7 razões para Lisboa ser o capital mais visitada da Europa

7 razões para Lisboa ser o capital mais visitada da Europa

1. Vida noturna que pode durar mais que a de Madri

Se acha que Madri fica fora até tarde, tente uma noite em Lisboa. A cidade é menos sobre clubes agitados e mais sobre um fluxo noturno que termina (talvez) quando a aurora se ergue sobre o rio Tejo. A principal ação é no Bairro Alto, onde mais de 250 bares atraentes alinham uma rede de ruas entre paredes cobertas de grafite. A próxima é a beira do rio, no bairro badalado ao redor da estação ferroviária do Cais do Sodré.

Típico do sabor inusitado aqui é o bordel convertido Pensão Amor ( Rua do Alecrim 19, +351 21 314 3399 ) onde coquetéis ace acompanham erotismo e DJ sets.

Uma noite de Lisboa é um engarrafamento antes do amanhecer nas docas de Santa Apolónia - elas são criadas pela popularidade do Lux , o rei dos superclubes de Lisboa ( Cais da Pedra +351 21 882 0890 ).
 

2. Culinária Experimental

Uma vez conhecida em grande parte por bacalhau, cafés antigos e tavernas louche, a capital Português agora reivindica uma variedade de restaurantes. Frutos do mar continua a ser um grampo, mas a tendência é moderna, sofisticada e acessível.

Uma barra alta é preparada pelo chefão do prodígio, José Avillez, no seu Belcanto ( Largo de São Carlos 10, +351 21 342 0607 ), com a Michelin, ou no bistrô mais informal CantinhoRua dos Duques de Bragança, 7, 211 992369)..

A cozinha vanguardista européia e portuguesa descreve o cardápio de Avillez, que se estende do robalo com algas marinhas ao cordeiro com purê de legumes.

Mais abaixo na escala, os lisboetas adoram suculentas bifanas (pães de porco) em restaurantes de backstreet. Nenhum viajante para Lisboa deve perder as famosas tortas de ovos (pasteis de nata).

Os pequenos pacotes de creme de caramelo em massa são comidos em grande estilo no antigo café azulejado, Antiga Confeitaria de Belém ( Rua Belém 84-92, +351 21 363 7423 ).

 

3. Ironia

VPensavas que os lisboetas se gabariam de suas realizações - primeiro império global, as melhores tortas de nata do mundo, robalo com algas que na verdade têm um ótimo sabor. Pelo contrário, juntamente com o resto da nação, eles se destacam naquele dispositivo literário antigo de defesa / mecanismo: a ironia.
 
Como o escritor português Fernando Pessoa resumiu uma vez eloqüentemente a perspectiva nacional vigente: "Eu tinha acordado cedo e demorei a me preparar para existir".

Essa velha e divertida melancolia ressurgiu com a austeridade dos últimos anos, ajudando os lisboetas a permanecer (quase) contentes e sempre espirituosos, mesmo em tempos difíceis.

4. Praias e castelos

Lisboa é um lugar para inalar o ar salgado do Atlântico, tomar banhos de sol e bater nas ondas. Os golfinhos surfam e as balsas percorrem o rio Tejo. Meia hora de distância de trem são as praias e casino ornamentado do Estoril. Um pouco mais longe, Cascais é para comedores - muitos peixes grelhados e ensopados de marisco servidos em pratos de cataplana com cúpula.

A outra grande viagem de um dia é para Sintra. A quarenta minutos da principal estação de Lisboa (Rossio), é uma cidade de tempo-warp, localizada em colinas arborizadas, exuberantes, com palácios caprichosos e mansões que simbolizam séculos de opulência aristocrática.
 

5. design fabuloso

Onde quer que olhe em Lisboa, o design contemporâneo é uma marca registrada.
Artigos de couro elegantes, rótulos de vinhos arrojados, interiores que combinam vintage com as últimas peças de design, edifícios espetaculares - esta é uma cidade que adora ter uma boa aparência. O arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Alvaro Siza Vieira, estabeleceu o tom modernista com seu pavilhão que desafia a gravidade para a Expo 98.

Os lisboetas se reúnem para apreciar o bom design no MUDE ( Rua Augusta 24, +351 21 888 6117 ), seu mutante museu de moda e design, onde austera baixa tecnologia combina com babados barrocos.

6. arte grande

Grandes capitais europeias como Londres, Paris, Berlim e Madri podem ter coleções de arte de grande sucesso, mas meio milhão de habitantes de Lisboa têm acesso a sua própria e rara panóplia.

O clássico é a Fundação Gulbenkian ( Av. De Berna 45A, +351 21 782 3000 ), onde arte oriental e ocidental superlativa ocupa um edifício arejado dos anos 60 e jardins paisagísticos.

Em Bélem, o Museu Berardo ( Praça do Império, +351 21 361 2878 ) concentra-se em grandes nomes da arte dos séculos XX e XXI, de Picasso a Jeff Koons.

Museu de Arte Antiga ( único local Português; Rua Janelas Verdes, +351 21 391 2800 ) é uma mansão do século 17-embalados com 500 anos de arte que reflete a história globetrotting de Portugal.
O mais recente exclusivo de Lisboa é o impressionante Museu do Oriente ( Avenida de Brasília, Doca de Alcântara, +351 21 358 5244 ), um armazém de bacalhau soberbamente convertido repleto de exposições asiáticas onde pode reservar uma visita nocturna seguida de jantar no restaurante ribeirinho.
 

7. ruas fascinantes

Não há como ficar entediado em Lisboa, graças aos paralelepípedos de padrão intrincado sob seus pés - um ponto cívico de orgulho que floresceu após o terremoto de 1755 em Lisboa e continua até hoje. Até as paredes de Lisboa exigem atenção, graças a uma obsessão por azulejos.

Os principais exemplares encontram-se no Museu Nacional do Azulejo ( Rua da Madre de Deus 4, +351 218 100 340 ), enquanto as fachadas descascadas dos bairros de Alfama e Mouraria exibem dezenas de variações.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos Viseu

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Monumentos Viseu

Convento de São João de TaroucaO Mosteiro de São João de Tarouca localiza-se na encosta da serra de Leomil, sobranceiro ao vale do rio Varosa, na freguesia de São João de Tarouca, concelho de Tarouca, no distrito de Viseu, em Portugal. A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-s...
Os 7 melhores locais para visitar em Guarda

Os 7 melhores locais para visitar em Guarda

Castelo da GuardaO Castelo da Guarda localiza-se na cidade, concelho e distrito de mesmo nome, em Portugal. Em posição dominante sobre a cidade mais alta do paí­s, ergue-se a 1.056,3 metros do ní­vel do mar. Apesar de muito descaracterizado pelas intervenções particularmente a partir do sécu...
Os 9 melhores locais para visitar em Setúbal

Os 9 melhores locais para visitar em Setúbal

Convento de Jesus (Setúbal)O Convento de Jesus foi um convento feminino português das freiras da Ordem das Clarissas localizado em Setúbal. Do conjunto conventual subsistem a sua Igreja, o claustro e construções envolventes de recorte manuelino onde está atualmente instalado o Museu de Setúbal. O Convento d...
20 coisas para fazer e visitar no inverno na Ilha da Madeira

20 coisas para fazer e visitar no inverno na Ilha da Madeira

Vale da Serra de Agua paisagens maravilhosas para visitar poucos portugueses conhecemIlha da Madeira - Vale da Serra de Agua e Encumeada. Um espectáculo fascinante: as nuvens a mover-se sobre a Encumeada. Quando todos pensavam que já tinha visto toda a Ilha da Madeira, encontramos mais a oferecer. A Serra de Água é um...