Guia completo para visitar o Castelo de São Jorge


O Castelo de São Jorge, em Lisboa, é difícil de perder, situado no topo de uma colina no coração da cidade antiga. Datado de meados do século XI, e com evidências de fortificações no local desde os tempos romanos, este monumento nacional é uma parte proeminente do horizonte da cidade. Sem surpresa, é uma das maiores atrações turísticas da capital portuguesa.

Se estiver planejando uma visita, saber algumas coisas antecipadamente ajudará a aproveitar ao máximo a experiência. Dos preços dos ingressos até o horário de funcionamento, atrações para a melhor maneira de chegar lá, e muito mais, leia o guia completo para visitar Castelao de São Jorge .

Como Visitar

Lisboa é uma cidade montanhosa, especialmente no centro da cidade, e como muitos castelos, o Castelao de São Jorge foi construído em terreno elevado com a defesa em mente. O resultado final? Tem uma subida íngreme na loja antes mesmo de chegar aos portões de entrada.

 
Particularmente no calor do verão, a subida pelos bairros históricos de Alfama e Graça até ao castelo pode ser tão cansativa quanto fascinante. Se tiver problemas de mobilidade ou estiver cansado de um longo dia de exploração, considere um modo de transporte alternativo.

O famoso electrico 28 passa nas proximidades , assim como o pequeno ônibus E28. Há também muitos tuk-tuk e taxistas por toda a cidade, que terão prazer em levá-lo por ruas estreitas e sinuosas por alguns euros.

Se decidir caminhar, as placas indicarão o caminho em vários cruzamentos, ndo para o alto, provavelmente estará indo na direção certa. Espere levar de 20 a 30 minutos para chegar do rio até a entrada, por mais tempo se decidir fazer uma pausa para um café e um pastel de nata no meio do caminho!

 
Uma vez lá dentro, os próprios terrenos do castelo são misericordiosamente planos, embora terrenos irregulares, degraus e escadas sobre as muralhas tornem partes impróprias para usuários de cadeira de rodas. Dependendo do seu nível de energia e entusiasmo pela história medieval, espere passar de uma a três horas no local. Alimentos e bebidas estão disponíveis no local, para que possa terminar o passeio com bebidas, conforme necessário.

 
Certifique-se de usar calçado apropriado se houver chuva na previsão - os degraus de paralelepípedos podem ficar escorregadios quando molhados. Mesmo em condições secas, no entanto, estará caminhando bastante, então sapatos confortáveis são indispensáveis durante o ano todo.

 

O que esperar

A bilheteria fica localizada do lado de fora do portão de entrada principal, e embora as linhas possam ser longas durante os horários de pico, elas geralmente se movem rapidamente.

 
Se estiver visitando no verão e quiser evitar a espera no calor, planeje sua visita para quando o castelo abrir aos visitantes às 9h, ou aproveite o pôr do sol pouco antes do horário de encerramento. As pessoas rapidamente se dispersam pelos extensos terrenos depois de entrar no local, então é improvável que se sinta muito lotado uma vez lá dentro. Esteja ciente dos batedores de carteira fora do portão durante períodos de maior movimento.

 
Embora a escolha da localização do Castelao de São Jorge tenha sido baseada na segurança, e não na paisagem, há dois mil anos, ela agora possui algumas das melhores vistas da cidade. Com prédios brancos e telhados vermelhos se estendendo por quilômetros, além do rio Tejo e sua famosa ponte suspensa de 25 de abril, quase valeria a pena o preço de entrada para as oportunidades fotográficas.

 
Claro, há muito mais para o castelo do que apenas suas vistas. Para os fãs da história militar, confira os canhões espalhados ao longo das muralhas da praça principal, bem como a estátua de bronze de Afonso Henriques , o primeiro rei de Portugal, que reconquistou o castelo e a cidade de seus ocupantes mouros. em 1147.

 
Este também é um bom lugar para procurar abrigo em dias quentes, sob a sombra de uma das grandes árvores da praça. Um pequeno quiosque nas proximidades vende bebidas quentes e frias e outras bebidas.

 
Quando terminar de admirar os armamentos, as vistas e a população de pavões residentes na praça, é hora de verificar o resto do complexo da cidadela. Perto da praça estão os restos do palácio real, um conjunto impressionante de edifícios que foram seriamente danificados no terremoto de 1755, em Lisboa, que destruiu grande parte da cidade.

 
Alguns quartos foram reconstruídos, e agora são usados para abrigar a exposição permanente do museu, bem como o café e restaurante do castelo. A exposição contém artefatos encontrados no local e informações históricas sobre o castelo e área circundante, com ênfase particular no período mouro dos séculos XI e XII .

 
O próprio castelo fica no ponto mais alto da colina, projetado para ser a fortaleza final em caso de ataque. Uma passarela fica no topo das muralhas e várias torres do castelo, dando ainda mais excelentes vistas da cidade a partir de um ponto de vista diferente. É acessível através de uma série de escadas.

 
Dentro de uma das torres está uma câmara escura , uma sala escura que mostra uma projeção de 360 graus de Lisboa através de um conjunto de lentes e espelhos. Este método de ver o mundo exterior remonta pelo menos ao século XVI e foi o precursor da fotografia moderna.

 
Uma pequena gama de visitas guiadas é oferecida , cobrindo a câmera obscura, o próprio castelo e, o mais interessante, o sítio de escavação arqueológica que não é acessível aos visitantes. Há evidências de assentamentos desde a Idade do Ferro e os passeios pelo local acontecem cerca de uma hora a cada 10h30.

 

Ingressos e Horário de Abertura

De março a outubro, o castelo fecha às 21h, e de novembro a fevereiro, precisa sair às 18h. Está aberto sete dias por semana, fechando apenas em 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro. 1 de janeiro.

 
Os ingressos custam € 8,50 para adultos e crianças de 10 anos ou mais. As crianças mais novas são gratuitas e há um passe familiar disponível para dois adultos e duas crianças menores de 18 anos, que custam 20 euros. Idosos, estudantes com menos de 25 anos e pessoas com deficiências pagam € 5.  pode encontrar detalhes completos sobre o horário de funcionamento e os preços dos ingressos no site . Lisboetas não pagam 

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal