As 12 melhores actividades para fazer e visitar em Aljezur


Praia de Vale dos Homens





Vale dos Homens é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Rogil no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O acesso a esta praia faz-se,pela estrada nacional nº 120, junto a Rogil. Seguindo as indicações de praia percorremos cerca de 3Km desde o cruzamento da EN nº120. A orientação é noroeste.

Em pleno planalto vicentino, percorre-se com uma área extensa de campos agrí­colas e pinhais, que vai desembocar numa praia que prima pela completa tranquilidade. Ao descer a enorme escadaria de 285 degraus o cheiro da esteva acompanha os banhistas. A disposição das altivas arribas no mar propicia banhos tranquilos, mas na maré de baixa-mar.

Praia também procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.Com bandeira amarela já é considerada muito perigosa para banhos.

A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza. 

O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.  

A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.

O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.



Praia de Vale Figueiras Aljezur no Algarve





A Praia de Vale Figueira é uma praia do concelho de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a 9,1 milhas a sudoeste da vila de Aljezur 

Situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapateira), o acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por troços de estrada de alcatrão e de terra batida ao longo de cerca de 5 km. Ainda pouco explorada pela presença humana, é de uma beleza ímpar, ideal para os amantes da natureza em estado puro.

O tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.COMO CHEGAR: Após ter deixado a vila de Aljezur, cerca de 6 Km a Sul encontra um entroncamento à direita com sinalização indicando as direcções de Sagres, Vila do Bispo, Carrapateira e Bordeira. Tome essa direcção e andados cerca de 3,5 Km encontra à direita as indicações de "Monte Novo" e "Vale Figueiras". Vire e siga por essa estrada, que a um par de quilómetros mais à frente transforma-se em caminho de terra batida e novamente, perto já da praia, volta ao piso de alcatrão (no total é um percurso de cerca de 5 Km até à praia). A Praia do Penedo, não sendo acessível de automóvel, tem ligação pelo areal, durante a maré baixa, com a praia de Vale Figueiras.

Com um acesso difícil por um caminho de terra batida, a bonita Praia de Vale Figueiras é ainda pouco frequentada por banhistas mas bem conhecida dos surfistas e praticantes de bodyboard, existindo nas proximidades diversas escolas que ensinam a praticar estas modalidades.



Praia do Penedo Aljezur Algarve





Praia do Penedo é uma praia dentro do município de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a cerca de 11 km a sudoeste da vila de Aljezur e a 65,6 km a noroeste da cidade de Faro

tipo de paisagem costeira formada por montes de formas arredondadas e baixa altitude que circundam um vale, terminando suavemente na areia, altera-se nos seus limites norte e sul pela presença das arribas xistosas. Composta por um vasto areal, na baixa-mar tem ligação à Praia do Penedo, a norte, esta frequentada por pescadores. As duas juntas formam certamente um areal com mais de 3 km de extensão.

Na imponente Praia do Penedo encontra não só um mar a perder de vista, como também toda uma vegetação circundante que lhe dá um aspecto selvagem.Muito procurada por surfistas é caracterizada pelas suas ondas que proporcionam a modalidade.

A Praia do Penedo possui um areal muito extenso situado na boca de um pequeno vale.O sistema dunar aqui existente, entra pelo vale e expande-se para nascente.Esta é uma zona remota muito apreciada por praticantes de desportos aquáticos. Em tempos de chuva forma-se um ribeiro.



Castelo de Arrifana na vila de Aljezur





O Castelo de Arrifana, também denominado como Forte da Arrifana, no Algarve, localiza-se na vila de Aljezur, Distrito de Faro, em Portugal.

Vestígios do passado pré-histórico atestam a importância deste concelho para povos como os mirenses (7000 anos a.C. – final da Idade Glaciária). Sendo povos nómadas, caçadores/recolectores, caçavam e apanhavam mariscos do mar com os seus machados rudimentares, assim como escavavam a terra à procura de tubérculos ou raízes, constituindo esta a base da sua alimentação.

Também da pré-história surgem vestígios atribuídos ao período Neolítico Final/Calcolítico (3000-2500 anos a.C.) e à Idade do Bronze (1200-900/800 anos a.C.). No entanto, é do período islâmico (séculos X-XIII) que se reserva o maior esplendor arqueológico do concelho de Aljezur, comprovado por escavações arqueológicas levadas a efeito quer no Castelo de Aljezur, na Ponta da Atalaia (Ribat da Arrifana), na Ponta do Castelo - Carrapateira, na Igreja Nova – Aljezur ou em Alcaria.

Aljezur foi fundada no séc. X pelos Árabes, que permaneceram longo tempo na região, deixando costumes e tradições que se mantiveram após a Reconquista Cristã e chegaram aos nossos dias. 

Em um trecho do litoral atlântico em geral hostil à fundeação, destacam-se a angra de Arrifana, juntamente com Odeceixe, o canal entre a ilha do Pessegueiro e a costa, e a baí­a de Sines. A praia, entre falésias de xisto cinzento e calcário branco ou dourado, erodidas pelos ventos e pelas ondas, inscreve-se na região turí­stica do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.



Museu Municipal de Aljezur





O Museu Municipal de Aljezur é um espaço museológico situado na localidade de Aljezur, no Distrito de Faro, em Portugal.

O Museu Municipal localiza-se no antigo edifício da Câmara Municipal de Aljezur, edificado no século XIX.

O espólio deste museu encontra-se dividido em três espaços distintos: o Núcleo Arqueológico, o Núcleo Etnográfico e a Sala Islâmica do Legado Andalusino.O Núcleo de Arqueologia apresenta um vasto conjunto de objectos, que testemunham mais de 10.000 anos de presença humana na região. Espólio arqueológico Mirense (final da Idade Glaciária - 7000 anos a.C.), Neolítico Final/Calcolítico (3000-2500 anos a.C.) e Idade do Bronze (1200-900/800 anos a.C.), destacando-se uma colecção de machados mirenses, as placas de xisto e os pesos de rede, associados a uma presença que se encontrava muito ligada ao uso dos recursos naturais do território. Ainda aqui é possível observar-se, pelo seu simbolismo histórico, a Pedra de Armas com o brazão da Ordem de Santiago, que se julga proveniente da antiga Igreja Matriz de Aljezur, totalmente destruída com o terramoto de 1755, assim como o fuste do antigo Pelourinho.



Praia das Adegas Odeceixe, concelho de Aljezur





A Praia das Adegas é uma praia pertencente à freguesia de Odeceixe, concelho de Aljezur, em Portugal. Fica imediatamente a sul da Praia de Odeceixe.

É uma das praias oficiais de naturismo em Portugal.

O acesso pedonal é fácil.

A estrada para a praia serpenteia ao longo de um vale verdejante, acompanhando a ribeira de Seixe e campos agrícolas que vão sendo progressivamente substituídos por sapais. Nas encostas do vale os bosques de sobro dão lugar, mais perto da praia, a matos litorais ricos em plantas aromáticas e melíferas que adoçam o ar.

O casario branco, encaixado na arriba, é essencialmente de veraneio. A praia é uma ampla língua de areia entre o mar e a ribeira que desagua no extremo norte do areal, onde se formam várias lagoas de águas baixas, apetecíveis para banhos tranquilos



Praia do Monte Clérigo





Apesar da praia do Monte Clérigo ter um cenário repousante, as suas enseadas rasas e rochosas permitem a observação de várias espécies marinhas tal como polvo, caranguejo, ouriço ou robalo. Nas imediações desta praia pode-se encontrar algumas infra estruturas como um parque de estacionamento, bares e restaurantes. Também há um centro de primeiros socorros e um salva vidas de vigia durante o verão.

Praia do Canal Aljezur no Algarve





Praia do Canal é uma praia dentro do Município de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a cerca de 11 km a sudoeste da vila de Aljezur e a 65,6 km a noroeste da cidade de Faro

Localizada imediatamente a sul da Praia da Arrifana, possui uma vista privilegiada sobre a Pedra da Agulha, qual estátua negra e gigantesca no meio do mar.Desenvolve-se na confluência de um vale com uma linha de água efémera marginada por vegetação endémica, sendo considerada uma das praias mais selvagens da Costa Vicentina.

Constituída essencialmente por calhaus rolados, na baixa-mar descobre-se, a sul, uma língua de areal que a liga às praias do Penedo e Vale Figueiras.O acesso algo difícil, por estrada de terra batida a partir de Arrifana e de Vales, ou ainda a partir de Alfambras, é compensado pelo cenário surpreendente proporcionado pela magnífica paisagem deste local.COMO CHEGAR: Após ter deixado a Arrifana (sentido Arrifana-Aljezur), encontrará cerca de 2 km à direita um caminho em terra batida. Siga pelo mesmo que o levará até à Praia do Canal. 

Deitada imediatamente ao sul da Arrifana, a Praia do Canal oferece uma bela vista do Needle Rock. Esta é uma praia de calhau principalmente situada na foz de um vale esculpido por um fluxo efêmero, cujas margens têm uma densa cobertura de vegetação ribeirinha. 

O vale abre-se junto ao mar, alargando-se consideravelmente e tornando-se muito exposto. A vegetação, composta por arbustos endêmicos de zimbro e plantas resistentes a maresia, forma uma cobertura semelhante a um carpete, moldada pelos fortes ventos. 

