Muitos vinhos portugueses populares vêm do Alentejo, e há muitas vinhas que permitem passeios e degustações .
As praias do Alentejo estão entre as mais bonitas do país, e o litoral é também o lar de encantadoras aldeias cheias de casas caiadas de branco e restaurantes notáveis. Numa viagem de carro, certifique-se de parar na Zambujeira do Mar, na Comporta e em Sines.
A gastronomia local do Alentejo é conhecida por receitas saudáveis e reconfortantes, como a açorda . Tradicionalmente, este era um “prato de homem pobre” feito de pão rústico embebido em caldo cheio de ervas e coberto com um ovo. Desde as suas origens humildes, o prato foi mais elaborado e é apreciado hoje com camarão e outros tipos de frutos do mar pescados localmente . Outra receita preferida é o Carne de Porco à Alentejana , um prato feito com carne de porco frita em cubos, batatas fritas e amêijoas ao molho de alho.
A Península de Tróia é uma das jóias costeiras do Alentejo, e é um excelente local para se retirar das praias mais concorridas, praticar desportos aquáticos e até observar os golfinhos. Localizado ao longo do estuário do rio Sado, é um destino popular para observação de aves, e os 18 km de areia branca praticamente garantem um espaço de praia semi-isolado. Embora a costa, o estuário e os restaurantes locais estejam entre as principais atrações, os amantes de história podem se divertir sabendo que a Península de Tróia é o lar de antigas ruínas romanas que consistem em tumbas, um porto e banhos.
Recuando de antigos marcos históricos, o Cromeleque dos Almendres é um conjunto de pedras permanentes, situado a 17 quilómetros de Évora, que remontam ao período neolítico. Os historiadores acreditam que essas pedras, que formam dois círculos, podem ter sido posicionadas para servir propósitos astronômicos e de manutenção do tempo, além de atuar como um local cerimonial. Cromeleque dos Almendres é a maior formação de pedra em Portugal e pode ser uma das maiores e mais antigas da Europa, fazendo uma oportunidade para visitar verdadeiramente único.
As aldeias ao longo da fronteira com a Espanha são o lar de muitos castelos e cidades fortificadas que remontam a uma época repleta de batalhas e invasões. Hoje, esses marcos são memórias preservadas em pedra.
Mesmo que seja impossível visitar vários castelos, tente reservar um tempo para ver a fortificação em Monsaraz, bem como a própria aldeia. Foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2017 , classificada como uma das principais aldeias e retrata o epítome das aldeias tradicionais portuguesas. Empoleirada no topo de uma colina que lhe permite apreciar a paisagem circundante, é tão pitoresca quanto antiga e pacífica.
Outra cidade medieval fortificada que vale a pena a viagem mas que normalmente falta é Elvas em Portalegre, no Alentejo. Lindamente preservado, é cheio de marcos hipnotizantes, e o forte em si tem a forma de uma estrela (que pode ser vista ao olhar de cima para baixo). Entre os pontos turísticos fascinantes, encontram-se o Aqueduto da Amoreira, do século XVI, o castelo medieval, o centro histórico e a catedral de estilo manuelino .
A observação de pássaros é uma actividade de topo para os entusiastas da natureza em Portugal, e as grandes extensões de paisagem rural do Alentejo oferecem muito espaço para vislumbrar as espécies locais. O Estuário do Sado , Castro Verde e o Parque de São Mamede são locais excelentes para ver estas criaturas na natureza, incluindo flamingos, garças, águias e andorinhas (entre outras).
Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal