Tem apenas 400 habitantes Vilarinho da Castanheira umas das aldeias mais bonitas de Portugal

Tem apenas 400 habitantes Vilarinho da Castanheira umas das aldeias mais bonitas de Portugal

A freguesia de Vilarinho da Castanheira recebeu o certificado de classificação que comprava a sua integração na Rede Nacional de Aldeias de Portugal.

 

A Rede, é composta por um conjunto de lugares, em que a sua comunidade e atores locais que valorizam o passado e os recursos locais, em simbiose com o conforto e as novas tecnologias.

 

As Aldeias de Portugal são um novo conceito, da forma de abordar o Turismo Rural, que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a Experiência da Ruralidade através de um produto único e inimitável, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer os usos e costumes.

 

 

 

 

Vilarinho da Castanheira é uma aldeia do Concelho de Carrazeda de Ansiães e sede de freguesia localizada geograficamente a 14,9 km a sudeste da sede de concelho, tem acesso às estradas M624 e N324. Integra a freguesia de Vilarinho da Castanheira o lugar de Pinhal do Douro. A atual freguesia estende-se do sopé da Serra da Lousa até ao Rio Douro mantendo ainda um vasto território, que lhe advém do facto de ter sido sede de concelho.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Filipe Guedes (@bikesabeach75)





Vilarinho da Castanheira na sua génese estabeleceu-se como cabeça de um extenso território a quem Afonso II, D. Dinis, D. Pedro e D. Manuel I outorgam ou reconhecem forais. Em 1836, com as reestruturações administrativas liberais, o concelho perderá a sua autonomia, acabando por ser definitivamente extinto em 1853.

 

 

Na freguesia como pontos de interesse destacam-se as nuances paisagísticas e as formas atualmente existentes de ocupação do solo. A norte desenvolve-se a montanha, as terras do granito com culturas como o centeio, as hortas, os pomares e extensas manchas de pinhais e de soutos; para sul as encostas voltadas ao Douro, terras já de xisto onde a vinha e os olivais tomam um papel preponderante na moldagem e organização da paisagem.

 


Em Vilarinho da Castanheira eixistem alguns vestígios de uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha localizada nas imediações da igreja matriz, no local designado localmente como cerca do Fidalgo.
Também a igreja paroquial dedicada a Santa Maria Madalena, a fonte de mergulho da Urraca e algumas casas brasonadas, das quais se destaca a dos Morais Sarmento.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

12 locais grátis para visitar em Viana do Castelo

12 locais grátis para visitar em Viana do Castelo

...
15 coisas para fazer e visitar no inverno monumentos Portalegre

15 coisas para fazer e visitar no inverno monumentos Portalegre

Igreja de So Domingos ElvasA Igreja de São Domingos de Elvas localiza-se na freguesia da Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso desta cidade alentejana, em Portugal. Edifício modelo da arquitectura gótica mendicante portuguesa, o Convento de São Domingos foi fundado em 1267 e construído durante o último te...
Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Castelo de Castro Laboreiro em Castro Laboreiro MelgaoO Castelo de Castro Laboreiro, também referido como Castelo de Castro Laboredo, localiza-se na vila e freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Para aqui chegar, o caminho não é fácil, tendo que se subir u...
Roteiro 7 lugares grátis para visitar em Setúbal

Roteiro 7 lugares grátis para visitar em Setúbal

...