Entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de mais de 50 km, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, a costa do concelho de Grândola, é a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, uma mancha contínua de areal. A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas.
Impossível ficarmos indiferentes a mais de 50 quilómetros de areias douradas e praias de Bandeira Azul....um autentico paraíso!
Grândola volta a ser de novo, este ano, o Concelho do Alentejo com mais Bandeiras Azuis, num total de nove praias e uma Marina com Bandeira Azul.
As praias de Melides, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar mantêm a Bandeira Azul, que continua também hasteada na Marina de Tróia.
O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que certifica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com qualidade da água, informação, educação e gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços.
Entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de 45 km, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, a costa do concelho de Grândola, é a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, uma mancha contínua de areal. A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas, constituídas por vezes pelos sedimentos avermelhados das escarpas arenosas recentes.