanho surpreende por ter uma das dunas de maior altitude do norte de Portugal.

Esta praia, uma beleza natural elogiada, se estende por dois quilômetros de costa arenosa. É uma grande praia com sistemas de dunas bem desenvolvidas e uma mata adjacente, que induzem uma grande diversidade de habitats. Praia do Rodanho surpresa por ter uma das maiores dunas do norte de Portugal. Esta praia com excelentes condições para desportos aquáticos apresenta: Surf (pranchinha e longboard), Body board e SUP (Stand Up Paddle). Praia com Prêmio da Praia Dourada



Praia da Arda / Praia do Bico da Arda Viana do Castelo





É um magnífico e extenso areal protegido por um sistema dunar, que os desportos náuticos de surf e de bodyboard colocaram no mapa das mais frequentadas praias do Norte de Portugal.

A linha de costa é predominantemente, rectilínea, de orientação NNW-SSE muito pouco recortada, constituída por um extenso areal de praias, de areia, branca e fina.

Também conhecida como Praia da Mariana, nome do restaurante que aqui existe, a Praia da Arda ou do Bico é uma das melhores do país para a prática de surf e bodyboard, sendo por esse motivo muito frequentada pelos jovens. O extenso areal desta praia enquadra-se num cenário de grande beleza natural, rodeado por um longo cordão de dunas, pontuadas aqui e ali por vegetação verdejante.



Chafariz da Praça da Rainha Praça da República centro histórico de Viana





O Chafariz da Praça da República está localizado na parte oriental da Praça da República (antiga Praça da Rainha), Situado no centro histórico de Viana, no centro da Praça da Rainha, o exemplar semelhante ao de Caminha ergue-se sobre uma escadaria de quatro degraus, com um tanque circular. No centro deste, imerso na água, assenta o pilar que suporta todo o resto da estrutura. Sobre este pilar está a bojuda coluna estriada e decorada com folhagens.

Surge um conjunto de três taças, que vão diminuindo de diâmetro à medida que são colocadas mais acima. A primeira taça é rematada por dois frisos a toda a sua volta, sendo o superior decorado com motivos denteados semelhantes aos do tanque. À volta desta existem seis carrancas que servem para escoar a água. A taça seguinte é semelhante à anterior, diferenciando pelas quatro cabeças aladas que também jorram água.

Este é um chafariz renascentista, o último de um conjunto de três projetos monumentais realizados pelo canteiro portuense João Lopes, o Velho no Minho e na Galiza. Terá substituí­do uma fonte mais antiga em que teriam trabalhado os canteiros Fernão Anes (1512) e João Gonçalves (1523).



Praia da Azurara Vila do Conde





Situada a sul de Vila do Conde e da foz do Rio Ave, a Praia de Azurara começa junto ao molhe que a protege dos ventos mais fortes.As suas areias brancas e finas estendem-se por quilómetros e estão rodeadas por um cordão de dunas preservadas, atravessado por passadiços de madeira que permitem o acesso dos banhistas sem danificar o meio envolvente. O mar de ondulação forte é muito apreciado pelos praticantes de surf.

   

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal