8 vilas secretas em Portugal que tem mesmo de visitar


Aldeias em Portugal para visitar 


Óbidos






Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I. Visitar Óbidos e percorrer as suas ruelas e vielas é como regressar ao passado. Percorra as suas muralhas que rodeiam o casario, aprecie as ruas floridas, contemple as casas com traços góticos e, sobretudo, prove a famosa ginginha de Óbidos, um licor feito à base de cereja.

 

Sortelha

 

Sortelha é uma simpática aldeia medieval, que se encontra rodeada por uma muralha (Muralha do Burgo) em forma de anel. A sua posição estratégica no centro de Portugal, oferece vistas incríveis sobre a Serra da Estrela e a Covilhã.

Sortelha destaca-se pela paisagem romântica e por uma torre de menagem assente num rochedo. Na praça do pelourinho podemos contemplar o Castelo e visitá-lo.

 

Almeida

 

As vistas de Almeida sobre o rio Coa valem, só por si, uma visita a esta aldeia histórica, que fica a apenas a 7 km de Espanha. Esta aldeia histórica foi um dos mais importantes pontos estratégicos de defesa de Portugal e está rodeada por uma bonita muralha de pedra, com a forma de uma estrela.

Monsanto

 



 

Monsanto foi distinguida em 1938 com o Galo de Prata, por ser considerada a “aldeia mais portuguesa”. Uma réplica do galo de prata destaca-se no topo da Torre de Lucano – a torre sineira da Igreja da Misericórdia. Aprecie a serenidade da paisagem e visite o Castelo Medieval.

 

Dornes

 



 

Dornes descansa numa península banhada pelo Rio Zêzere, no centro de Portugal. Esta aldeia é facilmente identificada pela sua torre Pentagonal, a Torre dos Templários, que assenta sobre o pódio romano, vestígios do tempo sua ocupação.

 

Cerdeira

 

Visitar as Aldeias de Xisto da Lousã é reviver a autenticidade do nosso país. Há 27 aldeias de Xisto para descobrir em Portugal. Cerdeira é uma aldeia pitoresca e romântica, com caminhos e becos de ardósia. A serra luxuriante, as pequenas pontes e cascatas de água são o cenário ideal para os retiros artísticos e os encontros de Jazz promovidos nesta aldeia.




Podence

 

Descubra a história de Podence, no norte de Portugal, em Macedo de Cavaleiros. Existem ainda alguns vestígios da época em que esteve ocupada pelos mouros, como o “curral mouro” ou o “poço dos mouros”.

 

Santa Maria de Marvão

 



 

Dificilmente se esquece esta aldeia medieval – ir a Marvão é ficar sempre com vontade de regressar. Marvão está rodeada por muralhas e localiza-se no topo da Serra de São Mamede, no coração do Alentejo.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal