7 praias para visitar em Portugal


Praia de Faro





A praia de Faro é parte da grande península que faz fronteira com a Ria formosa, um ilhéu que está ligado ao continente por uma pequena ponte de madeira.

Praia da Foz Porto





Numa das zonas nobres da cidade do Porto, a Praia da Foz é uma designação que abrange o conjunto formado pelas Praias do Ourigo, dos Ingleses e da Luz. O areal é pequeno, mas o mar oferece condições para a prática de surf, o que atrai uma frequência bastante jovem. Toda a área possui também vários bares e esplanadas, muito procurados pelos habitantes da cidade para passar uns momentos agradáveis de lazer desfrutando das belíssimas vistas sobre oceano.

  Foz do Douro e praias do Porto Quando falamos do Porto, pensa-se logo nas margens do Douro, pensa-se no centro histórico classificado património da humanidade, ao vinho, às francesinhas… raramente pensa-se no Porto virado para o Atlântico, aquele onde a alta sociedade da cidade vive, à procura da tranquilidade. Aqui, as bonitas casas da burguesia estão à beira de um lindo passeio, as palmeiras tratam por “tu” o Oceano, e o sol dá-se em espectáculo ao cair da noite todos os dias aos portuenses. A Foz, já que é de ela que se trata, apesar de não ser um centro histórico, possui uma qualidade de vida para os seus moradores fora de normas, que vos convido a descobrir



Praia da Pesqueira Ericeira - Mafra





A Praia da Pesqueira apresenta um areal de pequenas dimensões na zona Norte.As zonas centro e Sul têm grandes lajes de rocha que integram a estrutura da falésia.



Praia da Amoreira Aljezur algarve





Amoreira é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Aljezur no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O acesso a esta praia faz-se na entrada norte de Aljezur pela EN 120, e a cerca de 7km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Nesta praia encontramos a foz da Ribeira de Aljezur que forma um sistema estuário-lagunar de uma beleza natural e pouco comum noutras praias. O seu extenso areal dá lugar a um também extenso campo dunar que estende para um habitat de sapal. Neste local ainda temos o prazer de poder ver a lontra, a garça-cinzenta ou o bonito guarda-rios.

Junto à praia orientação norte pode-se observar a imponente arriba, talhada de xisto e grauvaques, de cor acentuadamente cinzenta e preta. Já a sul encontra-se uma encosta verdejante sobre o vale. Brotam formações rochosas muito belas, são vestí­gios duma antiga duna, agora fossilizada, neste local existe plantas únicas no mundo. Com a baixa-mar o espectáculo é mesmo muito belo porque põe a descoberto formações rochosas fossilizadas e formam-se extensas lagunas no areal, onde a água tem uma temperatura acima dos 20ºC.

Praia também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.

 

Próxima da vila de Aljezur, a Praia da Amoreira beneficia de duas realidades: a praia marítima propriamente dita e a foz da ribeira de Aljezur. Desta confluência resulta um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural. Com a baixa-mar a paisagem é arrebatadora, pondo a descoberto formações rochosas e extensas lagoas no areal.

Na continuidade do vasto areal, para o interior, observa-se um extenso campo dunar, que localmente é conhecido pelos “medos da Amoreira”, evoluindo depois para um habitat de sapal. Duas visões imponentes marcam a paisagem: no limite norte, a arriba talhada em xisto e grauvaques apresenta uma forma curiosa, lembrando um gigante deitado sobre o mar; a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna, agora fossilizada.

A ponta sul desta praia é ainda um local privilegiado para a pesca à linha, localmente conhecida pela rocha do “treme-treme”.Na zona ocorrem diversas espécies de flora de elevado valor, como é o caso do endemismo lusitano Biscutella vicentina, e habitats prioritários para conservação da natureza, como as dunas fixas com vegetação herbácea (“dunas cinzentas”), dunas litorais com Juniperus spp., dunas fixas descalcificadas atlânticas (Calluno-Ullicetea) e dunas com florestas de Pinus pineae ou Pinus pinaster.COMO CHEGAR: Junto ao Complexo Desportivo de Aljezur encontra um desvio com a indicação para a Praia da Amoreira. Ao longo de 7 km de caminho alcatroado acompanha-o uma paisagem idílica: o Vale D. Sancho, a ribeira de Aljezur, flora com espécies endógenas, campos de pastagem de gado bovino. 



Praia das Poças do Governador Funchal Madeira





Com acesso a partir do passeio público marítimo a Zona Balnear da Ponta Gorda ou Poças do Governador como também é conhecida, fica situada na zona oeste do Funchal. Muito bem enquadrada no litoral rochoso, esta zona balnear dispõe de três piscinas de água salgada, uma delas para crianças, parque infantil e bons equipamentos de apoio que garantem o conforto e a segurança de todos os que a frequentam.

O Complexo da Ponta Gorda está localizado numa das zonas mais carismáticas da cidade. A sua proximidade com o Passeio Público Marítimo faz com que diariamente atraia um grande número de residentes e turistas.

O Complexo Balnear da Ponta Gorda possui duas piscinas de água salgada, uma para adultos e uma para crianças. Possui um elevador móvel que permite aos usuários de mobilidade reduzida ter um acesso mais fácil a uma das piscinas de adulto. Este equipamento pode ser colocado em qualquer lugar dentro da periferia da piscina, de acordo com a preferência do utilizador. Este equipamento é constituído com descansa pés e braços, dando estabilidade através de um cinto. O utilizador tem total controlo do comando do equipamento proporcionando mais autonomia, o que garante uma maior suavidade nas entradas e saídas da piscina. Este complexo possui o galardão"Praia Acessível, Praia para Todos" desde 2010. O acesso a instalações sanitárias, vestiários, restaurantes e outros serviços é feita através de rampas e pisos nivelados.

Praia da Barranha Povoa do Varzim





A Praia da Barranha é uma praia marí­tima de Aguçadoura.

A praia é acedida pela rua da Codicheira e está localizada entre a Praia da Codicheira e a Praia do Rio Alto nas freguesias da Aguçadoura e Estela. A sul, destaca-se a Praia da Aguçadoura.

Nesta praia pratica-se essencialmente Surf, Body-Board (pois as condições naturais o permitem) e mais recentemente Beach Tennis.

Integra as frentes de praias da Barranha, Estela e Parque de Campismo.

Esta zona engloba uma bonita praia rural, possuindo uma rede de passadiços sobrelevados que percorre grande parte do areal, permitindo a preservação da vegetação dunar. Dadas as condições naturais, aqui praticam-se modalidades como o Surf, o Bodyboard e mais recentemente o Beach Tennis.

Acesso viário em cubo.

Serviços Disponíveis: Apoio mínimo; apoio de praia para a prática desportiva; parque de estacionamento.





Praia do Fogo Ribeira Quente, na ilha de São Miguel é das mais bonitas dos Açores





A Praia do Fogo é uma zona balnear portuguesa localizada no sitio do Fogo na freguesia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, ilha açoriana de São Miguel.

Esta praia localizada no lugar do Fogo, na costa sul, é formada por um areal junto a uma baí­a onde existem várias nascentes hidrotermais submarinas. Este facto torna a água do mar tépida, acontecimento pouco vulgar que torna esta praia bastante frequentada.

Em seu redor forma-se uma paisagem considerada idí­lica. A praia aloja-se entre a montanha e o mar formando um recanto onde sobressai o contraste entre o azul marinho e do céu e o sempre verde das escarpas que envolvem o areal.

Próximo a esta praia encontra-se um parque de estacionamento, e foi dotada de instalações sanitárias, duches e acesso a deficientes.

A Praia do Fogo é formada por um areal junto a uma baía onde existem várias nascentes hidrotermais submarinas. Este facto torna a água do mar tépida, acontecimento pouco vulgar contribuindo para que esta praia seja bastante frequentada.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal