Os 30 melhores festivais gastronómicos em Portugal

Muitas das vezes, os festivais gastronómicos estão inseridos nas festas populares que animam o país de norte a sul e onde se celebram as tradições locais. Estas festas são muito aguardadas pelos emigrantes portugueses, que no mês de Agosto regressam ao país para matar saudades. Aventure-se por estes festivais locais pois são a forma mais genuína de conhecer e saborear as tradições locais.

 

Feiras e Festivais de Gastronomia em Janeiro de 2018

X Feira do Porto e as Delícias do Sarrabulho

26 a 28 de Janeiro de 2018 | Ponte de Lima | Viana do Castelo

A “X Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho” procura promover o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, prato típico limiano, mostrando também algumas iguarias derivadas do porco, com destaque para os enchidos e fumados.

27ª Feira do Fumeiro

25 a 28 de Janeiro de 2018 | Montalegre | Vila Real

É o regresso da “rainha” do fumeiro à capital do Barroso, durante o mês de janeiro, que tem como principal motivo de visita os enchidos produzidos na região.

Semana Gastronómica da Chanfana

12 a 22 de Janeiro de 2018 | Vila Nova de Poiares | Coimbra

A chanfana volta a ser “rainha” nas mesas de vários restaurantes de Vila Nova de Poiares, durante mais uma edição da Semana da Chanfana. Este evento, que atrai todos os anos milhares de visitantes à região, apresenta ainda outras iguarias típicas, como o arroz de bucho, os negalhos e o conhecido doce regional poiaritos.

XX Feira Gastronómica do Porco

12 a 14 de Janeiro de 2018 | Boticas | Vila Real

Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2018, Boticas recebe a 20ª edição da Feira Gastronómica do Porco. É uma excelente ocasião para visitarem e descobrirem o melhor que este concelho tem – e é muito! – para oferecer.

A gastronomia, e em especial o fumeiro e os derivados do porco, serão o maior destaque deste certame, a que se juntam o artesanato, o folclore e os cantares tradicionais, bem como as afamadas chegas de bois, uma expressão secular da cultura popular que continua bem enraizada na população de Boticas.

VIII Festa do Porco e do Fumeiro

6 de Janeiro de 2018 | Fafião – Montalegre | Vila Real

Associação Vezeira, vai organizar pelo VIII ano consecutivo, a Tradicional feria do Fumeiro e Festa do Porco, na Comunitária aldeia Barrosã de Fafião, no dia 6 de Janeiro de 2018, a partir das 9 horas.

Mais uma vez, querem dar a conhecer as suas tradições comunitárias, que persistem vivas nesta aldeia de Montalegre no coração da Serra do Gerês.

Fim-de-semana Gastronómico de Tabuaço

5 a 7 de Janeiro de 2018 | Tabuaço | Viseu

Tabuaço volta este ano a promover o seu Fim-de-semana Gastronómico entre os dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2018, contando com nove restaurantes aderentes em todo o concelho.

Esta é uma das maiores iniciativas público-privadas realizadas no país, levada a cabo pela Entidade Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal, numa tentativa de promover o segmento da gastronomia e os vinhos da região norte, em articulação com 75 municípios nortenhos.

Semana das Açordas e Migas

2 a 7 de Janeiro de 2018 | Vila Viçosa | Évora

O evento “Semana das Açordas e Migas”, que se realiza entre os dias 2 e 7 de Janeiro de 2018, está integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, o qual decorre durante todo o ano, na primeira semana de cada mês.

Qualquer um dos restaurantes aderentes, quer se localizem na sede do concelho ou nas freguesias rurais, vai apresentar as suas melhores iguarias, podendo ser degustadas várias receitas de Açorda – de marisco, com ovo e sardinhas, de pescada, com bacalhau, de sapateira, de gambas, e receitas de Migas – com Entrecosto Frito, de Broa de Milho, de Batata, de Espargos, de Poejo, Migas Verdes, Migas Gatas, Migas de Tomate, confecionadas com os mais variados acompanhamentos.

FESTIVAL DO ANHO ASSADO E FEIRA DAS COLETIVIDADES, MARCO DE CANAVESES

Organizado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, pela Confraria do Anho Assado dom Arroz de Forno e pela Associação das Coletividades do Marco de Canaveses, estes três dias de festival estão repletos de animação, festa e muita muita comida.

Destaque especial para, claro está, o Anho Assado, que é o principal protagonista deste festival gastronómico. Dê um saltinho ao Marco de Canaveses e delicie-se com este reconfortante prato!

Onde? Mercado Municipal de Marco de Canavezes

Quando? Dee 26 a 28 de maio

 

Mercado da Sardinha - Cascais
Está em Lisboa e nunca provou sardinhas assadas? Então tem de ir ao Mercado da Sardinha, em Cascais. Ao ar livre e com entrada gratuita, esta é uma boa oportunidade para saborear este prato tipicamente português. Aqui encontra tasquinhas, zona de esplanadas e artesanato.
Onde? Cascais
Quando? 30 de julho a 2 de Agosto
 
Street Food Festival - Portimão
Organizado pela Associação de Street Food Portugal, este é um festival onde pode provar desde o tradicional cachorro quente à sandes de leitão, pizza em cone, wraps e outras iguarias num ambiente descontraído e animado por vários DJs.
Onde? Portimão
Quando? 23 de Julho a 02 de Agosto

Semana das Sopas - Arraiolos
São cerca de 17 os restaurantes que abrem as portas aos visitantes para degustarem as sopas típicas do Alentejo. Para acompanhar há ementas e cartas de vinhos próprias da região.
Onde? Arraiolos
Quando? Até 8 de Agosto

Ao Gosto do Porto - Porto
Festival onde pode saborear pratos típicos da comida tradicional portuguesa, como as famosas francesinhas (23 de julho a 5 de agosto), o marisco (6 a 16 de agosto) e as tripas à moda do Porto (17 a 23 e agosto). Inclui feiras de artesanato e produtos regionais.
Onde? Porto
Quando? 23 de Julho a 23 de Agosto

Festival do Marisco - Olhão
Além dos mariscos e bivalves - os verdadeiros reis da festa - também há doçaria regional, mostras de artesanato e concertos. Este ano o festival comemora 30 anos e é uma excelente oportunidade para comprovar o que se diz: o marisco português é dos melhores do mundo!
Onde? Olhão
Quando? 10 a 15 de Agosto

ESTIVAL PÃO DE PORTUGAL, ALBERGARIA-A-VELHA

Chegamos ao fim das nossas sugestões de festivais gastronómicos que não deve perder. E com que alimento chegamos ao fim? Com um dos reis da nossa alimentação, o pão! A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha organizou um evento para promover a cultura e história locais, com enfoque na tradição do fabrico de pão, ainda com grande expressão na população.

Quando? De 9 a 11 de junho

 


Festival da Sardinha - Portimão
Os grelhadores voltam a funcionar e a encher a atmosfera de de um aroma característico num festival onde pode vai poder saborear a sardinha assada das mais variadas formas, no pão ou no prato, acompanhada com batatas e salada de alface, tomate e pimentos. À margem há concertos diários com artistas portugueses.
Onde? Portimão
Quando? 12 a 16 de Agosto
 
Festival da Sapateira - Santa Cruz
Neste festival há um prato em grande destaque nos restaurantes de Santa Cruz: a sapateira. Esta é a oportunidade de ouro para saborear as várias formas de comer este marisco.
Onde? Santa Cruz
Quando? 4 de Setembro a 5 de outubro

 

STREET FOOD, RIO MAIOR

É em Rio Maior que se vai realizar a primeira edição do festival gastronómico de comida de rua. A acontecer ao longo do Jardim Municipal de Rio Maior, o evento conta com a parceria do Rotaract de Rio Maior e da Associação Street Food Portugal.

Assim, e seguindo um das maiores tendências gastronómicas nacionais e mesmo mundiais, o festival Street Food pretende inovar e oferecer, exatamente, diversas opções de comida de rua, saborosa e bem confecionada.

Onde? Jardim Municipal de Rio Maior

Quando? De 26 a 28 de Maio

 




Feiras e Festivais de Gastronomia em Março de 2018

Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo

23 a 25 de Março de 2018 | Viana do Castelo

Em Viana do Castelo, o “Fim-de-semana Gastronómico” é organizado pela Câmara Municipal e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Inclui um diversificado programa de animação para acompanhar o tradicional prato “Bacalhau à Viana“, servido nos Restaurantes aderentes a esta iniciativa. As “Pataniscas de Bacalhau“, a “Torta de Viana“, doce típico, são um óptimo complemento para o almoço, assim como os vinhos dos diversos produtores deste concelho.

Fim-de-semana Gastronómico de Celorico de Basto

16 a 18 de Março de 2018 | Celorico de Basto | Braga

Na gastronomia, o receituário tradicional da região e do concelho fazem as delícias dos visitantes. Os enchidos e fumados, o bacalhau, as carnes do monte, o mel e a sabedoria das cozinheiras e cozinheiros constituem o binómio perfeita para uma experiencia única. Muitas e boas razões para visitarem Celorico de Basto, principalmente durante este fim-de-semana gastronómico.

2ª Feira da Foda

9 a 11 de Março de 2018 | Pias – Monção | Viana do Castelo

Foda à Monção é o cordeiro assado num alguidar de barro e levado a um forno a lenha, juntamente com arroz. Poderá ser degustado, no fim-de-semana de 9 a 11 de Março, na segunda edição do evento. Há mais de 300 anos que se faz a venda de cordeiros – ou anhos – em Pias, Monção.

 

Feiras e Festivais de Gastronomia em Fevereiro de 2018

Festival dos Sabores Mirandeses

16 a 18 de Fevereiro de 2018 | Miranda do Douro | Bragança

Um evento em que tradição, a cultura, assim como a gastronomia da região transmontana vão estar em grande evidência. O “Fumeiro” é cabeça de cartaz neste certame de extrema importância para a economia do concelho e região, já que constitui a oportunidade dos agricultores do concelho escoarem e ao mesmo tempo darem a conhecer o produto que ao longo do ano produziram, mantendo não só as tradições no fabrico como a qualidade do fumeiro.

QUINZENA GASTRONÓMICA DO POLVO, LOURINHÃ

Entre os restaurantes aderentes encontram-se: Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Restaurante Chico Neto, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Pizza & Companhia, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Carlos dos Leitões, Restaurante Castelo, Restaurante Dom Lourenço, Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, O Moleiro, O Pão Saloio, Residencial Braga, Vista Mar by Noiva do Mar, Restaurante Viveiro e Sports Bar – Restaurante e Hamburgueria.

Quando? De 25 de maio a 4 de junho

 

Feira do Queijo de Seia

10 a 13 de Fevereiro de 2018 | Seia | Guarda

Organizado anualmente pela Câmara Municipal de Seia, o certame vai ter lugar no Mercado Municipal e área envolvente e procura promover amplamente o Queijo, os produtos endógenos, a cultura e as tradições locais.

Feira do Fumeiro de Vinhais

8 a 11 de Fevereiro de 2018 | Vinhais | Bragança

A Feira do Fumeiro de Vinhais realiza-se anualmente, em fevereiro, desde 1981, e pretende destacar-se das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.

FESTIVAL DA CALDEIRADA E DO MAR, ARMAÇÃO DE PÊRA

“Festival da Caldeirada e do Mar” é um dos festivais gastronómicos promovido pela Câmara Municipal de Silves (CMS) e dá a oportunidade aos seus visitantes de degustarem diferentes caldeiradas nos 13 restaurantes aderentes à iniciativa: Churrasqueira Balbino, Marisqueira Hera, A Tasca, Casa D’Avó, Coentros, O Casarão, O Fernando, O Pelintra, Olivalmar, O Silvense, Pôr-do-sol (no Hotel Holiday Inn), Rocha da Palha e Vista Mar.

 

Quando? De 3 a 11 de junho

 

Festival do Butelo e das Casulas

2 a 4 de Fevereiro de 2018 | Bragança

Bragança vai ser, de 2 a 4 de Fevereiro, destino obrigatório para os amantes da boa gastronomia e dos sabores únicos da cozinha tradicional transmontana com o Festival do Butelo e das Casulas.

 

FESTIVAL DA CEREJA, RESENDE

Quem não gosta de uma boa mão de cerejas? Carnudas e sumarentas, são o verdadeiro deleite para quem as prova.

Conhecido pela sua doçura e benefícios para a saúde, o fruto será disponibilizado por mais de uma centena de produtores locais a preços especiais. Além disso, os visitantes poderão adquirir diversos produtos artesanais ligados à cereja.

Quando? De 3 a 4 de junho

  • Os 30 melhores festivais gastronómicos em Portugal