Conhecido pelas suas bancas de peixe sempre fresco, o Mercado do Livramento foi considerado, em 2015, pelo jornal americano USA Today um dos melhores mercados de peixe do mundo. Além do peixe, no mercado – ou praça, como é conhecido entre os setubalenses – encontra-se também produtos hortícolas, ervas aromáticas e produtos regionais, como o vinho, o mel, várias qualidades de pão e artesanato local.

 

Todos os dias o mercado é procurado por turistas, que vêm não só pelos produtos, mas também para fotografar o painel de azulejos novecentista, com mais de cinco mil peças, que retrata cenas da vida quotidiana. O primeiro edifício do Mercado do Livramento foi inaugurado em 1876, sendo substituído por outra construção, em 1930.

 

Na próxima terça-feira, dia 31 de julho, os 143 anos mercado O mercado de peixe do Livramento foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo. A sardinha é a estrela e os azulejos das paredes também não escaparam ao USA Today.




 

 

 

A publicação destaca que Setúbal é uma área com uma grande tradição de pesca e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Paula Feijó (@paulafeijo22)




A decoração do Livramento, único mercado português em destaque, também não escapou ao USA Today. Referem as paredes, cobertas pelos “chamados azulejos”, que retratam cenas da vida quotidiana, “como a pesca ou a agricultura”. No mercado premiado estão 5700 peças de azulejos.







O Mercado do Livramento, em Setúbal, foi considerado um dos melhores do mundo. Uma enorme variedade de peixe fresco, fruta e produtos hortícolas, pão, queijos e doçaria regional, há de tudo, num cenário agradável com destaque para um enorme painel de azulejos que conta parte da História daquela cidade. Todos os dias setubalenses e turistas vão lá fazer compras, já que a maioria dos vendedores são também produtores.

 

 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal