Praia de Odeceixe e Praia das Adegas


A estrada para a praia serpenteia ao longo de um vale verdejante, acompanhando a ribeira de Seixe e campos agrícolas que vão sendo progressivamente substituídos por sapais.

Nas encostas do vale os bosques de sobro dão lugar, mais perto da praia, a matos litorais ricos em plantas aromáticas e melíferas que adoçam o ar. O casario branco, encaixado na arriba, é essencialmente de veraneio.

 

A praia é uma ampla língua de areia entre o mar e a ribeira que desagua no extremo norte do areal, onde se formam várias lagoas de águas baixas, apetecíveis para banhos tranquilos.

É também possível alugar canoas e passear pela ribeira, habitat de animais como a lontra, a garça-cinzenta ou o colorido guarda-rios. As arribas que ladeiam a praia são negras, de xisto, e com veios de quartzo pérola, muito estratificadas e fissuradas, a fazer lembrar construções Lego.

A sul da Praia de Odeceixe surge uma pequena enseada, a Praia das Adegas que é praia oficial de naturismo. Em situação de maré cheia, é acessível através de um caminho pedonal que desce pela arriba junto ao miradouro (trilho íngreme seguido de escadaria de madeira)

 

A corrente junto da barra pode ser muito forte, sobretudo na vazante. Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.

Acesso viário alcatroado a partir de Odeceixe (EN 120), seguindo na direção da praia durante cerca de 3 km. Bolsas de estacionamento ordenado na Praia de Odeceixe; estacionamento amplo e informal na Praia das Adegas. Equipamentos de apoio (restaurantes nas proximidades da praia; apoio balnear e wc) na Praia de Odeceixe e vigilância durante a época balnear em ambas as praias.

  • Praia de Odeceixe e Praia das Adegas


Outros Artigos Populares no Blogue