Andar a cavalo ao longo da costa: Ver este belo país da parte de trás de um Lusitano bem treinado e temperado é uma experiência gratificante, mas algumas das melhores oportunidades podem ser desfrutadas ao longo da praia do Oceano Atlântico. Algumas das melhores excursões estão disponíveis através da empresa americana Equitour. Além de passeios de praia, a empresa oferece trekking por meio de olivais, vinhedos, florestas de pinheiros e lagoas.
Apreciando a arquitetura manuelina: Manuelino - como é conhecido em Português - marcou uma dramática mudança artística do estilo gótico tardio prevalecente durante o reinado do rei Dom Manuel. Ele mistura motivos cristãos com conchas, cordas e estranhas formas aquáticas e é geralmente coroado com símbolos heráldicos ou religiosos. O melhor exemplo é o grande Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, nos arredores de Lisboa, datado do século XVI. Outro exemplo de relevo são as visões misteriosas e astrológicas da famosa janela do Convento da Ordem de Cristo em Tomar, o bastião dos Templários nos tempos passados.
Visitando o Continente Perdido da Atlântida: Uma das experiências de viagem mais inusitadas na Europa é uma viagem aos Açores. Os mitólogos acreditam que as remotas ilhas portuguesas no meio do Atlântico são os únicos remanescentes do continente perdido da Atlântida. Por centenas de anos eles foram considerados o fim da terra, os limites externos da esfera de influência européia, além da qual os navios não poderiam ir. Ainda hoje são um arquipélago verdejante mas solitário, onde os ventos do oceano se encontram, os ciclones chamam uns aos outros e os habitantes urbanos podem se perder em contato com o mar.
Pagando uma chamada na Ilha da Berlenga: Berlenga é uma ilha de granito 11 km (7 milhas) a oeste da costa portuguesa. A ilha sempre foi a primeira linha de defesa contra os invasores do mar. Em 1666, 28 portugueses tentaram resistir a 1.500 espanhóis que bombardearam o local de 15 navios. Uma fortaleza medieval demolida na batalha foi reconstruída várias décadas depois e hoje abriga um albergue sem frescuras. Toda a ilha e o arquipélago rochoso e desabitado que a rodeia são uma reserva natural designada, cuja flora e fauna - acima e abaixo da superfície do mar - estão protegidas do desenvolvimento e da destruição. O transporte de barco parte da península de Peniche, a cerca de 92 km (57 milhas) a norte de Lisboa.
Título "Beyond the Mountains": O distrito mais setentrional de Trás-os-Montes é uma terra selvagem e acidentada cujo nome significa "além das montanhas". A exploração desta região fornece um vislumbre de um Portugal raramente visto por pessoas de fora. A maior parte da população vive em vales profundos, muitas vezes em casas tradicionais construídas de xisto ou granito, e fala um dialeto galego semelhante ao falado do outro lado da fronteira, no noroeste da Espanha. Grande parte do platô é árido e rochoso, mas rios e riachos rápidos fornecem água para irrigação, e nascentes termais borbulharam para fora da Terra desde pelo menos a época romana. pode dirigir por essas paisagens selvagens, mas não espere super rodovias. O que encontrará são ruínas de fortalezas, dolmens e cromeleques pré-romanos erguidos por celtas pré-históricos,