Os seixos que conseguem escapar do alcance das marés são coloridos por líquenes em tons quentes que contrastam com o fundo negro do xisto. Quando o mar está agitado, ele rola as pedras energicamente, produzindo um som cavernoso. Apesar de ser um favorito entre os surfistas e pescadores de recreio, esta é uma praia tranquila.



Praia do Vale dos Homens





Esta praia é bastante larga e pacifica. As suas formações rochosas circundantes tornam esta praia apetecível para pesca quando o mar está mais calmo, assim que outras actividades lúdicas. A praia de Vale dos Homens é vigiado durante os meses de verão.

Praia da Bordeira





A praia da Bordeira também conhecida como praia da Carrapateira, vem a desaguar uma ribeira que forma uma lagoa, a mesma é ideal para a diversão segura das crianças. existe umas ruinas antigas de um forte usado para a defesa de ataques piratas no Sec XVII. Esta praia é vigiada durante o verão.

Praia de Monte Clérigo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina





A Praia de Monte Clérigo é uma praia no concelho de Aljezur, no Algarve, em Portugal. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dista cerca 9km da sede do concelho, sendo uma das mais conhecidas e frequentadas da região. É comprida com uma água limpa e fresca. Rochas de grandes dimensão com caranguejos.

Com uma extensão muito grande de areal para o lado norte e com uma extensa parte rochosa a sul, local onde se pode observar diversa vida marinha na baixa-mar desde estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos nas fendas das rochas,vários cardumes juvenis de peixe também é possí­vel ver principalmente de sargos. Há uma parte onde se forma uma pequena lagoa onde se pode encontrar peixes-aranhas há que ter muito cuidado.

Esta praia é boa para as crianças e também adultos, pois com maré muito baixa formam-se muitas piscinas. Apesar de esta praia ser algo aberta aos ventos vindos do norte e oeste, nos sues topos já muito abrigados.Entre a estrada e o mar existe um vasto campo dunar. Junto à praia lado sul, existe uma povoação pequena que serve sobretudo a época balneária.

Também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, existem escolas de surf.

O acesso à praia pelo lado norte proporcionamos uma das mais belas vistas panorâmicas que se pode observar em praias de Aljezur. O acesso a esta praia faz-se, na entrada sul de Aljezur, estrada nacional 120, a cerca de 7km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Localizada a sul da Praia da Amoreira, tem um vasto areal para norte e uma interessante plataforma rochosa no extremo sul, onde na baixa-mar se podem observar poças de maré com diversos organismos marinhos, como anémonas, actínias, pequenas medusas, burriés, mexilhões, lapas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões e caranguejos.

As poças são ainda o habitat de pequenos peixes como os cabozes e os blénios, ou o habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como linguados, sargos e robalos juvenis, que aqui procuram refúgio e alimento. Estes pequenos peixes constituem o alimento de aves marinhas como as gaivotas e os pilritos ou mesmo garças e guarda-rios, que diariamente visitam as poças de maré com esse intuito.São características ainda desta praia os imponentes recortes das arribas em xisto e grauvaques, nomeadamente a Ponta da Rocha e o Penduradouro.  

Para o interior encontram-se imponentes campos dunares, que ladeiam um bonito vale associado a uma linha de água, só existente no inverno. A descida para a praia proporciona uma fabulosa vista panorâmica, sobressaindo na encosta o pequeno núcleo de casinhas típicas de veraneio.



Praia da Carreagem no Parque Natural do Sudoeste Alentejano Costa Vicentina





A Praia da Carreagem, por vezes escrito Praia da Carriagem, é uma praia situada no concelho de Aljezur nas proximidades do Rogil e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Esta praia da Costa Vicentina é pouco frequentada e tem acesso por escadas (descida í­ngreme), mas não tem vigilância ou estruturas de apoio. Oferece a possibilidade de observação de uma grande variedade da flora e fauna marí­timas do Parque Natural.

A Praia da Carriagem, com pouco areal e, em sua substituição, cascalho, exibe interessantes formações rochosas. No extremo norte da praia, aquando da maré baixa, é possível observar-se um curioso anfiteatro natural talhado em xisto. Muito procurada por pescadores, é também excelente para um diferente passeio à beira mar, oferecendo um cenário magnífico. COMO CHEGAR: No Rogil, sensivelmente a meio desse aglomerado urbano que se estende ao longo da EN 120, encontra sinalização indicando as Praias de Vale dos Homens e da Carriagem. Para a Praia da Carriagem o caminho é em terra batida. Este bifurca-se passados cerca de 2 km, depois de deixar o Rogil, pelo que deverá seguir pela direita, em direcção ao mar. Chegará a um pequeno parque de estacionamento no topo da arriba. A partir daí a descida para a praia faz-se a pé por um carreiro difícil.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal