Igreja de Santa Maria do Castelo (Tavira)





Situada na freguesia de Santa Maria, a Igreja de Santa Maria do Castelo, é a igreja matriz da cidade de Tavira.

Segundo consta, esta igreja terá sido construí­da no século XIII, aquando da conquista da cidade de Tavira aos mouros sob iniciativa da Ordem de Santiago (1242) , por D. Paio Peres Correia, para substituir a mesquita árabe aí­ existente. No seu interior, junto do altar-mor, repousam os ossos de sete cavaleiros cristãos mortos pelos mouros e os restos mortais de D. Paio Peres Correia.

O projeto ficou a cargo do arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, que teve a preocupação de manter a estrutura original da igreja – três naves e quatro tramos -tendo aproveitado a cabeceira e algumas capelas laterais, caso da Capela do Evangelho, de estilo gótico, e da Capela do Senhor dos Passos, de estilo manuelino mas revestida com azulejos do século XVII.  

Relativamente à ornamentação interior, merece destaque a capela-mor, onde se vê um retábulo do início do século XIX de arquitetura simulada (pintada). Nas paredes laterais da capela-mor observam-se duas inscrições medievais que assinalam a presença do túmulo de D. Paio Peres Correia e dos seis cavaleiros que morreram na reconquista cristã de Tavira.

Igreja de estilo originalmente gótico, foi abalada pelo terremoto de 1755, e prontamente mandada reconstruir pelo Bispo do Algarve, D. Francisco Gomes do Avelar. O portal principal ainda é o original gótico, com quatro arquivoltas em arco quebrado e respetivos capitéis vegetalistas, datando de uma campanha de obras de finais do século XIV ou iní­cios do século XV.

Na nave lateral encontra-se a Capela do Senhor dos Passos, de estilo manuelino, que data da segunda década do século XVI, tendo sido patrocinada por Lançarote de Melo, comendador da Ordem de Santiago. Destaca-se a sua dinâmica abobadada polinervada decorada com bocetes, onde se desenham peças heráldicas associadas à linhagem do comendador. São de notar, também, as decorações dos arranques dos arranques das nervuras da abóbada onde se encontram representados, de um lado, dois dragões afrontados, e do outro, um cinto com sua fivela, expressões do fantástico e do quotidiano, temas comuns na arte manuelina. Existe ainda uma Capela do Santí­ssimo Sacramento.



Praia do Barril Tavira





A praia do Barril (esporadicamente conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos) é uma das praias da Ilha de Tavira, localizada a oeste de Santa Luzia, próxima do pequeno aldeamento turí­stico Pedras d´El-Rei, a poucos quilómetros a sudeste de Tavira e a oeste da praia da Ilha de Tavira. A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, além dos sapais, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.

O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessam a ilha, num total de cerca de 1,5km. Não é permitida a circulação de bicicletas nem de veí­culos motorizados neste percurso. Na época balnear o atravessamento da ilha é igualmente feito por um pequeno comboio, que assegura um serviço regular. A linha ferroviária, do tipo Decauville, tem cerca de 1km de extensão, em via estreita de 60cm de bitola paralelo ao caminho pedonal. A linha foi construí­da com o objetivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na praia do Barril.

A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear í s enchentes que caracterizam outras praias da região.

As suas águas são calmas e tépidas durante a Primavera e o Verão. nos dias amenos de sol, ao longo dos meses de Inverno, é um local para a prática de desportos ao ar livre ou para a observação de aves aquáticas.

Ostenta regularmente a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental.

Praia vigiada, galardoada, há vários anos com o prémio Bandeira Azul e considerada uma das melhores praias portuguesas.

A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.

Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias. É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa.

O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia. 



Praia da Lota





Esta praia e bastante popular para a pratica da pesca de cana e comum encontrar vrios barcos de pesca ricamente ornamentados e pintados artesanalmente o que enriquece bastante a paisagem.

Praia do Monte Gordo





Esta outra praia da zona que era usada praticamente para a entrada e sada dos barcos de pesca , hoje em dia e dada a funcionalidade mais artesanal dos barcos a sua principal funo agora e turistica e os mesmo so meramente decorativos.

Praia da Ilha de Cabanas





Separado por um brao de agua da Ria Formosa, Cabanas calma e bastante isolada. Tem acesso por barco desde Tavira, O Quinta Velha Resort encontra-se nas imediaes..

Praia de Cacela Velha





Localizasse no extremo da fronteira da Ria Formosa, na pennsula de Cacela (uma referencia ao nome da praia) rodeada de pomares e lagoas tem acesso por mar desde a cidade.

Praia da Terra Estreita





A Praia da Terra Estreita é uma praia marí­tima situada na freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Localiza-se na Ilha de Tavira, a oeste da Praia das Quatro águas e a leste da Praia do Barril, num ponto em que ocorre um estreitamento do cordão arenoso da ilha barreira. Dispõe de apoios de praia durante o perí­odo balnear.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal