Como passar o fim de semana perfeito na Serra da arrabida Portugal
Para paisagens intactas, camping de topo, caminhadas, natação selvagem, além de boa comida e vinho locais - e tudo o que é possível em um fim de semana dos três principais aeroportos - experimente um desses roteiros
Sul de Lisboa
Costa Azul de Setúbal
O litoral de Setúbal, a sul de Lisboa, do outro lado do rio Tejo, é conhecido como Costa Azul . O mar turquesa e esmeralda certamente faz jus ao seu nome e há cavernas marinhas, ilhas, mosteiros nas falésias e deliciosos vinhos produzidos em seus muitos vinhedos.Os aventureiros podem caminhar a oeste ao longo da costa a partir da Praia Portinho da Arrábida para descobrir a Lapa de Santa Margarida (a 15 minutos), uma incrível caverna marítima com vista para o oceano. Escondido dentro é um altar do século 17, contendo um santuário de pescadores adornado com moedas, conchas, velas e flores. Em alternativa, siga uma das muitas rotas de caminhada que sobe até aos montes do parque nacional da Serra da Arrábida e para além da Quinta do Anjo, com as suas cavernas do enterro neolíticas, a cerca de uma hora a pé.
Este é todo o trabalho com fome e, felizmente, esta área é famosa pelo seu queijo e vinho. Vinhas estão por toda parte. Experimente a Doçaria de Azeitão (Rua Miguel Bombarda, Azeitão) ou visite a Adega de Filipe Palhoça , uma vinha e adega familiar, a cerca de 20 km a leste da Quinta do Anjo, na aldeia de Poceirão (+351 265 995 886) vintages.
De manhã, faça uma peregrinação à dramática península costeira de Cabo Espichel (a 12 milhas de carro a oeste). Aqui, explore o grande farol e a igreja branca do século XVII situada no topo do penhasco, com vista para o mar. Pegadas de dinossauros de pedra, que dizem ter 145 milhões de anos, correm pelo lado do penhasco e já foram consideradas as pegadas da Madonna. Há várias enseadas ao redor, embora a minha favorita seja a Praia da Baleeira(uma caminhada de 3 km a leste), uma descida pelo alecrim selvagem até uma pequena praia secreta, perfeita para um mergulho magro
A localidade é Setúbal , famosa pelo seu choco frito frito - os portugueses levam peixe e batatas fritas. Um dos melhores locais para experimentar este almoço é o Rei do Mar (Avenida Luísa Todi 50, +351 918 634 700, sem website). Em seguida, pegue um dos balsas regulares para carros e passageiros que saem do píer e siga para a península de Tróia . Fique atento para os golfinhos que podem perseguir ao lado do barco, como eles vêm aqui para se alimentar do choco, também.
Tróia é conhecida como a “Pompéia de Setúbal” - uma frase cunhada por Hans Christian Andersen numa visita aqui - e este gigante bar de areia, quase uma ilha, já foi o maior porto de pesca industrial conhecido no mundo romano. Hoje, ainda é possível ver suas cubas de salga de peixe e uma basílica cristã primitiva. Um pequeno salto ao longo da costa são várias comunidades pesqueiras mais animadas e igualmente antigas. O porto da aldeia na Carrasqueira é construído sobre palafitas de madeira e vivo com os pescadores retornando com suas capturas. Experimente qualquer quantidade de deliciosos pratos de peixe fresco - o prato local arroz de lingueirão é celestial. Um dos melhores lugares é o Retiro do Pescador(Avenida dos Pescadores, +351 265 497 172, sem website).