Aos poucos, Portugal vai inscrevendo o seu nome nas rotas internacionais do golfe. Detentor de alguns dos mais esplêndidos campos não só da Europa, mas de todo o mundo, é ainda um recanto desconhecido para muitos golfistas, o que só torna a sua descoberta mais apetecível.
Nesta rota, poderá descobrir este mundo secreto, aproveitando para descobrir também o melhor que Portugal tem para lhe oferecer.
San Lorenzo Golf Club
Por onde mais poderíamos iniciar esta rota? O Algarve, principal destino turístico de Portugal, é hoje bem mais do que sol e praia, oferecendo inúmeros campos de golfe de luxo.
Considerado, em 2005, o melhor campo de golfe de Portugal, e ao longo dos anos um dos melhores da Europa, o San Lorenzo Golf Club está localizado a poucos quilómetros do aeroporto de Faro, inserido no complexo Quinta do Lago.
- Abertura: 1988
- Arquitecto: Joseph Lee
- Número de buracos: 18
- Par: 72
- Localização: Almancil, Algarve
Um dos mais reconhecidos campos algarvios, o “Old Course”, localizado em Vilamoura, principal centro turístico algarvio, é um verdadeiro sonho. Profundamente remodelado e modernizado em 1996, mas mantendo as configurações originais que o celebrizaram, está agora dotado de infra-estruturas que nada ficam a dever aos melhores campos mundiais.
- Abertura: 1969
- Arquitecto: Frank Pennink
- Número de buracos: 18
- Par: 73
- Localização: Vilamoura, Algarve
Atravessando o belo Alentejo – onde pode e deve fazer várias paragens para apreciar, por exemplo, a formidável gastronomia – chegamos à península de Tróia, nas imediações de Setúbal. A localização do Tróia Golf Club é simplesmente fabulosa, mesmo na extremidade da península, com vistas fantásticas para o estuário do Sado, um dos santuários da vida selvagem em Portugal.
- Abertura: 1980
- Arquitecto: Robert Trent Jones
- Número de buracos: 18
- Par: 72
- Localização: Tróia, Setúbal
Concebido especificamente para ser um dos melhores campos da Europa, pode-se dizer que o objectivo foi cumprido. Além da excepcional qualidade do
green e das infra-estruturas que complementam o complexo, é a localização que constitui um dos seus grandes trunfos. Perto de Cascais – a zona mais luxuosa da área metropolitana de Lisboa – na Quinta da Marinha, situa-se no extremo da Europa, com uma vista infinita sobre o belo Atlântico. É presentemente o lar do Open de Portugal.
- Abertura: 2001
- Arquitecto: Arthur Hills
- Número de buracos: 18
- Par: 71
- Localização: Quinta da Marinha, Cascais
Rumando ao norte de Portugal, perto da
invicta cidade do Porto e do verde Minho, encontramos um belo reduto com vista para o mar. O Estela Golf Club é uma agradável surpresa, o melhor campo de golfe a norte do Tejo, que albergou já várias competições internacionais.
- Abertura: 1988
- Arquitecto: Duarte Sotto-Mayor
- Número de buracos: 18
- Par: 72
- Localização: Estela, Póvoa de Varzim
Atravessando o Atlântico, seguimos para o Arquipélago dos Açores, um conjunto de beleza inigualável e paisagens estonteantes. Aí encontramos o Furnas Golf Course, um campo de inspiração escocesa – ou não fosse o seu autor dessa nacionalidade. Originalmente com 9 buracos, a extensão foi duplicada em 1989, tornando-o um moderno e atraente destino para qualquer entusiasta desta modalidade.
- Abertura: 1939
- Arquitectos: Mackenzie Ross e Cameron & Powell
- Número de buracos: 18
- Par: 72
- Localização: Lagoa das Furnas, Ilha de S. Miguel
Dos Açores à Madeira, chegamos à ilha que é provavelmente o principal destino turístico no Atlântico Este. Famosa pelos seus casinos e hotéis de 5 estrelas, a Madeira tem também campos de golfe ao nível da restante oferta turística. Neste caso, o ainda recente Porto Santo Golf é um dos mais belos de todo o país, com paisagens que apenas esta região pode oferecer.
- Abertura: 2004
- Arquitecto: Severiano Ballesteros
- Número de buracos: 18
- Par: 72
- Localização: Porto Santo, Ilha de Porto Santo
Por fim, regressamos ao local onde começámos, o Algarve – ou não fosse esse o principal centro de golfe em Portugal. Bem perto da já referida ‘old course’, o Oceânico Victoria é também ele imperdível. Apesar de ter sido inaugurado apenas em 2004, é já considerado um dos melhores campos do país, sendo o anfitrião de diversos torneios de renome internacional.
- Abertura: 2004
- Arquitecto: Arnold Palmer
- Número de buracos: 18
- Par: 72
- Localização: Vilamoura, Algarve