Uma excelente maneira de compreender o coração e a alma da cultura portuguesa é ouvindo o fado. Os melhores restaurantes para ouvires fado em Alfama, um estilo musical melancólico de contar histórias que nasceu nas ruas de Lisboa, particularmente as de Alfama . Poderoso, angustiante e assombroso, um grande fadista pode prender os sentidos do seu público e até mesmo entrar para os que não falam português. As minúsculas ruas de paralelepípedos de Alfama estão repletas de restaurantes que oferecem fado ao lado do jantar, mas as sugestões a seguir estão entre as melhores que o bairro mais antigo de Lisboa tem a oferecer.
1- Casa de Linhares
A partir da propriedade histórica onde reside a decoração rústica, este encantador restaurante de fado pode transportar os hóspedes para um local e tempo mais antigos, ao mesmo tempo que conquista os paladares com pratos modernos tradicionais. A residência pertencia a uma das famílias nobres de Lisboa pelo sobrenome Linhares e hoje ainda é chamada de Casa de Linhares . O restaurante é agora o lar de um dos melhores lugares para ouvir fado e ser entretido por alguns dos cantores mais notáveis da cidade.
As tascas fazem parte da cultura portuguesa, tanto quanto a música e o vinho de fado, oferecendo alternativas casuais aos restaurantes como os locais perfeitos para simplesmente desfrutar de uma bebida ou sentar-se para uma refeição completa. A Tasca do Chico em Alfama abriu em 2009 e é o segundo estabelecimento com o mesmo nome (o primeiro, inaugurado em 1993, fica no Bairro Alto). Os fadistas estão programados nos fins de semana e começam por volta das 9 da noite, mas chegar lá mais cedo é uma boa maneira de garantir um lugar. Conhecido por um ambiente descontraído, excelente música e igualmente excelentes aperitivos (chamados petiscos em português), é um bar popular em Lisboa e enche-se rapidamente.
Algumas manchas resistem verdadeiramente ao tempo e a Parreirinha de Alfama é um desses lugares. Com mais de 50 anos, a Parreirinha de Alfama é uma das casas de fado mais antigas de Lisboa e serve uma variedade de pratos tradicionais portugueses ao lado do entretenimento. Também é de propriedade e dirigida por uma famosa cantora de fado local, Argentina Santos, que canta regularmente e o local também conta com outros fadistas. Para um jantar e show inesquecível, reserve uma mesa por volta das 9h desde que a música começa às 9h30.
Ouvir um cantor profissional pode ser uma experiência inesquecível, mas ouvir um excelente amador pode ser mais impressionante, e A Baîuca agenda fadistas do último grupo. Este pequeno restaurante-like bar pode ser confortável, mas o que falta em tamanho compensa em atmosfera e talento local. Tal como acontece com outros locais populares, mas pequenos em Lisboa, os lugares enchem-se rapidamente e vale a pena chegar cedo para garantir a localização. Para ouvir fado, apareça após as 21:00 entre as noites de quinta e sábado.
Um nome como o Clube de Fado é suficiente para indicar que este local vale a pena ser visitado e as opiniões dos clientes são outro. Escondido numa minúscula rua dentro do labirinto de Alfama, o Clube de Fado é propriedade do guitarrista português Mario Pacheco, cuja experiência inclui tocar ao lado de alguns dos nomes mais populares do fado moderno . Além da música e refeições, os hóspedes podem desfrutar do antigo edifício e arredores, alguns dos quais datam de séculos atrás.
O Páteo de Alfama é um deleite tradicional servido no interior do palácio preservado do século XVII da "Senhora de Murça", também conhecido como Palácio da Sra de Murça , e os hóspedes podem ver a antiga muralha romana da cidade no pátio do palácio. O destaque neste restaurante, no entanto, é a gastronomia e entretenimento tradicionais e o Páteo de Alfama oferece dois refeitórios, um dedicado apenas ao fado e outro que mistura fado com folclore.
Uma curta caminhada até a estrada da Tasca do Chico é mais uma casa de fado que não deve ser perdida com a cozinha tradicional e uma programação de fado localmente elogiada. Caracterizado por um ambiente acolhedor e íntimo, é mais um local encantador para passar uma noite imerso na cultura portuguesa.