Parque Nacional Peneda Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, com cerca

de 70.000 hectares, estende-se do planalto da Mourela ao de Castro Laboreiro incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Trata-se duma região montanhosa, essencialmente granítica em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação.












Floresta da Laurissilva da Madeira









A Floresta Laurissilva da ilha da Madeira, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO em 1999, é o que resta de um antigo coberto florestal que permaneceu durante cinco séculos intocável pela acção humana.

É uma floresta de características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário, época em que chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa, da bacia do Mediterrâneo e do Norte de África. As últimas glaciações conduziram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde.

 

Portinho da Arrábida

 






Situada no sopé da serra da Arrábida, a praia do Portinho da Arrábida é considerada uma das mais bonitas de toda a costa portuguesa. Ao azul límpido do mar junta-se o verde da vegetação mediterrânica existente na serra.




Em frente à praia está situado o Parque Marinho Professor Luís Saldanha, um local com um elevado índice de biodiversidade onde estão identificadas cerca de mil espécies, entre fauna e flora. É uma das mais bonitas arribas marinhas da Europa, sendo a sua paisagem dominada pelas escarpas, algumas com mais de 300 metros de altura. Destaque ainda para célebre Pedra da Anixa.

 

Paisagem vulcânica da Ilha do Pico









Situado a 2351 metros de altitude, o Pico é o ponto mais alto do território português. No seu topo está uma cratera com 700 metros de perímetro e 30 metros de profundidade, características que fazem deste o terceiro maior vulcão activo do Atlântico..

Toda a paisagem em redor do vulcão é riquíssima do ponto de vista geológico. Destaca-se a base da montanha, toda ela repleta de vinhedos classificados como Património Mundial da UNESCO. Esta paisagem da cultura da vinha ocupa uma área de cerca de 154,4 hectares que se define por uma gigantesca e estruturada malha de muros, onde sobressaem os currais.

 

Parque Natural da Ria Formosa












Instituído Parque Natural em 1987, cobre cerca de 20.000 hectares de um sistema lagunar que se estende por 60 km de litoral, entre a Praia do Garrão (a poente da ilha de Faro) e a Praia da Mantarrota (a nascente de Cacela-a-Velha). É um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, formados pelo depósito de sedimentos trazidos pelos cursos de água e pelo mar.




A ria, a sul, está confinada por um cordão dunar estreito, interrompido aqui e além pelas barras que permitem a entrada das águas das marés. A poucos quilómetros de Olhão situa-se a Quinta de Marim, sede e centro de interpretação do parque natural, concebido especialmente para receber os visitantes, e onde se pode encontrar uma amostra representativa da diversidade dos valores naturais existentes nos principais ecossistemas da ria Formosa.







Lagoa das Sete Cidades

 



 

 

Cenário inolvidável emoldurado por encostas escarpadas cobertas de árvores e flores. As margens tranquilas da lagoa Azul convidam a repousantes passeios e piqueniques.

 

Fica a noroeste da ilha de S. Miguel e trata-se de um conjunto de origem vulcânica com elevada relevância em termos ecológicos, geológicos e paisagísticos. Além das mais conhecidas lagoas Verde e Azul, este complexo engloba ainda as lagoas de Empadadas, Rasa, Canário e Santiago. Ao todo, armazenam mais de metade de toda a água lacustre existente no arquipélago.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal