Um dos rios mais bonitos com mais cascatas e lagoas de Portugal

Um dos rios mais bonitos com mais cascatas e lagoas de Portugal

Numa zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, Ribeira de Pena situa-se na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sendo o concelho atravessado por diversos rios, que o tornam fresco e verdejante e oferecem excelentes condições para a pesca.

Remontam à Pré-História os vestígios da ocupação ancestral da região, como o Santuário Rupestre de Lamelas e os castros no cimo dos montes do concelho.

É ainda de referir a Ponte de Cavês que atravessa o Rio Tâmega e a Igreja de São Salvador, mandada edificar no séc. XVIII por um natural da localidade que regressou rico após um período de emigração no Brasil.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Pedro Teixeira (@eipedroteixeira)

 

onseguimos separar o Rio Póio em três distintos trechos. Um que engloba a sua fase indomável, que vai desde a sua nascente, em Alvadia, até à Cascata Cai d’Alto. Outro que segue da Cascata Cai d’Alto até às redondezas de Cabriz. E outro que parte de Cabriz até à confluência com o Louredo, onde termina.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por póio (@riopoio2021)

 

Se a primeira parte é de quase impossível acesso dado todo o enquadramento onde se encontra, protegido pelos contrafortes abruptos que sobram do Alvão, a segunda, embora com grau de dificuldade acentuado, já é visitável pelos mais afoitos, e a terceira, por fim, tem um registo campino, sem grandes atribulações, e, como tal, está ao dispor da maioria dos visitantes.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Porque Portugal (@porque_portugal)

 

Quando ouvimos alguém mencionar as aventuras que teve no Póio, está a referir-se, certamente, ao canyoning e à caminhada aquática que lá se praticam (o Pena Aventura Park organiza expedições), e estes são habitualmente prestados no segundo trecho, que já é viajável, mas cujos obstáculos são suficientemente grandes para não ser recomendado a qualquer pessoa.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Trilhos & Milhas (@trilhosemilhas)




 

O início pode ser feito de vários pontos. A montante temos a hipótese de partir de uma estrada que nos leva de Azeveda até ao rio (a meio da estrada consegue vê-lo à sua direita, bem como um pequeno carreiro em terra que nos leva até lá abaixo) ou da ponte que se encontra imediatamente a sul de Cabriz.

 

A jusante, de Cabriz para oeste, o Rio Póio abranda tornando-se um rio de planície, o que significa que temos muito mais opções para o poder conhecer – há mesmo uma praia fluvial junto a Cerva – e por isso descartamos esta parte da dita caminhada aquática.







O que visitar e conhecer em Portugal

Visitar Lagoa os 15 melhores lugares para conhecer

Visitar Lagoa os 15 melhores lugares para conhecer

Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe. Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas...
O que visitar em Torres Vedras os 7 melhores locais

O que visitar em Torres Vedras os 7 melhores locais

Praia do Piso Santa CruzA Praia do Pisão, que faz parte da Praia de Santa Cruz, possui um areal amplo e pouco extenso, com passadiços de acesso de madeira.O cimo da arriba encontra-se repleto de habitações da localidade de Santa Cruz.Esta praia é muito procurada por amantes de desportos náut...
O que fazer no inverno em Lagoa os 20 melhores locais

O que fazer no inverno em Lagoa os 20 melhores locais

Praia de Ferragudo AlgarveCom o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fort...
Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Évora

Os 18 melhores sitios para ver e visitar em Évora

Convento de So Jos (vora)O Convento de São José da Esperança, popularmente chamado Convento Novo (por ter sido a última casa religiosa da cidade), situa-se no Largo de Avis, Construídos entre 1720 e 1933, assenta em adro de escadaria granítica, merecendo destaque a portaria e a fachada do templo, ra...