15 melhores coisas para Fazer e visitar no Centro de Portugal
A região do Centro de Portugal é enorme e abrange todo um espectro de paisagens e nuances culturais. A quantidade de coisas para ver é muito longa para listar aqui, mas é muito diversificada, contando com vários sítios do Patrimônio Mundial e muitas cidades fortificadas.
Uma cidade murada, Óbidos, era a casa medieval da realeza portuguesa, enquanto no leste as cidades eram talhadas em granito e xisto, e pareciam surpreendentes contra o terreno verdejante. Não passe pela região do Centro sem ver os mosteiros reais da Batalha e de Alcobaça ou os históricos edifícios universitários de Coimbra. Os surfistas certamente saberão tudo sobre a Nazaré e suas ondas recordistas. Mas você sabia que há neve no inverno, na Serra da Estrela, no leste da região?
1. Mosteiro da Batalha
No distrito de Leiria, o Mosteiro da Batalha, inscrito pela UNESCO, é um dos tesouros culturais de Portugal e o auge da arte gótica tardia.
Este estilo combina com os elementos manuelinos altamente ornamentais do século XVI.
O Royal Cloister é incrível também, com incrivelmente delicados traçados em seus arcos apoiados por colunas esguias com todos os tipos de motivos esculpidos nelas.
As capelas inacabadas também são surpreendentes, e você pode ver a tumba solitária do rei Edward do século 15, aberta aos elementos.
2. Universidade de Coimbra
Dê uma boa olhada no belo Portão do Palácio, capela, prisão acadêmica, grande salão e arsenal.
Mas o que todos vislumbram é a Biblioteca Joanina, a sensacional biblioteca barroca, com mais de 300.000 livros dos anos 1500 a 1700, armazenados em prateleiras douradas.
Há também 5.000 manuscritos aqui, enquanto no pátio do lado de fora você pode contemplar uma vista aérea de Coimbra.
3. Arquipélago das Berlengas
A cerca de dez quilómetros de Peniche encontra-se um conjunto de ilhas desabitadas, protegidas como reserva natural e ligadas ao continente com travessias regulares.
O maior é onde você vai gastar seu tempo e, para um lugar pequeno, tem muito para isso.
Há também um forte antigo, construído sobre as ruínas de um mosteiro e que mais tarde se tornou uma colônia penal.
No verão, o apelo é óbvio, pois há uma praia voltada para o leste, protegida do Atlântico e com águas calmas e cristalinas para se nadar.
4. Convento de Cristo
Outro património mundial da UNESCO, este sublime mosteiro em Tomar documenta cinco séculos de arte e arquitectura portuguesa.
Começou como uma fortaleza dos Cavaleiros Templários, como as muralhas defensivas ainda estão aqui, em delicados jardins de buxo.
No interior, a igreja circular é românica, e há muito remanescente desde a época em que foi construída, como as capitais do século XII com motivos foliáceos e animais.
Mas a manchete é a Janela da Casa Capitular, que tem um desenho manuelino e foi esculpida por Diogo de Arruda no início do século XVI.
Passo em volta para apreciar a majestade da escultura aqui e sua desconcertante variedade de detalhes foliáceos e náuticos.
5. Óbidos
Em terras altas a poucos quilómetros do Atlântico, Óbidos é frequentemente apresentada como uma das cidades mais bem preservadas em Portugal.
Houve um acordo muito tempo antes da chegada dos romanos, mas Óbidos realmente se destacou a partir do século XII, quando foi favorecida pela realeza portuguesa.
As muralhas medievais continuam a proteger a cidade, que tem uma teia compacta de ruas e praças que serpenteiam até o castelo que hoje é uma pousada. Estas ruas antigas são ladeadas por casas caiadas de branco que têm flores buganvílias e faixas pintadas em seus cantos.
Óbidos está firmemente no circuito turístico no verão e enche-se rapidamente, mas precisa ser visto do mesmo jeito!
6. Aldeias do Xisto
Principalmente a leste de Coimbra, nas regiões do Açor e Lousã, existem 27 aldeias com casas rústicas feitas de xisto.
É um material bonito, como a rocha vem em cores diferentes, então muitas vezes você verá vários tons diferentes na mesma parede de pedra seca.
Estes são lugares remotos e sonolentos, encravados precariamente em encostas, e muitas vezes visitados em passeios a pé e de barco.
Figueira e Martim Branco ainda têm fornos comunitários para assar pão, enquanto Sarzedas tem uma história que pode ser rastreada até o reinado do rei Sancho I em 1100 e fica perto das ruínas de um castelo da época.
7. Mosteiro de Alcobaça
Outro mosteiro estupendo, este é também um local da UNESCO, e foi o primeiro monumento gótico construído em Portugal.
Foi fundada por D. Afonso Henriques em 1153 e a maioria concorda que é o mais belo mosteiro cisterciense do país.
A igreja e os edifícios monásticos estão envoltos em uma fachada do século XVIII, por isso é sempre um choque atravessar os portões e encontrar enormes abóbadas góticas na nave da igreja.
No transepto encontram-se os túmulos do rei D. Pedro I e de Inês de Castro, sua amante, esculpidos no século XIV com um acabamento e pormenores surpreendentes.
8. Mata Nacional do Buçaco
No Luso, a norte de Coimbra, existe uma floresta de 400 hectares na Serra do Buçaco.
A razão pela qual esta floresta é essencial é que ela foi criada no século XVII pelas carmelitas.
Eles plantaram todos os tipos de árvores (250 espécies no total) importadas do Novo Mundo, como os cedros brancos mexicanos, então uma caminhada nessas florestas é uma experiência estranha e maravilhosa.
O convento foi substituído no final do século XIX pelo Palácio Hotel do Buçaco, que tem um estilo neo manuelino exagerado.
Há também encantadoras ermidas espalhadas pela floresta e vários miradouros panorâmicos onde pode ver por todo o centro de Portugal.
9. Serra da Estrela
Em um país mais conhecido por suas praias e cidades caiadas de branco, a Serra da Estrela merece uma viagem para mostrar que há mais por trás dos estereótipos.
Esta gama inclui Torre, o ponto mais alto de Portugal continental, a pouco menos de 2.000 metros.
No inverno, é um tipo de lugar seguro para a neve, atraindo esquiadores e snowboarders para o Vodafone Resort.
Mas o verão é uma época fabulosa para vir, quando as formações rochosas de granito estão expostas, muitas das quais foram desgastadas em formas estranhas.
Você pode partir em aventuras em desfiladeiros, ao longo de rios de montanha e através de misteriosas florestas de bétulas, que têm uma luz sinistra.
10. Sortelha
Uma resposta discreta e mais remota a Óbidos, Sortelha é uma cidade murada que a maioria das pessoas se apaixona à primeira vista.
Foi construído em uma encosta de granito, e esta pedra foi usada para as paredes e casas.
Há também enormes pedras de granito na parte superior da aldeia contra as muralhas defensivas.
Você pode subir por trechos das muralhas e subir escadas que foram cortadas diretamente da rocha.
Veja o que você pode encontrar escondido entre as casas de granito; Um pequeno monumento a procurar é o pelourinho do século XVI, esculpido em estilo manuelino.
11. Conímbriga