Que ninguém tenha dúvidas. O Porto é lindo! Com o seu coração medieval, o seu buzz contemporâneo e uma coleção de bares, restaurantes e cafés que oferecem uma experiência real da vida local, o Porto é uma das cidades que muito contribui para atrair turistas para Portugal. Não admira que o The Telegraph a tenha destacado. Afinal, há muito que os ingleses descobriram os encantos da cidade do Porto.
O The Telegraph destaca o vinho. Mas, infelizmente, apenas fala do vinho do Porto. Não que ele não mereça destaque. Afinal, há séculos que esta variedade de vinho leva o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. Falta-lhes descobrir a restante produção vinícola portuguesa (uau!). E, hoje, temos tantos vinhos que rivalizam com os melhores do mundo.
O espetacular tempo
O tempo é sempre aquele atributo que o nosso país tem para fazer inveja a estrangeiros. Mesmo quando nos queixamos, seja porque não chove e devia ou porque chove e não devia, as condições meteorológicas em Portugal são ótimas para o turismo.
O The Telegraph refere que, com 2799 horas de sol por ano, Lisboa é a capital europeia mais ensolarada, deixando para trás Atenas, que tem 2.771 horas de sol por ano.
A Madeira também é linda
Lá está, outra coisa que também sabemos muito bem. O The Telegraph, que destaca a comida e o vinho, está tão encantado com a ilha que afirma que as paisagens podiam ter sido sonhadas por Tolkien.
A Libra esterlina vale mais em Portugal
Apesar do processo em marcha, chamado Brexit, poder vir a ter repercussões do equilíbrio cambial entre o euro e a libra, Portugal continua a apresentar um custo de vida que permite aos ingleses fazerem umas belas férias por cá com pouco dinheiro.
Um estádio que também é lindo
Calma! A escolha do The Telegraph não é influenciada por preferências clubísticas. O jornal inglês limitou-se a reparar que o Estádio Municipal de Braga, com a sua parede de rocha, é um dos mais belos estádios para a prática do futebol.
Podes bater em pessoas com martelos
Escrito assim parece uma coisa violenta. Mas não é. Trata-se dos martelos de São João, uma tradição do Porto.
Há praias requintadas
Claro que as nossas praias não podiam faltar numa lista de motivos que atraem turistas ao nosso país. Temos praias para todos os gostos. Sim, há aquelas mais populares e, depois, as outras mais requintadas. Por certo que conheces algumas.
As ondas
Aos poucos, Portugal tem vindo a tornar-se um dos melhores destinos da Europa e do resto do mundo para a prática de surf. As ondas portuguesas atraem cada vez mais turistas.
As nossas cidades secretas
Chamar cidades secretas a Tavira, Sintra ou Guimarães é um bocadinho exagero. Mas é o que o jornal inglês diz delas. Melhor seria chamar-lhes desconhecidas… deles. Estas e outras cidades portuguesas bem merecem ser descobertas.
Hoteis de grande categoria por todo o lado
Sabemos que sim. Os hotéis não têm vindo apenas a crescer em número, mas também em qualidade. E, depois, há aqueles que sempre houve, como o Ritz Four Seasons Lisbon, que o The Telegraph destaca.
As casas de fado
O fado também encanta os ingleses. E o jornal destacou as casas de fado.
Temos o rio mais subestimado da Europa
Lá está, subestimado só se for para eles. Nós cá gostamos muito do Douro. O The Telegraph destaca o rio, por onde passa o vinho de que tanto gostam, como dos mais belos da Europa (nisto estamos de acordo).
Temos uma das melhores piscinas do mundo
Desenhada por Álvaro Siza, a Piscina das Marés é uma das obras mais emblemáticas de Matosinhos. Construída nos anos 60, esteve para ser apenas um tanque de água salgada. Ainda hoje é considerada uma referência.